Obter conteúdo alheio por hackeamento é invasão de propriedade e assim crime?

Se for invasão de propriedade (crime), obter conteúdo disponibilizado por via de hackeamento é receptação?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

# BE GAY DO CRIME

A LGPD, Lei nº 13.709/2018 trata sobre isso e também pode ser enquadrado no Código Penal como invasão de dispositivos eletrônicos e à violação de dados, nos artigos 154-A e 154-B.

Sim, só possuir dá merda.

Na nossa legislação eu sei que é kk

Me refiro a se é realmente crime no ponto de vista Ético.

Não sou tão evoluído para dizer, mas arrisco que qualquer fruto de uma violência (como o hackeamento) carrega o fardo da agressão consigo.

Algumas formas de "agressão" não se dão por via objetiva e sob a propriedade.

Isso acontece com a tal "violência psicológica", em que alguns se usam dessa aberração legal para se dizerem vitimados por qualquer coisa...

Não entendi

A violência psicológica é algo que muitos usam para dizer que foram agredidos por palavras agressivas só porque se sentiram abalados com o que foi dito ou feito...

Esquerdistas usam muito isso para se dizerem violados por chefes, por pessoas que não gostam ou para fazerem chantagem.

Isso é diferente da ameaça, que se for crível, é uma indicação direta de coação ou coerção.

Eu passo umas apurrinhações com os filhos por causa dessa palhaçada que palavras machucam.

O que não entendi foi a correlação desse assunto com o original?

Esse elo me escapou.

1. Copiar não é roubo.

2. Pegar seus dados e impedir acesso de algo seu por meio de hacking, é crime, assim como sequestro de máquina. Isso é roubo de propriedade, são seus, mas alguém não apenas copia, como invade, pega e te impede de conseguir de volta.

3. Copiar seus dados não é errado.

4. Not your relays, not your data, se você hospeda algo no Nostr ou em outro protocolo semelhante e não é autocustodiante, não é seu na prática.

5. Regras privadas são regras, se você utiliza um serviço que garante que seus dados não serão roubados, se forem, tá errado.

6. Não é errado hackear, a menos que haja alguma regra explícita que proíba. Pode ser regra da Internet, da empresa, do servidor, e vários outros fatores.

No geral, hackear não é crime, o problema é impedir seu acesso sequestrando a máquina ou violando uma regra, tipo uma empresa que guarda os dados, mas alguém da empresa hackea e esconde algo.

Ou seja, hackear em si não é errado, a menos que tenha alguma regra proibindo, da Internet provida, do serviço, da empresa, etc, ou impedir acesso aos dados.

Então pegar ou copiar os dados não seria crime na ética libertária, só se você sequestrasse a máquina ou tivesse algo na sua empresa ou internet que te proibisse...faz sentido

Se alguém achar uma forma de hackear a sua máquina e copiar os seus dados ou usar a sua câmera para ter a sua imagem, isso não é uma invasão do seu hardware para um uso que te afetaria, assim como uma pessoa invadir a sua casa para ouvir as suas conversas ou tirar fotos de você?...

O que é ou não é invasão de propriedade?

Se alguém conseguir invadir sua máquina, ter e copiar fotos e dados seus, não importa o objetivo que sejam usados, não é agressão ou roubo.

Dados e privacidade não são propriedades ou direitos humanos, grampear, espionar, sem roubar (Pegando dados e impedindo o "dono" de usar a máquina) não é errado.

Então privacidade só é importante pq a gente quer guardar segredos, não quer ser visto, ter nossos dados roubados, mas em essência não tem nada de errado ver, vigiar alguém, ou copiar dados, desde que não sequestre ou danifique a máquina?

Sim.

Ainda não entendi o ponto chave que diferencia as duas coisas.

Seguindo a mesma lógica, uma pessoa poderia voar com um drone para dentro da casa da pessoa, registrar informações ou o que quiser, e depois sair, sem que isso seja considerado invasão de propriedade...

Assim como seria introduzir remotamente um malware na máquina da pessoa, copiar seus dados e retirar?

Se o drone entrou no espaço aéreo ele pode ser abatido

Assim como um malware, mas só se for detectado...

E como a tecnologia anda se desenvolvendo rápido... Logo haverão drones muito pequenos e silenciosos.

Não seria copiar e retirar. Sequestro de máquinas acontece quando uma malware criptografa todos os seus dados e pede resgate em Bitcoin, ou outra cripto, além de um cronômetro para que você pague o quanto antes.

Não falei nesse sentido de sequestro de máquina, falo no sentido de somente espinonagem.

O meu ponto é se adentrar e copiar algo seja com um malware ou um drone, não seria por si só considerado invasão de propriedade.

Claro que alguém tem todo direito de "hackear" algo que a pessoa tem acesso legítimo, isto é, não há regras contra essa prática.

O problema aqui é obter acesso não autorizado ao sistema de terceiros, direta ou indiretamente, caracterizando uma invasão.

Invadir o computador de outrem sem seu consentimento é invasão de propriedade sim. Agora, se a pessoa compartilha arquivos em P2P voluntariamente pela rede não há nada de errado