Replying to Avatar Girino Vey!

Tem um livro muito bom do Malcolm Gladwell chamado "Outliers". Se você ainda não leu, recomendo que leia.

Ele tem dois capítulos onde ele compara a vida de dois gênios. Um deles foi o Chris Langan, que ficou famoso por participar de programs de auditórios estilo "quem quer ser um milionário". O Langam foi criado numa família do interior que não entendia que ele era superdotado, na escola ele se distanciava dos professores e dos colegas que considerava inferiores. Conseguiu uma bolsa para universidade, mas teve de abandonar porque a mãe dele se esqueceu de mandar a ficha de inscrição a tempo. Ele não sabia que poderia recorrer da decisão, por isso não recorreu. No final, sem um diploma e sem uma fonte de renda estável, ele viveu de premios que ganhava em programas de televisão. O cara tinha um dos maiores QIs dos estados unidos.

O outro gênio nasceu em uma família com tradição acadêmica que entendia o que era ser um gênio, foi ensinado desde cedo a navegar pelas instituições, tanto de ensino como políticas. Estudou em escolas especiais até entrar na universidade, onde também teve tratamento especial por ser um gênio. Conseguiu bolsas atrás de bolsas. Até se tornar um dos cientistas mais famosos que os estados unidos já teve, com um filme sobre ele sendo feito ano passo. Foi o Oppenheimer.

A diferença entre esses dois gênios fica bem clara: Um deles teve apoio de pessoas que entendiam que ele era um gênio, o outro tentou levar a vida de forma isolada, desprezando o que os outros tinham pra ensinar.

Ser autodidata tem seus méritos, eu mesmo fui autodidata na maior parte da minha vida. Não deixe de ser autodidata nunca. Mas o ser humano vive em sociedade. Desprezar o que a sociedade tem pra te oferecer, principalmente se a sociedade está PREPARADA pra te oferecer o que ela tem de melhor (como foi o caso do Oppenheimer) é caminho certo para o fracasso.

Pior ainda é recomendar que uma criança de 11 anos não aceite o apoio disponível para ela, sem nem ao menos conhecer a situação. Isso é uma irresponsabilidade tremenda, especialmente quando o argumento mais inteligente que você consegue produzir é "você tirou essa 'opinião' de uma apostila escolar".

Sim, amigão, ela iria sim virar "uma oppenheimer", até pq nós temos históricos disso acontecer com ajuda institucional no Brasil (kkkkkkkkkkkk). E ainda teve a brilhante ideia de citar um exeplo de um indíviduo de sangue azul no EUA, que teria esses benefícios sendo ou não um gênio, por causa de sua família.

A razão da sua insistência é por ser duro ser bobo sozinho, então você quer puxar os outros para as mesmas ilusões.

Ela sendo um gênio, pra notoriedade a chance maior dela é no nos jogos de xadrez, e aprender língua estrangeira pra se mandar daqui anos depois.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

você sabe que a mensa é uma instituição internacional (inglesa, na verdade), né? E que ser membra da mensa não atrapalha em nada ela se mudar daqui. pelo contrário, eles tem auxílios e programas de bolsa para quem quer fazer isso. Cara, é melhor vc parar e estudar melhor o que vc está atacando. vc está dando cada vez mais argumentos a favor da mensa, e não contra!

Sobre xadrez, a mensa tem campeonatos anuais de xadrez, tanto nacionais como internacionais, que ela pode participar, além de ter grupos especializados em xadrez onde ela pode ter contato com outros enxadristas do mundo todo (vários grão mestres internacionais).

Eu não conheço muito dessas "Sociedades de alto qi" tipo a mensa, mas, o Oshtor falou uma verdade, Brasil não valoriza gênios.

Talvez a Mensa seja muito boa, mas é inegável que tanto o governo como as outras pessoas médias tem desprezo por gente inteligente.

Se for pra entrar numa associação assim, não é melhor ser pra gringa, ou esperar e nem entrar agora?

Mas a ideia da mensa é exatamente essa: são pessoas SD/AH se juntando para superar essas dificuldades impostas pela sociedade. Se a crítica é que o Brasil não valoriza os SD/AH, entrar para um grupo que valoriza isso (e é composto 100% de pessoas que são SD/AH), é exatamente fazer a contrapartida necessária.

Vocês parecem acreditar que a mensa é do governo. Não é gente. É uma associação livre de pessoas SD/AH. Não tem nenhuma ligação com nenhum governo muito antes pelo contrário.

Assim, se o pé blema éBrasil não valorizar gênios seria burrice desmerecer exatamente uma das únicas associações que valoriza eles, não ?

