*6 FATOS SOBRE O PL DA GLOBO 2.0
(PL 1354/21)*
*1. DESTRUIÇÃO DA MÍDIA INDEPENDENTE*
Será regulamentado pelo governo o que é ou não conteúdo jornalístico. Os amigos serão jornalistas, os adversários serão blogueiros. Blogueiros não têm proteção do sigilo da fonte.
art. 21-A § 3
*2. MONOPÓLIO DA INFORMAÇÃO*
O pagamento será feito de acordo com a audiência, volume de notícias publicadas e número de funcionários contratados regulamente pelo veículo. Concentra recursos em quem já é grande gerando mais concentração.
art. 21-B, inciso 1, 2 e 3
*3. PLATAFORMAS NÃO LUCRAM COM NOTÍCIAS, BIG MÍDIA SIM*
Toda vez que um usuário clica em uma notícia ele está saindo do aplicativo. Ao migrar para o portal, a big mídia lucra com publicidade e venda de assinatura (paywall). Por outro lado, as plataformas não são remuneradas pelo tráfego que geram aos portais.
*4. PLATAFORMAS ESTÃO ACORRENTADAS ÀS BIG MÍDIAS*
Plataformas serão obrigadas a manter notícias das big mídias e não poderão remover sob o argumento de que estariam se eximindo do dever de pagar os veículos.
Art. 21-A, § 4
*5. DINHEIRO VAI PARA VEÍCULO, NÃO PARA JORNALISTAS*
Segundo o projeto, quem será remunerado é o veículo (Globo, Uol, Folha etc) e não há nenhuma garantia que este recurso chegará aos profissionais (jornalistas).
*6. EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FOI UM FRACASSO*
Ao contrário do que se fala, a experiência internacional mostrou ser um fracasso. Em países onde foi aprovado legislação semelhante, as techs optaram por simplesmente proibir a divulgação dos links. O que reduziu o acesso à informação.
https://void.cat/d/7R2S3L7HgGhZcKBSGexsuN.webp
Source: x.com/karinamichelin/status/1793400342106796358