Para vocês não dormirem hoje. Boa noite a todos.
Discussion
Na minha cabeça essa teoria faz muito sentido, mas não acho q seja como num buraco negro. Penso q a gravidade faz o universo se concentrar, então no limite mesmo a luz depois de percorrer uma determinada distância do centro do universo, tende a acabar voltando, criando uma região concentrada de energia e massa da qual nada escapa, mas sem uma fronteira específica.
«Há várias implicações disso, mas se destaca a ideia de que o Universo observável está contido dentro de um grande buraco negro·»
Ao ler essas especulações, é sempre fácil a analogia com os mitos gregos. Lembrei logo dessa passagem que lia justamente hoje:
«o Tártaro [...] é uma espécie de duplo especular e negativo da Terra [...] Os vv. 740-5 o descrevem como um "vasto abismo" (χάσμα μέγα, khásma méga) onde se anula todo sentido de direção e onde a única possibilidade que se dá é a queda cega, sem fim e sem rumo. O Tártaro, "temível até para os Deuses imortais", é o lugar onde "se estabelece a casa temível da Noite trevosa, aí oculta por escuras nuvens" (vv. 744-5).»
essa teoria e velha