O surgimento de novos países por separatismo é uma otima solução e é o que decorre de quando há muito autoritarismo e corrupção.
Vemos o caso da extinta União Sovietica, que depois de se dividir continuou se dividindo em ainda mais países (e muito mais livres que antes), dos países mais recentes na África que se dividiram justamente pelo autoritarismo e pela formação de governo paralelo, fora outros casos na Ásia também.
Hoje, a maioria desses povos que se separaram estão muito melhores que no passado e a corrupção (pagar para funcionários públicos não seguirem o autoritarismo, ou mesmo convencê-los a descumprirem) é sempre essencial para que um povo inteiro não seja roubado ou exterminado.
Você está considerando apenas a corrupção do alto escalão, mas essas pessoas já são autoritárias, com ou sem corrupção.
Eu adoraria ver secessão no Brasil mas não consigo imaginar isso acontecendo.
Seria necessário uma liderança disposta a ser presa ou morrer, muitas pessoas comuns serem presas ou morrer. Um nível de concordância sobre as mazelas quase unânime. Enfrentar o Estado sem armas.
Um nível de organização prévio das massas sem que exista monitoramento antecipado do governo.
Acha isso plausível ou não seria melhor cuidar da própria vida e das pessoas ao seu redor para depender o mínimo de terceiros e ser afetado o mínimo possível por decisões governamentais?
Se acontecer em todos os lugares, ao mesmo tempo e de forma dispersa não tem como conter.
Se o Brasil não conseguiu nem conter a separação da Cisplatina (Uruguai), no passado, hoje não conseguiria sequer conter uma separação de todos os estado ao mesmo tempo e olhe que já há muitos meios e desculpas para isso.
Thread collapsed
Thread collapsed