Pergunta: pq um programador deveria saber programar manualmente sem IA gerar tudo, sem contar 'para aprender'?

1) Código sob segredo comercial ou militar: se for proibido submeter codigo a servidores de terceiros, e a empresa não tiver um servidor IA local? Ou, se o servidor local cair, então o programador tira férias?

2) Linguagem / lib nova: programador tira férias até alguma IA ser treinada com a linguagem/lib nova?

3) variações de algoritmos podem ser incomuns o suficiente pra impossibilitar geração automática.

Que outros argumentos contra a posição que basta colocar o enunciado pro GPT, executar o codigo, e alimentar pro GPT as mensagens de erro até corrigir, sem digitar uma linha de código? Ou concordam com essa posição?

há alunos passando pelas disciplinas iniciais sem digitar uma linha de código. IA faz tudo. O sujeito não sabe nem imprimir uma mensagem de debug.

Sem rede, a produtividade cai muito, e será o mesmo com IA. Mas "produzi zero pq a IA estava indisponível", isso é desculpa aceitável?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu escrevo código há décadas, consigo fazer aplicações complexas porém não sou um programador com talento. Apenas sou muito persistente.

Hoje em dia uso imenso o chatgpt para programar porque é uma companhia ao meu lado. Programar é uma atividade solitária, com o gpt peço para ele programar partes aborrecidas ou então fazer esboços para ideias de como alcançar algo.

Para código do mundo real o gpt tem muitas falhas intencionais, você precisa à mesma de saber como escrever código. Porém é mais lento e custoso, numa manhã produzo mais que dois dias sozinho.

Como "qualquer um" programa com gpt a tendência é subir o nível dos programadores. Com a IA sendo uma ferramenta de apoio no que for possível. Produtividade irá aumentar muito.