Sempre haverá pressão para mais gastos públicos, por isso esse sistema não vai mudar de cima para baixo, somos nós que precisamos provocar essa mudança, desinvestindo no governo, e a única forma é justamente deixando de usar o dinheiro fiat e deixando de comprar títulos públicos. O problema é que tudo é engessado para manter a máquina rodando do jeito que é, exemplo: o governo estabelece regras para que os fundos de pensão somente possam investir x% em renda variável, aí o restante tem que ir naturalmente para títulos públicos do governo. Existem muitas formas malandras do governo manter essa pirâmide girando.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

concordo, que a adopção será de baixo para cima.

vou falar disso na pergunta de amanhã? 😉

Como eu quero fazer respostas curtas, dividi em duas partes.

Você está fazendo um ótimo trabalho. Eu acho até que poderíamos ter um novo blog só para comentar como o governo usa de normas e regulações para tentar evitar que o sistema colapse. E quais deveriam ser os passos que o cidadão comum poderia dar para não financiar esse sistema.

Essa dos fundos de pensão por exemplo é uma malandragem desenhada nesse sentido de favorecer o Estado.

Acredito que o Estado é eficiente em engordar o cidadão com a Falácia de que o Estado deve crescer pra sempre, para garantir o Bem-estar social.

É a própria pressão da sociedade e grupos de interesse que faz o estado sempre crescer e isso é inevitável ocorrer em democracias. O único modo de barrar isso é tirandi as ferramentas que o estado tem para forçar isso, que é a emissão de moeda e os títulos publicos. A população produdora e poupadora de recursos precisa parar de financiar o governo.