Por que adaptações de HQ fizeram tanto sucesso, e adaptações de livros, nem tanto? Poucas adaptações de livros realmente fizeram sucesso, e isto é fato. A resposta é porque o imaginário literário do homem, da década de 70 em diante, pelo menos, não era mais formado por literatura convencional.

No oriente (digo JAPÃO), desde antes da segunda guerra já era assim. Lá, o manga se torna cultura de massa e evolui paralelo ao ocidente, quando se choca com ele nas décadas de 50/60 e inicia uma tomada cultural, que se concretiza nos anos 90.

Hoje, a praga cultural otaku é onipresente; nenhum sujeito com menos de 30 anos escapou disso. Achar que se pode recuperar alta cultura num formato clássico é de uma imbecilidade atroz. Talvez, algum remanescente descendente de pessoas que furaram a bolha cultural, componha uma grupo que possa sustentar um nicho, mas eu não creio que isso vá restaurar nada em médio prazo.

O que é pior é que ninguém está discutindo isso a sério. De um lado se tem um grupo auto denominado "liga nerdola", que não enxerga o problema real, tentando adaptar seus gostos a uma visão de mundo mais tradicionalista. Do outro, há pedantes puristas que só vão dialogar com quem consegue ler camões no original, e a Ilíada em verso. Mallarmé não sai da boca desses caras, e o sujeito que cresceu lendo Homem Aranha está cagando pra Mallarmé, muito menos a otaku cosplay de Akarui-Sakura.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.