Ter um médico sempre é bom.
Alguém me perguntou sobre conselhos práticos relativos a vacinas. Bem, eu não tenho competência técnica para dar pareceres sobre o assunto. Portanto, posso falar apenas da minha experiência pessoal e cada um analisa o que é pertinente para si.
Primeiro, eu não sou anti-vacina, no sentido de ser, por princípio, contra todas as vacinas. Pelo contrário, o mecanismo de funciona das vacinas faz todo sentido pra mim (inoculação do micro-organismo inativo, ou apenas parte dele, para induzir uma resposta imunológica antecipada). Isso não significa que toda vacina seja automaticamente segura e eficaz; pelo contrário, vacinas, como qualquer outro tratamento médico, tem sempre um nível de risco.
Por isso, o princípio deve ser o consentimento informado. Todos têm o direito de receber informações precisas e acessíveis sobre os riscos e benefícios de cada vacina e de decidir a respeito da sua utilização. Se essas informações não foram dadas espontaneamente pelo governo, como é o caso do Brasil, cada pai e mãe deve procura-las (ninguém tem o direito de ser ignorante).
Dito isso, vou enumerar alguns critérios que utilizei para a minha família:
1. Nunca vacinar sem conhecer a composição das vacinas. Os principais riscos estão associados à presença de metais pesados (pesquisem sobre timerosal) e componentes que podem provocar reações alérgicas em algumas pessoas (por exemplo, derivados de ovo). Aliás, o ideal é que a pessoa já saiba quais são suas alergias antes de receber as vacinas.
2. Vacinas contra vírus altamente mutantes são quase sempre ineficazes, pois estarão inevitavelmente desatualizadas. O maior exemplo é a vacina contra a gripe (acontece em menor grau com as "vacinas contra a Covid").
3. Algumas vacinas podem ser facilmente substituídas, sem maiores riscos, por comportamentos preventivos. O grande exemplo é a vacina contra o HPV, transmitido sexualmente: seu uso faz muito mais sentido para pessoas com múltiplos parceiros sexuais e que não usa proteção.
Em breve anunciaremos a entrada de um médico especialista em vacinas na Arkah, que estará disponível para consultas, requerimento de exames e, se for o caso, de atestados médicos. Para quem tiver interesse, este é o formulário de inscrição na Arkah: https://bit.ly/formularioarkah.
Discussion
No replies yet.