Ucrânia atinge a Rússia com mísseis de fabricação ocidental ATACMS pela primeira vez.
As forças armadas ucranianas realizaram seu primeiro ataque em uma região de fronteira dentro do território russo com um míssil ATACMS, relata a RBC Ucrânia, citando uma autoridade militar do país. Uma enorme explosão iluminou o céu nesta noite, cerca de 124Km da fronteira ucraniana atingindo um depósito de munição em Karachev, na região russa de Bryansk. Putin pode agora considerar isso uma escalada dramática no conflito.
Segundo o tablóide Daily Mail, testemunhas oculares relataram que o depósito de munição foi alvo de mísseis, com oficiais militares ucranianos confirmando posteriormente à RBC Ucrânia que o ataque foi conduzido com ATACMS fornecidos pelos EUA.
Volodymyr Zelensky disse no sábado, 16 de novembro, que a guerra da Rússia contra seu país deveria terminar por meios diplomáticos.
Esse ataque ocorre depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA para atacar mais profundamente a Rússia, aliviando as limitações das armas enquanto a Rússia mobiliza milhares de tropas norte-coreanas para reforçar sua guerra, revelou uma autoridade dos EUA e três pessoas familiarizadas com o assunto à agência de notícias AP.
A ação de Biden também segue a vitória eleitoral presidencial de Donald Trump, que disse que traria um fim rápido à guerra e levantou incertezas sobre se seu governo continuaria o apoio militar vital dos EUA à Ucrânia.
https://video.nostr.build/651a2723e9e12fe261c54995b766a5dbc0fff86602c9f870aaabb5980ba3036c.mp4
Source: x.com/karinamichelin/status/1858847409519968501