Mas o meu ponto é justamente afirmar que há uma grande influência do pensamento de Calvino no processo de descentralização da informação. Isso é inegável, é o que justamente os Romanistas negam. Essa influência é notável em Genebra na Idade Média e a na Escócia com Samuel Rutherford. Infelizmente isso não é reconhecido por ninguém que não se considera Reformado. Tanto que os exemplos mais recentes são Gary North que escreveu muitos artigos para o Instituto Mises e Ronald Nash que era um Economista da Escola Austríaca e Teólogo Reformado.

Enfim. Sugiro que pesquise sobre os Convenanters na Escócia e verá que eles só obtiveram sucesso por terem sido influenciados pelo pensamento de Calvino.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Me desculpe por não achar que esses eventos tenham realmente uma relevância tão grande assim, apesar de não negar absolutamente este componente no pensamento de Calvino, e que tal componente tenha influenciado de alguma forma. Só não tenho como sustentar tanta relevância assim na formação do estado moderno. E acho até que é um alívio saber que Calvino não é culpado pelas atrocidades que hoje acontecem no mundo.