Meu problema com outras tokens é que, no fim, tudo é uma espécie de falcatrua, bro… sorry a quem gosta disso, mas a real é essa — não tem como ficar passando pano.

Todo mundo sonha em poder criar dinheiro. E todos esses projetos, no fundo, se baseiam nesse sonho. Se não fosse assim, usariam o Bitcoin como moeda do projeto deles. Mas por que insistem em criar o próprio dinheiro? Pra ter controle. Porque não existe nada mais lucrativo do que criar dinheiro do nada e tentar empurrar nos outros a ideia de que isso tem valor.

Eles acabam fazendo qualquer coisa pra dar uma falsa ilusão de valor — nem que seja por um curtíssimo espaço de tempo —, que é justamente quando desovam na cabeça da galera o que criaram e armazenaram antes que os outros pudessem fazê-lo. E assim a história se repete.

Então, eu até aceito o USDT/C, porque não tem jeito: a volatilidade do BTC atrapalha os negócios. E o USDT/C tem capilaridade global e efeito de rede — isso tem valor, não é simples de conseguir. Mas, de resto, pra mim, todos os tokens são, em última instância, um golpe. E o criador deles, no fundo, sabe disso.

E não, não são como ações de uma empresa, pq ação não é usada como dinheiro. Se fosse como ações e fossem negociados em bitcoin, até vá… mas não é isso, pq isso não daria dinheiro aos criadores. O que dá grana é empurrarem aquilo que criaram de graça por valor alto… e os projetos na maioria das vezes são financeiramente inviáveis, são só um disfarce para tentar dar credibilidade para o token.

Essa é minha opinião. Não to aqui pra ofender ninguém mas é o que penso em relação a tudo que não é bitcoin.

E ainda por cima eles tiram energia do único ativo que pode vencer os governos, que é o bitcoin. Então tem mais essa ainda.

Ah sim, muito do que falou eu concordo mesmo; mas quando se fala de ativo digital e tokens, devem ser coisas distintas, por exemplo, eu concordo que ativo digital mesmo é somente o bitcoin, mas acho legal estudo de caso com os tokens, moedas de time de futebol; desde que o indivíduo entenda que não se trata de um ativo, mas de algo apenas retórico, ou supérfluo mesmo. Um exemplo são as stable coins, que eu não apoio, mas concordo que elas estão sendo uma espécie de “aula” prática para carteira de criptoativos, para quem ainda é inseguro com bitcoin. Cada um tem sua função, mas no fim só chega o BTC mesmo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.