Conquest não foi o primeiro a afirmar que a fome foi planejada pelo governo soviético, ele apenas fez um livro colocando um estudo das principais evidências e possíveis evidências.

O primeiro foi Raphael Lemkim. Afinal, a própria palavra "genoc*dio" foi criada por Raphael Lemkim, com seu ensaio "Genoc*dio Soviético na Ucrânia".

Com a invasão dos alemães na Polônia, 49 parentes e familiares de Lemkim foram mortos em camp*s de conc*ntração, não tem como acusar Lemkim de propaganda Naci

A pesquisa de Lemkim se baseou nas Leis e Decretos contra os Ucranianos. Ele concluiu que houve 4 etapas no projeto de sufocar a resistência Soviética a coletivizacao.

1) Fu*ilamento de 80% dos intelectuais ucranianos entre 1930 e 31

2) Destruição da igreja ortodoxa e seus sacerdotes, para os soviéticos a fé dificultava a introdução de valores comunistas na Ucrânia

3) confiscar o máximo de grãos dos camponeses, até que eles cedessem a coletivizacao, foi nesse momento que muitos morreram de fome

4) os Ucranianos foram dispersos forçadamente, milhares foram removidos para outras partes da república soviética e parte da Ucrânia foi repovoada por russos.

Com o fim a União Soviética alguns documentos do Holodomor começaram a vir a público. Uma nova geração de historiadores começou a reestudar o tema, incluindo Mark Tauger, que você citou, mas uma esmagadora maioria de outros historiadores, como Timothy Snider, ainda vêem claramente a intenção do governo Soviético em suprimir a revolta ucraniana. Segundo ele próprio:

"Foi Stalin quem escolheu matar milhões de pessoas na União Soviética... Não foi a escassez de alimentos, mas o confisco dos alimentos que matou milhões na Ucrânia Soviética. Foi Stalin que decidiu quem tinha direito a quê."

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.