Felizmente, existem outras soluções que podem aumentar a capacidade de transação on-chain sem um aumento do tamanho do bloco.
Muitas das propostas de melhoria recentes prometem um tratamento de transações mais eficiente.
Mas, mesmo com todas essas melhorias, há limites rígidos para quantas transações o livro-razão do #Bitcoin pode registrar.
Não importa quais otimizações sejam feitas, o mínimo necessário para que um único pagamento ocorra são os dados necessários para a saída da transação (transaction output), que ainda é de 34 bytes de dados por transação.
Assumindo blocos de 4 megabytes, mesmo o uso teoricamente mais eficiente do espaço do bloco se traduziria em cerca de 17 milhões de transações diárias, ainda muito longe do que seria necessário para lidar com todas as transações globais.
Uma vez que a descentralização do #Bitcoin é a única coisa que o torna valioso, sua capacidade de transações não pode vir às custas de um número reduzido de nós completos.
Isso significa que o #Bitcoin está fadado a nunca aumentar sua escalabilidade e permanecer somente uma rede de nicho
que processa algumas milhões de transações por dia?
Eu sugeriria que esse é um destino altamente improvável para o #Bitcoin, porque uma moeda forte não pode permanecer em um nicho.