Se você estiver próximo de pessoas cheias de certeza e que desprezam o que você mais acredita, busque o quanto antes se afastar delas...
Elas tenderão a resumir suas proprias escolhas, vivências e crenças, como um fato para todos os outros e podem tentar forçar as visões de vida delas em você, como se toda a vivência fosse apenas sobre as percepções, satisfações e frustrações pessoais delas.
Se você estiver certo nas suas convicções, poderá estar carregando com você, na sua mente, um peso que não é seu, e, no mínimo, dificultando as suas próprias realizações. Já, se estiver errado, essas pessoas podem estar te impedido que você descubra por conta própria e o quanto antes, o melhor caminho para si.
Nada na vida é realmente determinístico, e todos temos contextos, experiências de vida, funcionamentos e apreensões subjetivas diferentes, por isso não há como apontar ao outro a percepção de algo que ele próprio não tiver os meios, nem estiver pronto, para ver.
Há vieses a que estamos sujeitos e que só nos estraem o pior e nos estagnam, e que, ainda assim, alguns tentam repassar como um fato para os outros. Esse comportamento é perigoso e tende a se retroalimentar, pode se tornar uma bola de neve, pode tomar dimensões em que para eles, você pode se tornar um terceirizador de frustrações pessoais deles, passando a ser tratado como o culpado das infelicidades, dos fracassos, achismos e das espectativas que as próprias pessoas cultivam para si.