# A geladeira a gĂĄs:


Foi projetada para casas afastadas das cidades, principalmente em sĂtios e fazendas onde a energia elĂ©trica nĂŁo chega. Elas utilizam o gĂĄs de cozinha como fonte de energia. Seu sistema de trocas de calor se dĂĄ com o gĂĄs de amĂŽnia e tem seu fluxo provocado por uma chama alimentada pelo gĂĄs GLP (GĂĄs Liquefeito de PetrĂłleo) e Ă© totalmente silencioso. Este silĂȘncio se dĂĄ pelo fato de a geladeira nĂŁo possuir compressor e sim resistĂȘncia. O aquecimento Ă© que provoca o deslocamento do gĂĄs interno do sistema, que por absorção troca calor de dentro para fora. Com este tipo de geladeira jĂĄ muito utilizado no meio rural brasileiro, a indĂșstria tambĂ©m adaptou para motor-homes, vans, etc.
FUNCIONAMENTO


As geladeiras que funcionam pela queima de gås de cozinha (assim como as de querosene) utilizam a lei de Dalton para manter o fluxo de gås (amÎnia) no ciclo de refrigeração por absorção. Segundo a lei de Dalton, a pressão de uma mistura de gases e/ou vapores que não reagem quimicamente entre si é igual à soma das pressÔes parciais de cada, ou seja, das pressÔes que cada um teria se ocupasse isoladamente o mesmo volume, na mesma temperatura
Uma geladeira de 330L ligada no gås dura de 25 a 30 dias com um botijão de 13kg em média, levando em consideração que este consumo poderå sofrer alteração generosa dependendo do uso.
O segredo do uso da geladeira rural a gĂĄs em estĂĄ em:
· MantĂȘ-la sempre bem nivelada.
· Ligå-la 24 horas antes de a viagem começar.
· Abri-la somente o necessårio.
· Proporcionar uma ótima ventilação de sua parte traseira