Refazer a sociedade segundo linhas científicas exigiria remodelar os homens para se adaptarem à sua nova máquina. Uma sociedade reconstruída teria de ser construída sobre as costas de um indivíduo reconstruído: um Novo Homem, livre de todas as superstições grosseiras do seu passado e das irracionalidades confusas da sua natureza anterior. Como abaixo, é acima: um povo incapaz de autogoverno pessoal será incapaz de auto-organização e autogoverno político. Em vez disso, precisarão sempre – e desejarão – de uma mãe ou pai político que os governe, sustente-os e tome decisões sobre o que é melhor para eles. Só aperfeiçoando a sua própria capacidade para as virtudes da auto-governação é que estarão aptos a governar-se a si próprios. E como acima, é abaixo: um povo completamente administrado e sustentado de cima, como se fosse criança, não terá a oportunidade de desenvolver a verdadeira liberdade de autogoverno pessoal e comunitário, permanecendo para sempre dependente, manipulado e escravizado.
Discussion
Esse é um assunto tão complexo de compreender. Tenho a sensação que é da natureza humana o desejo de sermos governados, (O que vc acha nostr:npub1vwcy6na4rcx6r43fqyxkhzzdvqufctnx06ywvrnajmq9p3mu27yqxy04ch ?). Talvez o que pode ser melhorado é a questão da confiança plena em autoridades, sermos mais críticos e menos populistas?
Sinceramente nao possuo o desejo de ser governado.. e enquanto autoridades possuírem mais regalias q obrigações não confiarei.
Os governantes não produzem nada, e que seria p/ aministrar não o fazem em prol da população, mas em prol de si mesmos.
As empresas privadas produzem todo tipo de produtos. Acredito que poderiam atuar na segurança, saúde e educação pela livre concorrência.
Não sei se estou certo, mas eu meu ponto de vista.
Eu digo não no sentido de uma autoridade imposta a força, talvez uma autoridade natural que nos espelhamos, tipo um líder, alguém com mais experiência e conhecimento que nos mostre o caminho.
tipo... o que Jesus faria se estivesse no seu/meu/nosso lugar diante de alguma atitude a ser tomada?
Sim, é aquela históra do Mises e açao humana/praxeologia. Dificil dizer o que é melhor pros outros. Para muitos governados/submissos é melhor desse jeito mesmo. Eles até vão se irritar se tentar mudar o sistema.
totalmente dependentes, viciados inconscientemente conscientes.. ou seria conscientemente inconscientes, entregando o domínio da própria vida a terceiros por pura apatia e preguiça de ter consciência.