Mas é algo tão vantajoso assim? Você fez algo por lá? Vi que entrou na Mensa

Pra mim, como eu disse, a vantagem foi conhecer pessoas semelhantes, alguns dos melhores amigos que tenho, e os descontos que eles conseguem por serem uma instituição educacional (eu economizo uma centena de dólares ao ano, no mínimo, com os produtos educacionais do Github).

Pra outras pessoas que não tiveram a rede de apoio que eu tive quando cresci, a mensa acaba funcionando como essa rede de apoio. E para os adolescentes tem programas próprios para até apoiar o desinteresse e frustração pelo sistema escolar.

Enfim, só no que eu economizo de grana já acho que vale. As amizades são um extra.

Se tudo de educacional da Mensa estiver disponível na internet, eu posso estudar sozinha, e sem compromisso, como já costumo fazer.

E vai perder só 90% do que a mensa te dá, que são as pessoas e os descontos.

Mas o que tem demais na Mensa? Vamo lá, entrou, e agora?

Agora vc procura seus grupos de interesse, seja presenciais , seja online, entra neles, e conhece as pessoas que entendem daquele assunto e discute com elas, pega dicas, faz perguntas, etc. isso pessoas do mundo inteiro. vc também pega a lista de serviços que tem desconto e contrata se quiser. (No meu caso foram os do Github educational). Pega a lista de campeonatos e se inscreve. Baixa os artigos pra ler, ou vê os vídeos de palestras e aulas. Vai nos eventos presenciais e assiste as palestras. Entra para o programa de couch surfing, e se hospeda na casa de pessoas da mensa no mundo inteiro que tiverem vaga disponível. Ou então vai só no churrascos e fica bêbado falando besteira com a galera, que aliás é minha parte preferida.

E se você não gosta de nada disso, você junta um grupo de mais umas cinco pessoas e cria uma nova atividade sendo você voluntário para organizar.

Como eu disse, é uma organização de pessoas livres cada um faz o que bem quer. A ideia é ter massa crítica de pessoas com QI alto para que a haja pessoas o suficiente com cada tipo de interesse para formar os grupos e as atividades da forma como elas vêm entendem. Todas as atividades e a coordenação das atividades são voluntárias e feita pelos membros que tiveram interesse em praticar aquela atividade

Por exemplo os descontos que eu falei em produtos educacionais da Microsoft, eles existem porque um dos membros se foram anterior a negociar junto à Microsoft para obter esses produtos de forma gratuita pelo menos. A mesma coisa acontece com o e-mail da mensa um dos membros negociou junto ao Google e conseguiu um e-mail gratuito para todos os membros. Tudo é feito dessa forma cada um se voluntaria para fazer o que tem o seu interesse e coordenar as atividades na quais ele tem interesse ponto no final Como ter uma quantidade grande de pessoas e todas elas são inteligentes obviamente o grupo consegue organizar uma quantidade razoável de atividades que interessam a praticamente todo mundo principalmente considerando o mundo como um todo

Me desculpa qualquer erro aí na mensagem porque eu tô passeando com a cachorra e usando o reconhecimento de voz para poder escrever

Que chique. Então a mensa não tem nada a ver com governo, e nada, é voluntário

Sim p**** eu tô falando isso desde o começo c******

O reconhecimento de voz me censurou kkk

E agora o FDP corrigiu a minha risada para o nome da Ku Klux Klan oh Deus

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CALMA GIRININHOZINHO

Conseguir um livro do nostr:nprofile1qqsx99qzfkctq7hffcffn3vv6geh0k3w6ve8d0ynjgce44ns0asa6pspzdmhxue69uhhwmm59e6hg7r09ehkuef0rmgdpu autografado já vale eu ter entrado pra mensa... Aliás fiquei devendo responder a piada do Breno... É só 98% inútil...

Quando entrei há 10 anos era bem inútil, era só um grupo que bebia cerveja e falava de star wars. Fico muito feliz de não ter idiota e desprezado, que isso me fez ter encontrado pessoas incríveis que já me geraram projetos, renda, networking e, principalmente, auxílio com informações impossíveis de achar em outros lugares. Hoje, que a presidência é extremamente engajada em arrumar benefícios para os membros, nem se fala. Só de não pagar para usar o copilot já vale a pena.

Por outro lado, vc pode se associar e não usar nada se não quiser. Não conhecer pessoas, não participar dos encontros e dos grupos online, não usar os descontos e ferramentas grátis, etc.

Não conhecia especificamente, dei uma rápida olhada e vi aqui, e admito certa ignorância da minha parte e que poderia ajudar. Mas eu não sei quem paga a conta na sociedade, ou o conteúdo das redes exclusivas como seus boletins, então não implicaria confiar cegamente nisso.

Sem falar que eu demonstro mais respeito pelo intelecto dela independendo da idade, dizendo o que penso, do que se eu desse conselho socialmente scripitado, pois ela é um gênio, e tem filtros mentais afiados.