Desamarmentistas dizem que há proibição de armas desde a idade média. Esse video dá alguns detalhes que desconhecia na renascença, mostrando exemplos de armas:

* distinção entre armas de guerra e auto-defesa. Basicamente, cortar fere, apunhalar mata. Por isso, 'proibir armas' pode siginificar proibir espadas e adagas pontudas, não outras variantes menos 'mortais'. Nunca tinha pensado que rapiers ou floretes de mosqueteiro eram mais mortais que espadas medievais.

* 'Moda' de carregar adaga ou espada de cavaleiro pra mostrar que é cavaleiro, e com permissão legal exclusiva para os cavaleiros militares.

https://www.youtube.com/watch?v=kFqpLKvq0xw

Outros fato básicos como contexto:

armas 'civis' tendem a ser curtas, pois em ruas e casas há pouco espaço, e o sujeito não quer carregar uma long sword por aí todo dia.

Espadas não cortavam armaduras. A adaga do cavaleiro serve pra apunhalar um adversario caido pela viseira ou por brechas/dobras da armadura, 'le coup de grace'. Da mesma forma, lutas entre oponentes com armaduras visavam apunhalar o oponente por brechas/dobras da armadura, por isso a espada pontuda, com técnicas como 'half-swording'

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.