![image]()

Na última versão do bitcoin core estão implementados 4 tipos de endereços.

**P2PKH** (pay-to-pubkey-hash), é o mais antigo tipo de endereço, mais conhecido como endereços legacy.

ex: **1**A1zP1eP5QGefi2DMPTfTL5SLmv7DivfNa

**P2SH** (pay-to-script-hash) (P2WSH, pay-to-witness-script-hash, ScriptPubKey to SegWit), endereços script, podem ser adicionadas regras ou funcionalidades. Abre a possibilidade de carteiras com assinatura múltipla para autorizar transações.

ex: **3**42ftSRCvFHfCeFFBuz4xwbeqnDw6BGUey

**P2WPKH** (pay-to-witness-public-key-hash), endereços SegWit ou Bech32, este tipo de endereço é mais resistente a erros, uma vez que são insensíveis ás minúsculas/maiúsculas. Para as transações mais comuns a taxa de rede pode ser 30 a 40 % mais baratas porque otimizam o espaço em bloco.

ex: **bc1**q34aq5drpuwy3wgl9lhup9892qp6svr8ldzyy7c

**P2TR** (pay-to-taproot), endereços taproot ou Bech32m, é o endereço mais recente e poucas corretoras e apps de carteiras o suportam. Trás mais segurança, privacidade, flexibilidade e escabilidade. Bem como taxas mais baratas. O taproot também abre a possibilidade de desenvolver contratos inteligentes mais complexos.

ex: **bc1p**xwww0ct9ue7e8td[...]9ys4c9f3340qqxrdu9k

A compatibilidade com endereços mais antigos é assegurada, mas apps carteiras desatualizadas não conseguem enviar para endereços mais recentes. Por norma, as melhores apps carteira conseguem gerar endereços mais antigos para receber. Mas nem todas as apps carteira o fazem.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.