Coisas que quem não usa btc todo dia não imagina: o Bitcoin tem muito pouquissima volatilidade a maior parte do tempo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Atualmente sim. Creio que o bitcoin já está próximo de uma precificação.

Praticamente uma stable coin 😅

Eu uso a cada 4 anos. É só NgU.

O problema nem é a volatilidade em si, mas não ser a unidade de conta.

Se vc precifica uma coisa em uma unidade e aceita outra como pagamento, em última instância está se envolvendo no risco de um trade. Está se envolvendo na parte investimento da coisa. E nem todo mundo tem condições para assumir um drawdown neh… a tia do cachorro quente não tem por ex.

E para o bitcoin passar a unidade de conta, precisa necessariamente que ele se espalhe! Aí sim vc vai poder receber em BTC e pagar seu fornecedor em BTC.

Qdo isso acontecer, o btc terá as condições mínimas para começar a se tornar unidade de conta.

Simmm, exatamente isso. E a melhor forma de fazer o btc virar moeda de conta é fazer com que ele seja aceito por toda uma comunidade. Por isso gosto muito do trabalho de vcs!

E é interessante aprender com esse laboratório que está acontecendo aqui... que pensa na seguinte situação:

Vamos dizer que toda a nossa cidade precifique os produtos em sats (resolvemos dar o salto quântico).

Aí o valor do btc dispara 5x, como sabemos que é bem comum em uma bullrun.

O que acontece com a nossa cidade?

Ela vai continuar rodando internamente sem problemas, pois está usando o melhor dinheiro do mundo.

Porém ninguém de fora vai poder vir comprar aqui! Pois as coisas aqui estão 5x mais caras do que na cidade do lado!

Esse é o drama de países como a Suíça por ex, que muitas vezes desvaloriza sua moeda somente para permanecer minimamente viável de ser comercializar como o mundo.

Ou como é o caso do Uruguai, que dolarizou tudo, o patrimônio das famílias está protegido, porém um café com leite em punta custa R$ 33,00. Fica bem pesado para ir turistar lá. E o reflexo são as ruas vazias!

Então eu não vejo o btc se tornando unidade de conta antes de estabilizar bem seu preço e principalmente antes de ser amplamente aceito!

Esse trabalho, como o que está sendo feito aqui é muito mais necessário do que a comunidade no geral se deu conta.

Não sabia que o Uruguai tinha adotado o dólar, mas isso acontece, além dos impostos, pq a qualidade de vida lá é melhor. O mesmo acontece se compararmos uma cidade turística como São José dos Campos com uma cidadezinha no interior do nordeste. Isso independe da moeda.

Se o Bitcoin é moeda de conta só em Rolante e ele se valoriza 5 vezes, vendedores precisarão vender as coisas mais baratas, gerando uma deflação. Isso é o que deve acontecer com uma moeda não inflacionária quando a produtividade aumenta.

Mas de fato, enquanto não houver adoção geral, o preço do Bitcoin, ou das coisas precificadas em Bitcoin, será bastante instável.