Acredito que toda rede social é de direita. Pode observar, pautas que falam sobre liberdade e não-politicamente correto fazem muito sucesso. Mas o Estado distorce o mercado, coagindo as plataformas a se comportarem de outro modo. Ainda existe muita liberdade no Youtube.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Plataformas centralizadas começaram com uma ideia de massificação e democratização da comunicação, mas tão logo eles converteram a massa criada pelo efeito rede em monetização, imediatamente o caráter centralizado da tecnologia desvirtuou todo este início riponga. Tão logo se tornaram multibilionários eles se transformaram em meta capitalistas e fizeram um giro de 180 graus em todos os sentidos dentro das plataformas. Não são de direita, absolutamente. Entendendo-se direita como a parte progressista que deseja manter o status quo inicial. Na realidade, os idealizadores destas plataformas nunca tiveram um orientação nem mesmo de centro, quanto mais de direita.

Eu quis dizer que redes sociais são de "direita" mais no sentido "natural", ou seja, elas não precisam fazer nada (realmente são neutras), bastando permitir qualquer um postar conteúdo. Assim como o mundo é "capitalista" de forma natural, pois é só notar a quantidade de socialistas que possuem iPhone.

Realmente, depois que essas plataformas possuem toda a fatia do mercado, elas passam a se comportar de forma mais conservadora, acatando os "pedidos" do Estado.