Não me refiro a uma incapacidade de melhorar por conta da política, mas que os impostos, burocracias, inúmeras proibições, o baixo poder de compra geral, os salários baixos (comparado a muitos outros países) e o acesso restrito a inúmeros produtos e serviços (por serem exorbitantemente caros ou ausentes), são grandes responsáveis para uma população estatisticamemte pobre, com baixa educação, com altíssima dificuldade de empreender ou ascender profissonalmente, para de fato ter (e manter) um padrão de vida digno e bem mais independente do Estado.

A população brasileira está a décadas estagnada, andando de lado e se contentando com muito pouco, quando poderia ter muito mais. Mas, infelizmente, a maior parte dos brasileiros simplesmente só vivem no mundinho do Brasil e não percebe que lá fora tem muita gente vivendo muito melhor com o exato mesmo trabalho básico... É ínfima a parcela que tem a oportunidade e os meios básicos para trabalhar para o exterior vivendo no Brasil, por exemplo, pois geralmente exige muito mais conhecimento do que ela consegue ter acesso de forma mais direta.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não discordo e sim, existem várias dificuldades. O problema é complexo, porém muitas pessoas se vitimizam se aproveitando desse discurso que o país é uma bosta como desculpa pelo fracasso delas.

Existem muitas oportunidades, pelo menos para ter uma vida um pouco digna, mas é preciso um pouco de coragem e força de vontade.

Sim, mas nem sempre coragem e força de vontade bastam, e sei disso por inúmeros casos que verifiquei.

Em um deles, a empresa em que eu trabalhei parou tudo justo pouco tempo depois que o Lula foi eleito e eu tinha perdido o emprego.

E observando o rumo que pessoas muito próximas a mim tiveram, em que eram pobres, se tornaram ricas, mas por um colapso causado por políticos, na cidade em que viviam, perderam a empresa e nunca mais conseguiram o nível que tinham. Mesmo tentando, outro problema, já do lado de incompetências da justiça os deu prejuízos mais de uma vez.

Em outro caso próximo a mim e ainda mais amplo, por um 'desastre' envolvendo a política (sem que muitos saibam), pessoas perderam quase tudo o tinham, e mesmo em um mais antigo houve suicídio em massa por pessoas que não recebiam os salários por meses...

Por isso sei mais do que ninguém que há um grande engano sobre o quanto não dá para se confiar em manter uma vida no Brasil, muitas pessoas já sofreram tanto disso que sequer conseguem se reerguer. Raros são os casos que fogem disso.

Eu sei que não bastam e eu estou generalizando. Meu argumento é analisando casos a minha volta, além do sentimento que vejo na internet de modo geral.

Sobre essas questões de ter que diminuir o padrão de vida por passar a receber menos que antes, esses casos são os mais complicados, porque a pessoa vivia de uma forma e passa a ser obrigada a diminuir os custos, e isso para muitos é uma humilhação .Muitas vezes o padrão de vida diminui mas ela ainda vive bem mas por algum motivo ela não aceita a nova realidade. Mas nesses casos eu acho que é mais um problema psicológico que muitas vezes envolve ego.