Não se trata de defender meu ponto de vista, mas do que está escrito na bíblia. Mas sim, acho que fugimos um pouco do ponto inicial. Mas se quiser seguir por sua conta e risco (rs): Eu também desejo o reino milenar de Cristo e a justiça plena, que só pode vir de Deus (e que um dia virá), e portanto concordo quanto a necessidade iminente do fim do estado corrompido pelo mal. Porém não podemos cair no erro de definir que Deus não é soberano sobre essas instituições ou sobre o que acontece na história e agir aos nossos próprios moldes ignorando a vontade de Deus. O que Paulo fazia tinha um propósito colocado pelo próprio Deus: anunciar o evangelho, trazê-lo aos dias de hoje. Entendendo esse propósito - e defendendo ele até a morte - foi o que foi necessário naquele momento da história - e foi o que foi feito (e ainda é feito até os dias de hoje) por diversos mártires. Deus age de diversas formas, muitas vezes misteriosas, não cabe a nós determinar os desígnios de Deus para a vida de cada indivíduo.
Discussion
Entendo, eu não parei pra passar referência de tudo que falei, e claro, se for útil, ele usa até o estado, como já usou no passado, mas o ponto que eu vou continuar insistindo é que não há nada biblicamente que dê legitimidade a qualquer um dos estados atuais. Todos os argumentos comumente usados são fora de contexto. Ou pura heresia, como com jesus com a moeda de Cesar, e jesus "pagando" o imposto
Até aí concordamos, Deus, e portanto Jesus Cristo, estão acima de qualquer instituição ou autoridade/instituição humana. Acredito que a divergência seja mais quanto a desobediência civil ou rebelião. Biblicamente falando, a desobediência a potestade só seria tolerada quando esta em claro e evidente desacordo com os mandamentos de Deus.
Biblicamente falando, você só é obrigado a cumprir como estrangeiro. E sob ameaça. Que foi o caso de Jesus, "para que não o escandalize, vai pega da boca do peixe e pague por mim e por ti". Escandalizar é fazer se sentir ofendido, não necessariamente ofender, o que entendo que ele está dizendo é: Não inventa de desafiar o estado, com o representante dele na sua frente.
Se o cobrador de impostos ou ladrão, bater na tua porta, não morra por causa de dinheiro
Jesus comentando com pedro que os Reis só cobram os alheios, Pedro ordenando que cumpra as leis como estrangeiro, só enfatiza que como filho, ninguém cumpre. No mínimo não cumpre tudo