EUA sairão da NATO/OTAN? Fato básico que a imprensa esquece:

Uma aliança requer armamento compatível. Munição compatível p/ facilitar logistica. Comunicação compatível pra facilitar operações conjuntas. Sistemas integráveis de radar, defesa anti-aérea, controle aéreo, definição de alvos p/ artilharia e aviões, etc, etc.

Supostamente, se um radar polones for destruido, desabilitando defesas anti-aéreas, deveria ser mais facil conectar um radar americano ou frances do que um radar soviético capturado. Se os chineses explodirem um deposito de munição americano, deveria ser mais útil emprestar munição inglesa do que capturar um deposito de munição chinês. Por aí vai.

Se os EUA sairem da NATO, os europeus perderão um *enorme motivo para comprar armas americanas*. Não só tanque e avião. Tudo, munição, rádio, software, até uniforme. Talvez até europeus fabriquem armas incompatíveis de propósito pra fechar mercados. Muita grana perdida pros EUA, muito deputado bufando no cangote do laranjão.

Alias, os leste-europeus mandarem as ultimas armas soviéticas pra UA, implica em comprarem armas ocidentais no lugar, antes do previsto. Aumenta a interoperalidade da NATO, sim. Mas é uma boa grana.

https://brusselssignal.eu/2025/03/us-expands-global-arms-dominance-as-russian-exports-decline/

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.