pra quem tem parente no vestibular, dados históricos Poli-Unicamp-ITA:
pouca correlação entre nota do vestibular e sucesso na univ. Passar em 2a chamada, etc, pouca diferença (sem considerar quotistas, outra historia)
Boa correlação entre notas no fim do 1o ano e sucesso na univ. Se seu bixo de estimação não vai bem... é mau sinal... se já passou da idade de levar chinelada... precisa de um apertozinho...
Boa correlação entre anos de cursinho excessivos (3 ou +) e fracasso na univ (com exceções). Porque vários anos de cursinho BITOLAM, o cara vira um especialista em vestibular. Em outras palavras: se levou 4 anos pra aprender polinomio com professor-showman de cursinho, não aprenderá cálculo em 4 meses com prof universitario.
Moral da história: chegou no 3o ano de cursinho, faça outro vestibular... não insista em "só quero a univ X ou Y". Especialmente se o cursinho for 100% dedicado ao vestibular pretendido.
exceção: estudou de verdade? Um parente fez 3 anos de cursinho, e foi o melhor aluno na univ. Mas no 1o ano de cursinho, fez tiro de guerra. No 2o, cuidou do avo doente. Só estudou de verdade no 3o ano, sem demérito.