Primeiro Trump, agora Milei:

Lançou um memecoin e depois fez o rug pull.

Além destes dois casos serem vergonhosos, possivelmente estamos a iniciar uma nova moda.

Nos próximos tempos vão surgir centenas, milhares de projectos similares, sobretudo por desportistas, artistas e influencers de redes sociais.

Eles vão aproveitar as suas grandes legião de seguidores, para vender os seus tokens.

Hoje em dia, o número de seguidores nas redes sociais é um barómetro para calcular e comparar o poder de influência dos influencers. Qualquer dia, poderá ser o marketcap dos tokens, isto desalinha por completo os incentivos. Pode tornar-se perigoso.

Como estes influencers, não são aficionados por cripto, ao vender os tokens vão converter para dólar e vão sair do ecossistema cripto. Eles vão drenar a liquidez da shitcoinagem.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Desalinha quais incentivos?

Por vezes, os incentivos económicos podem ser perversos, o ser humanos é mais atraído mais pelo mal, do que pelo bem.

Um bom exemplo são o clickbait e as fakenews gera muito mais views.

Outro bom exemplo, são os youtubers, aperceberam-se que ao fazer coisas estúpidas gerava mais views, do que fazer bons conteúdos.

Ao ser mais lucrativo, começaram a fazer coisas cada vez mais estúpidas e mais arriscadas, por vez, até colocam a sua vida em perigo. Como trends de sair do carro em movimento, comer detergentes das máquinas de lavar, ou fazer banhos de Nutella.

O mesmo pode acontecer com os tokens, podem criar desafios/meta para os seus seguidores, se o token atingir valor 10x faz y, se atingir 100x faz z.

Isto vai levar para muito maus.

Mas você não acha isso inevitável e parte do aprendizado? A maioria das pessoas consomem lixo, participam de pirâmides e etc, mas somente elas são prejudicadas por isso. É a lei da seleção natural, onde existe liberdade para fazer merda, vai existir merda, faz parte da vida.

O máximo que podemos fazer é apontar hipocrisias e tentar educar as pessoas.

Sim, é verdade, é inevitável que existir casos, mas tem que existir bom senso. Já hoje existem casos, mas é num mercado muito pequenos, mas com a entrada de influencers com dimensão internacional, pode gerar problema gigantes.

Além de poder gerar enorme perda financeira, como o Trump, já desvalorizaou 10 biliões, muita gente perder dinheiro. Estes influencers deveriam ter mais bom senso.

Mas tens toda a razão, a educação é essencial. Só que a maioria dos seus seguidores não tem educação, não percebe como funciona o mundo cripto, não sabe que aquilo é um casino. Os influencers enganam os seus seguidores por mais lucro.

Aqui no Brasil tem uma frase que pegou: Todo dia acordam um trouxa e um esperto, quando eles se encontram, dá negócio.

Eu acho muito educativo isso estar sendo feito por políticos, assim a população percebe ainda mais que essa classe só pensa em si e não na população. Agora esquemas para enganar pessoas, sempre existiu, pirâmides financeiras sempre existiram. E cada vez que uma pessoa cai em um golpe desses, é um aprendizado enorme, aprendizado pela dor mas é.

Que frase brilhante. 🤣

Sim, é um aprendizado, a grande maioria vai aprender com a dor.

Mas o meu lado mais perfecionista e moralista, ainda acredita que é possivel, todos podem aprender sem dor, eu sei que é uma utopia.

Delicia papai, sempre q algo vier de politico sempre pressuponha canalhisse, sempre q vc ver algo bem intencionado, talvez ate seja, mas é bem intencionado pra ele e seus pares, se for bom em algum ambito ou aspecto para nós reles plebeus, foi apenas um simples acaso da cida