Pessoal, eu queria trazer um outro polo do Anarco Capitalismo para discussao - menos voltado a indignação. Queria perguntar a vocês quais exemplos da filosofia Ancap poderíamos encontrar na literatura. Eu começo: acredito que o Ulisses do James Joyce poderia ser considerado um livro com preceitos Ancap, uma vez que o personagem Leopold Bloom vai confrontando toda uma cultura de opressão dentro de uma ideia mesma de nacionalismo no pior sentido. É um livro pacifista, que mostra uma jornada onde os personagens se encontram e se apoiam. Uma ode ao melhor do individualismo. E vocês?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O primeiro que me vem à mente é

Atlas Shrugged, de Ayn Rand. Nele, num mundo de crescente dominação progressista, as pessoas que criam e produzem são convidadas a deixar o mundo, a ir para um lugar com fonte de energia barata e abundante e lá criarem uma sociedade baseada em propriedade privada e transações voluntárias.

Nossa, eu tenho esse livro há anos. Preciso tomar vergonha na cara e ler logo. O Renato tresoitão falou na entrevista que estou vendo que o Satoshi Nakamoto seria o John Galt na vida real.

Livraço. Vale a pena.