-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA256
É ridículo que o progressismo seja frequentemente relacionado ao socialismo, quando na verdade ele deveria ser visto apenas como o oposto de tradicionalismo. O progressismo deveria apenas ser a ideia de buscar mudanças sociais e econômicas que de forma voluntária, ou de forma utilitária (Pelo "bem maior) a sociedade tivesse algum tipo de melhoria, enquanto o tradicionalismo tende a preservar práticas e valores antigos.
Infelizmente, essa associação equivocada com o socialismo já revela um viés existente nas escolas e na sociedade em geral. Ao ensinar que progressismo e socialismo são sinônimos, perpetua-se a ideia de que qualquer mudança ou avanço social necessariamente implica em uma agenda socialista, até porque, a menos que você seja doutrinado por dogmas e ensinamentos inquestionáveis, toda criança ou adolescente aprendendo política vai querer progresso ou fazer parte do progresso com mudanças, novas tecnologias, e logo vai associar com socialismo.
O grande problema é que no Brasil todos são colocados em um sistema sem saída a não ser o aeroporto e a fronteira, ou você estuda numa escola pública/privada, ou corre o risco de seus pais serem condenados por fazer Homeschooling.
Escola e todo o sistema de ensino deveria ser apenas um serviço opcional para pais que não tivessem tempo, conhecimento ou quisessem um pouco mais de tranquilidade pra ensinar seus filhos em casa, não uma tortura rotineira que obriga crianças a acordarem como galos, sem vontade, com risco de serem mimadas ou bullyinadas dependendo do jeito que se portam ou mesmo pela aparência.
Sem contar certos professores que mesmo com o incentivo da escola privada e a concorrência, não se importam em ensinar, trabalham em várias escolas, reclamam, e os poucos que são leais, compreensivos e adorados pelos alunos por saberem ensinar não duram 1, 2 anos, ou as vezes são substituídos em meses por serem vistos pelos superiores como "preguiçosos que deixam o ensino muito fácil, não passam atividades o bastante, são alegres mas não fazem o trabalho direito".
Muitas vezes alguns desses bons ensinadores só conseguem durar 1 ou 2 anos pois os próprios alunos colocam em primeiro lugar em uma lista de melhores professores, mas sempre vem o diretor dizer que "Ele deixa tudo muito fácil de aprender" e hora ou outra, são substituídos, apesar de deixar um rastro de conhecimento que realmente é lembrado até o fim.
É esse o nível, odiar e deliberadamente substituir quem sabe ensinar sem dificuldades e colocar sempre os piores e mais assíduos doutrinadores, que falam com convicção, mas o conhecimento só é lembrado se você repetir frases que ele disse. As escolas brasileiras não são orgânicas, elas tendem ao robótico.
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
iJUEARMIAD02HExvcmVuYUZyb21MYW5pYWtlYSA8U29tZXdoZXJlSW5MYW5pYWtl
YUBtYWlsMnRvci5jb20+BQJmjU+tAAoJEIIIjim8wfl82z4A/36p5sItMWUiPDqX
y0c5SKrvSUgp0zbWmH5sSEqJddi9APwKopTgcB1yMG0N+e6Yu8zhaYE8C28f3yd4
yDhFdOTl3Q==
=P48B
-----END PGP SIGNATURE-----