Comunicação entre relays e clientes é feita usando websockets, através do protocolo Nostr. Quer saber o que mais?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Quer ser meu amigo??? 🧠🧠🧠

Tô te seguindo, tamo junto 🫂

GANHEI O DIA HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Na verdade eu gostaria de saber de que maneira um relay reconhece o outro, pois em nenhum lugar você especifica os slaves dos relays. Entende?

O protocolo não especifica que os relays se comunicam. Ou seja, ele são livres para fazerem ou não essa comunicação. Os clientes mantém uma lista de relays, mas os relays, até onde eu sei, não possuem uma "lista de relays".

Imagina a seguinte situação: você roda um relay, depois configura seu cliente para se conectar apenas no seu relay. Nesse caso, você vai parar de receber um monte de mensagens se não configurar seu relay para se comunicar com os relays da antiga lista do cliente?

Ou ainda o seguinte: seu cliente tem apenas seu relay. Se você posta, ninguém vai ver ou só aqueles que usem seu relay poderão ver as postagens?

Acredito que a maioria dos relay funcionam assim, o cliente precisa postar no relay em questão. Mas já existem propostas para fazerem os relays se comunicarem, baseados na lista de relays de quem vc segue ou quem segue vc (NIP-65).

https://habla.news/u/hodlbod@coracle.social/8YjqXm4SKY-TauwjOfLXS

No caso, se você usa apenas o relay X e eu uso apenas o relay Y, nunca poderemos ver a postagem um do outro a menos que ambos estejamos usando os mesmos relays? O nostr:npub1gcxzte5zlkncx26j68ez60fzkvtkm9e0vrwdcvsjakxf9mu9qewqlfnj5z postou recentemente sobre mudanças que evitarão ter que adicionar muitos relays. A proposta é ter apenas 2-3 relays pra servir de redundância/backup… Mas sem os relays se comunicarem uns com os outros, não teria como, né?

É isso mesmo 👍

Ainda não me aprofundei no protocolo Nostr, mas já comecei a fazer o meu cliente. Fica ligado nas novidades 👍