[Atualização]
Vocês viram que os EUA estão questionando se o Brasil cedeu urânio para o Irã?
Um senador dos EUA (Ted Cruz) questionou a posição dos EUA sobre o Brasil no governo Biden, considerando que navios iranianos passaram pelo Brasil em 2023 e podem ter levado 'algum material'.
https://bhaovivo.com.br/brasil-mundo/40202/
Segundo o Wikileaks, os EUA já monitoram essa relação nuclear entre o Brasil e o Irã, desde 2007. Essa noticia é de 2010:
https://exame.com/brasil/eua-monitoram-relacao-nuclear-entre-brasil-e-ira-diz-wikileaks/
[Errata] O primeiro ministro de Israel, Netanyahu, NÃO falou que um país ocidental cedeu urânio para o Irã:
Alguns noticiários se basearam em uma tradução mal feita em uma entrevista dele para a Fox News.
Mas ainda há alguns pontos que podem ser apontados como grandes bases para esse qestionamento, como:
- O Brasil tem urânio concentrado e enriquece urânio, embora, até onde sabemos, só em baixos níveis, suficiente apenas para a geração de energia nuclear, como na usina de Angra dos Reis;
- Dois navios do Irã atracaram por alguns dias no Brasil, a partir do dia 26/02/2023:
- Em menos de 6 meses depois, houve o sumiço de ampolas de uranio enriquecido, em julho de 2023, no Rio de Janeiro e não tinha câmeras para monitorar o ambiente na Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ).
[Foram amostras, ou seja, quantidades infimas para a produção de uma bomba nuclear, e considerando a diferença entre as datas, aparentemente não teriam sido levadas pelos navios do Irã, mas isso aponta a alta fragilidade do monitoramento desses materiais]
- No governo Lula, entre 2003 e 2011, o Brasil se envolveu em negociações com o Irã e Turquia, fomentado por Celso Amorim.
- O Lula é desde muito tempo alinhado com o BRICS e com o eixo das ditaduras em geral (e o Irã já é a algum tempo membro do Brics), e ele já fez o Brasil ceder enormes quantidades de dinheiro para a execução de obras em países comunistas e ditatoriais.
- Outro ponto central em tudo isso é que o Lula tinha transferido a Abin dos militares (GSI) para a Casa Civil quase um mês antes no navio iraniano aparecer e depois em 2024 retirou pessoas centrais de lá.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy0m345x984o
Texto original: