1. Numismatas e curiosos por essa moeda podem para lá para obter e guardar de brinde.

2. O Estado não tem como obrigar a deixarem de usar o real, as pessoas sempre poderão escolher principalmente se usarem cartão ou pix.

3. O CBDC é um pix mais direto ainda, papel moeda é muito mais anônimo do que um PIX.

4. Pode gerar inflação e até deflação, a diferença é que a emissão seria na própria cidade e as pessoas iriam ter facilidade de reclamar.

5. Em um colapso do Real essa cidade já teria moeda e economia própria, os impactos seriam muito mais reduzidos, já que são diferentes emissões.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

1- Tá zuando né?

2- Pois é, por isso as pessoas continuariam usando os meios atuais.

3- Sim, o papel moeda será atacado.

4- Deflação jamais, pois moedas locais sem lastro não tem como ganhar valor, seria o mesmo que eu criar um moeda aqui em casa, imprimir, e um dia ela valer mais que o Real. Já inflacionar, é bem possível, basta os administradores da moeda social emitirem mais do que o lastro em real disponível. E como conhecemos os brasileiros, isso tem grande chance.

5- Colapso do Real, essa moeda social lastreada em Real iria para o saco junto. Como vc acha que os comerciantes dessa cidade iriam comprar de fornecedores de outras cidades ou países usando uma moeda que não tem valor, que não pode ser trocada por outras moedas pois não existe um câmbio para isso e se existisse não valeria nada.

Uma moeda sem lastro só funciona se for de curso forçado e com controle de capitais.

Se vc apontar uma arma para todos as pessoas e empresas da cidade e falar que ele tem que aceitar esse dinheiro. Caso contrário as pessoas e o comércio irão escolher o dinheiro mais confiável.