O Bitchat e o Nostr podem ser a chave para a criação de sociedades autônomas, ou melhor, comunidades locais com pessoas que compartilhem dos mesmos valores e em um sistema fundamentado no consenso.

Talvez isso só não tenha sido feito ainda por ainda não faltar uma ferramenta mais focada nesse propósito, pois hoje já existem territórios inteiros que não existem nos mapas (não reconhecidos por outros), mas já funcionam de forma totalmente independente dos demais países.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

não é preciso nada disso para se construir uma cidadela ou sociedades autônomas, ajuda, mas não é imprescindível

No ponto de vista da segurança contra os Estados e o crime, aplicação de leis enormas, e cultura local sem impostos, é imprescindível ter uma comunicação livre, descentralizada e que estabeleça consensos, senão a sociedade tem um risco muito mais significativo de um ente interno ou externo a dominar.

O caso de Couto Misto foi mais ou menos isso, foram enfraquecidos e depois dominados.

todo esse monte de palavras pra defender o uso de ferramentas que são públicas. quer comunicação livre? fale diretamente entre as pessoas porque nenhum meio de comunicação pela internet é privado, é tudo público. uma mensagem escrita a lápis em um pedaço de papel enrolado em uma pedra e jogado no quintal do vizinho é mais privado que essas ferramentas. não entre nessa complicação desnecessária pra justificar algo que deve ser simples. essa sociedade mencionada em nada se parece com uma integração entre indivíduos soberanos. normas e leis de quem para quem? não conheço o caso mencionado e vou pesquisar