10 bilhões de pessoas? Pode esquecer. Minha opinião pessoal é que não vamos manter nem 7 bilhões até essa data. A China até lá já vai ser majoritariamente idosa, Japão e Coreia também, muitos países asiáticos extremamente populosos serão demograficamente inválidos, vai ter mais velho do que jovem. Muitos poderiam dizer que a África iria "salvar" a baixa taxa de natalidade, mas até lá a natalidade começa a dar sinais de recuo.

Mas na Ásia:

China: 1.16 nascimentos por casal, idade média da população? 39 anos.

Japão: 1.3 nascimentos, 49 anos.

Coréia do sul: 0.8 nascimento, média etária de 43 anos.

A índia possui 2.1 nascimentos por casal, e parece que vai cair um pouco mais, mas a população tem em torno de 28 anos.

A maioria dos países possui taxas de fertilidade abaixo dos 2 filhos por casal, a África, por mais populosa que seja, não vai conseguir segurar tudo sozinha a ponto de chegar aos 10 bilhões. Se a África mantivesse essa taxa de fertilidade, o restante do mundo teria que crescer 53,8% em população, e isso não vai acontecer provavelmente.

Note que eu não estou nem mesmo considerando um cenário de guerra.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Uma coisa que eu esqueci de comentar: Eu não duvido da capacidade do agro, principalmente o agro brasileiro, em se desenvolver e aprimorar-se tecnologicamente para aumentar a produtividade e diminuir a área para o plantio das culturas. Mas com tanta política anti-agricultura, principalmente na Europa que tem o péssimo hábito de servir como modelo pra tantos deputados no Brasil, eu acho que os desafios vão ser bem... Desafiadores. 🤷‍♂️

Exatamente. Com tanta polícia anti agricultura eu duvido sim do aprimoramento da capacidade produtiva pra suprir o déficit futuro. Acho que haverá sim caos social. Por isso meus filhos são treinados em resiliência e armas de fogo 😂

Essa é uma estimativa da ONU baseada em progressão, não extrapolação considerando que 2050 são apenas 30 anos à frente e já há dados suficientes para inferir uma curva mesmo considerando a estabilização do saldo natalidade e mortalidade. Acho um número bem plausível. Mas concordo com o erro daquelas teorias neomaltusianas de superpopulação para lá de 12, 15 bilhões de pessoas. Pragas, epidemias e outros problemas devem impedir que sejamos mais do que a capacidade de produção de matéria para recursos no planeta.