Apesar de tudo, o euro é a moeda menos afetada, porque para os europeus, utilizar uma stablecoin de dólar ou de euro é praticamente igual, as vantagens são poucas.
Muito diferente dos restantes países, utilizar o Real ou uma stablecoin de dólar, a diferença é abismal. Essa diferença de "qualidade" é um incentivo para as pessoas optarem pela stablecoin de dólar.
Voltando ao euro, como o benefício da troca por dólar é baixo, os cidadãos vão acabar por aceitar os "incentidos" da UE para utilizarem a stablecoin de euro.
Eu acredito, que uma das medidas que a União Europeia (UE) vai fazer, é que as CEX só terão stablecoin em euro, será tudo precificado em euro.
A UE em vez de demonstrar um lado mais autoritários, é preferível manipular as liberdades do cidadão através de "incentivo".
Possivelmente, vão surgir "benefícios" fiscais para quem utiliza apenas stablecoin de euro. Caso seja detectado alguma movimentação em DEX, a utilizar outras stablecoins, perde o "benefício".
O "benefício" é em impostos, por exemplo, quem utilizar apenas euro, tem um imposto de ganhos de capital de 20%, quem utilizar dólar terá 60%.
Medidas deste estilo, levaria a maioria dos europeus, "voluntariamente", a utilizar as stablecoins de euro.
Ok, a seguir vêm os libertários a dizer, que só paga os impostos quem quer, o bitcoin é soberano.
Mas os governos não se preocupam com os libertários, são muito poucos, não ameaçam a soberania monetária de um estado. O problema começa, quando a maioria a população adota ideias libertárias, mas a generalidade das populações são obedientes, acabam por aceitar os "benefícios" do estado, sobretudo nos europeus, nos outros países é outra história.