Então, no caso de doença mental o diagnóstico precoce é fundamental, agora vou te contar uma história bíblica:
Deus sabia que Caim tinha a intenção de matar Abel. Deus visitou Caim um dia antes e disse pra ele algo assim: Olha Caim, eu sei o que você tá pensando em fazer, é melhor que não faça!
No outro dia Caim foi lá e matou Abel.
Imagina, nem o Deus todo poderoso quis interferir no livre arbítrio de Caim, de quem Deus já conhecia o coração, quem somos nós pra dizer o que uma pessoa pode ou não dizer, pode ou não fazer. Liberdade é isso, você é livre para fazer o que quiser, mas é obrigado a arcar com as consequências.
No momento em que se dá brecha para censurar fulano, por causa disso ou daquilo, isso vai prevenir mortes ou isso e aquilo, você abre precedente para o estado dizer: "Poxa, não gostei da opinião dele, ele fala verdades inconvenientes sobre mim, vou censurar o discurso dele".
Começa assim, com uma boa causa e termina sempre muito mal. Você pode usar esse mesmo argumento da esquizofrenia para dizer quem pode ou não beber, ter armas, dirigir, se reproduzir...vainpor mim, não é bom, mas não quero de forma alguma lhe convencer, só estou trazendo meus argumentos.