Lightning Network é um protocolo de comunicação e pagamento da camada 2 construído no Bitcoin blockchain. Em outras palavras, a Lightning Network é uma rede descentralizada para grandes volumes de micropagamentos instantâneos, o que permitiria ao usuário fazer transações imediatas com taxas muito baixas. A solução permite que as transações sejam processadas fora da cadeia, retirando a carga da rede principal e melhorando a escalabilidade da rede.
Por exemplo, o Bitcoin adiciona transações a blocos espaçados aproximadamente a cada dez minutos. Além disso, à medida que as redes blockchain ganham popularidade, o número de transações cresce exponencialmente, o que significa um aumento na demanda por espaço em cada bloco, aumentando assim os custos de transação. Essa questão de tempo e custo significa que o blockchain do Bitcoin é essencialmente inviável para micropagamentos. Imagine esperar dez minutos em um balcão de café para confirmar sua compra de café.
A Lightning Network resolve esses problemas. Os pagamentos nesta rede não requerem confirmações de bloco e, portanto, são instantâneos. Também permite pagamentos por pequenas quantias, com taxas muito mais baixas em comparação com aquelas que usam validação de blockchain. Outra grande vantagem dessa rede é sua escalabilidade –, pois pode suportar milhões de transações por segundo. Por fim, essa rede elimina o risco de delegar custódia a terceiros.
A Lightning Network funciona de maneira um pouco diferente da rede blockchain e opera através dos canais de pagamento. As partes abrem um canal de pagamento entre si enviando fundos em uma transação inicial para um endereço de várias assinaturas, que é gerenciado por ambas as partes envolvidas e requer as assinaturas de ambas as partes para criar novas transações. Essa transação inicial é então propagada para blockchain e o canal é deixado aberto. Para pagar um ao outro, as partes criam transações a partir do endereço de assinatura múltipla. Depois que todas as transações ainda pendentes na cadeia forem finalizadas, as transações fora da cadeia poderão ser executadas. Quando o canal fecha, o saldo final é registrado na blockchain.
Hoje, várias empresas estão na vanguarda do desenvolvimento da Lightning Network. Blockstream, Lightning Labs e Acinq são apenas alguns exemplos de startups que oferecem sua própria solução Lightning Network para emitir seus próprios ativos digitais através de sua rede e executar instantaneamente criptomoeda transações.
Não apenas existem novas empresas que oferecem esse serviço – cada vez mais empresas, que poderíamos catalogar como tradicionais, estão pulando na onda para implementar seus próprios sistemas de pagamento. Aqui estão alguns exemplos:
A Shopify, uma empresa de comércio eletrônico, tem um contrato com a Strike para receber pagamentos ( através da Lightning Network ) em bitcoin, bem como dólares americanos, de clientes em todo o mundo. Eles esperam usar essa tecnologia para reduzir taxas e otimizar transferências internacionais.
O Walmart (, uma empresa multinacional de supermercados ) e o McDonald's (, uma franquia de fast-food ) agora aceitam bitcoin através da Lightning Network. Tudo isso foi possível graças à associação da Stripe com Shopify, NCR e Blackhawk. À medida que os pagamentos pela Lightning Networks continuam a crescer, espera-se que mais e mais lojas aceitem micropagamentos de bitcoin ( BTC ).
No nível soberano, o uso da Rede Lightning por El Salvador para remessas foi uma das principais razões pelas quais o país incorporou o Bitcoin como moeda legal. As remessas são um componente importante do PIB de El Salvador, portanto o país deseja reduzir os custos para receber esses pagamentos.
Esta tecnologia, no entanto, tem suas desvantagens, a saber:
Os pagamentos podem ser feitos apenas para usuários conectados a um canal de pagamento, ou seja, o usuário deve estar ativo e conectado ao canal. Por outro lado, as transações tradicionais de criptomoedas não são afetadas por essa limitação.
A Lightning Network é um protocolo que ainda está em constante desenvolvimento. O fato de mesmo seus criadores não recomendarem o uso do Lightning para transações que envolvam grandes somas de dinheiro é uma prova disso.
O protocolo limita a liquidez do canal para todas as criptomoedas suportadas por todas as partes. Essa é outra situação que prejudica transações de alto valor, pois faz com que os usuários tenham que dividir seus fundos para ter liquidez nas redes de blockchain e Lightning normais.
Para resumir, as redes Lightning representam uma solução para um problema que não afeta apenas a rede Bitcoin ( escalabilidade ), mas também outras criptomoedas e, além do mais, tem até o potencial de otimizar e reduzir custos de pagamentos em moeda fiduciária.
