Olha realmente eu não falo da atualidade. Só comentei sobre a citação aí. Mas o que eu falei sim foi sobre o passado. O mundo mudou muito.
Falei sobre sim um princípio religioso arraigado entre o povo desde antes de Cristo onde o mandamento de não casar com pessoas de outras nações para não se contaminar com a idolatria e práticas semelhantes foi levado ao extremo de fazer divisão entre as pessoas onde os israelitas se consideravam superiores no sentido de acharem, por exemplo, que os outros povos não eram tão dignos quanto eles de pertencer ao povo de Deus e ter os participar dos privilégios da aliança.
Pelo conhecimento limitado que tenho entendo que na Lei de Moisés e nos Profetas existem revelações de Deus onde ele deixa claro que Israel deveria ser uma benção para as nações. Deus os escolheu para espalhar o conhecimento dele para o mundo.
E efetivamente o seu povo detém um vasto conhecimento do divino. Vocês são, como Paulo disse, a videira original. Nós outros viemos depois e fomos enxertados lá. Assim que para um judeu é muito mais fácil do que para um não judeu.
Jesus chegou dizendo que os filhos de Abraão não eram somente o povo de Israel.
Depois dele, os discípulos tiveram dificuldade em pregar o evangelho a outras nações e integrar Judeus e gentios porque havia essas ideias ainda dentro daquelas comunidades de que os privilégios da aliança de Abraão com Deus eram exclusivos aos judeus.
O que eu digo é apenas relativamente ao passado e aos registros históricos bíblicos.
Seria um grande privilégio visitar Israel. E outra coisa maravilhosa desse app é ter essa oportunidade de interagir com pessoas do mundo todo sem muita barreira.
O que uma solução de tradução não faz?