#Bitcoin
Vocês sabem o que é "multisig escrow"?
A transação padrão de Bitcoin é como uma doação unilateral onde uma pessoa assina o envio de bitcoins de uma carteira para outra.
As carteiras multisig permitem que novas configurações de negócios sejam realizadas, como a realização de um contrato complexo com condicionantes, especificações, prazos e diversas outras coisas a partir de duas manifestações de vontade e a definição de um árbitro (escrow).
Uma breve exemplificação do contrato multisig escrow pode ser demonstrada assim. Um comprador deposita bitcoins numa carteira multisig "2 de 3" onde uma das chaves está com o vendedor, uma com o comprador e outra com o árbitro. Uma vez feito o depósito, o vendedor entrega o produto ou realiza a obrigação, assinando ao fim a transação de transferência do pagamento. O comprador analisa a regularidade do produto ou do serviço e, concordando, assina a transação de pagamento para o vendedor. Como já existem duas assinaturas, a transação está acabada sem a participação do árbitro. Caso haja descumprimento da obrigação do vendedor, o comprador solicita o reembolso ao árbitro que, julgando a legitimidade das razões do comprador, assina a transação de reembolso junto com o comprador, desfazendo o negócio.
O árbitro desses contratos pode ser considerado um terceiro de confiança e é possível que haja algum conluio entre uma das partes e o árbitro para lesar a outra parte, exigindo que a escolha do árbitro seja feita de maneira cuidadosa, e que o árbitro tenha alguma reputação em risco e garanta a publicidade e fundamentação de seus atos.
Uma multisig escrow é um contrato incensurável e pode ser realizado de forma anônima, até mesmo quanto ao árbitro, prevalecendo sobre qualquer território e independente de qualquer autorização estatal.