Sobre aceitar as provações:

(…) mas se num grau ou noutro se tornar alguém de valor, prepare-se para experimentar diversos dissabores: a provação do ideal, que parece cada vez mais distante à medida que você avança; a provação dos tolos que não compreendem nada do que diz e escandalizam-se; a provação dos invejosos que o consideram insolente por ter ultrapassado a sua linha de combate; a provação dos bons que se deixam abalar, suspeitam de você e o abandonam; a provação dos medíocres que são legião, e que você incomoda pela silenciosa afirmação de um mundo superior.

Antonin Sertillanges, vida intelectual

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

eu fico pensando que cada reação das pessoas, se é uma provação pra nós, é porque há um convite para nós nos despirmos do ego.

se alguém não compreende o que eu digo e se escandaliza, e isso me toca, talvez seja um convite para eu ficar ainda mais íntima e viver de fato aquilo que já sei; se alguém considera insolente eu ter ultrapassado a linha de combate e isso me atinge, talvez seja um convite para eu reconhecer que não atravessei sozinha e talvez precise ser mais generosa; se alguém suspeita de mim e me abandona e isso me dói, talvez seja um convite para fortalecer a confiança em mim mesma e também no outro, que tem seu próprio caminho; e se eu incomodo muitos por alguma afirmação silenciosa, talvez eu precise assumir a afirmação para mim mesma, talvez seja um convite para a humildade de poder revisar minhas afirmações ou dúvidas.

obrigada por isso, Tiago. foi muito bom olhar pra tudo isso em mim.

Totalmente de acordo, essas provações funcionam como uma depuração do ego. Vamos mortificando alguns aspetos e fazendo-o podemos aprofundar o nosso conhecimento e submissão à verdade. Nessas nossas reações estão muitas vezes alguns alertas importantes.