Se esse fosse o seu último dia, você estaria satisfeito com tudo o que fez?

É diante da morte que vemos com mais clareza o que é pífio e o que é elevado.

Tenho a um tempo refletido em duas frases antigas ao ponto de unir elas em uma só:

MEMENTO MORI - Lembre da morte

CARPE DIEM - Colhe/aproveita o dia.

MEMENTO MORI ET CARPE DIEM

Que traduzo:

"Lembre-se que morre e viva o hoje"...

Como uma forma de buscar ver a significancia das coisas, criar significância e buscar coisas mais significantes.

Nós hoje vivemos como se a vida não acabasse ou como se demorasse muito para isso, e até acabamos sendo indiferentes com as vidas e com as mortes das outras pessoas. Assim, não fazemos o melhor uso que poderíamos ao não vermos ou empurrarmos as coisas para o "futuro".

Mas uma coisa me parece certa: Diante da morte, a fama, o dinheiro, o poder, a beleza, o conforto, as brigas pontuais... Tudo isso perde o sentido e se torna ínfimo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Se eu morresse amanhã, apesar de não totalmente realizada em muitas coisas, morreria feliz.

Acredito que já fui longe o bastante para o que poderia ser se eu fosse uma pessoa "normal". As vezes qualquer emoção é melhor do que a monotonia da segurança.

Faz bastante sentido. As vezes nós projetamos planos gigantescos e terminamos perdendo a alegria de viver e de estar com quem amamos, empurramos a felicidade para uma meta distantante.

A felicidade não deveria ser algo do futuro, deveria ser algo do agora, independente da condição financeira, anseios ou projetos, deveria vir das pequenas coisas, como por ter vida e pela capacidade de fazer algo de bom para alguém.

Creio que essa insatisfação tenha surgido mais com o nosso modelo moderno de sociedade, que mais valoriza a riqueza e o destaque, que pelo prazer em viver junto.

Absolutely not, I have so much to do!

We all have many things we can do, but the incessant search makes us insufficient and anxious, and takes us away from our own charm of living and enjoying life.

And I'm not saying that great things can't be sought and even achieved, because they can, but future plans are not the most significant thing in life, but rather what we actually live... After all, the future doesn't exist, it's just a projection.

The idea of happy death is farce,

I think a better thing is would you die a wright.

You don't choose how a person will feel when they die, and that's not the point...

The point is to be satisfied with who you are. Death here is just a way of delimiting an extension.