Vc acha que isso é superficial mesmo sendo relatos reais, mas que evidências vc tem pra sua crença mitológica num céu inferno literal?
Discussion
Qual o motivo da discussão de vocês
No livro dos espíritos há uma passagem que me marcou profundamente. Nao sei dizer qual pergunta era, mas era mais ou menos assim a resposta:
“Mesmo que um espírito se materialize na rua, haverá quem ainda não acredite.”
Ou seja, não importa quantas evidências existam, quem quer se iludir, vai fazer exatamente isso. Isso é verdade para a reencarnação, socialismo, etc.
A ideia de reencarnação cria muitos problemas principalmente a ideia de karma. Pois passa a justificar a pobreza e miséria junto com crueldade
Eu penso que seja exatamente o contrário, a reencarnação explica muitas questões que nenhum dogma religioso ou o materialismo explica. Porque uns nascem na total miséria e outros nascem na riqueza, uns nascem enfermos e outros saudáveis, uns são muito virtuosos e outros são completamente ignorantes.
Se não existisse reencarnação Deus seria injusto e portanto não seria Deus.
A questão que tu justifica um sistema de castas por isso
Espiritismo nunca ensinou sistema de castas. O espiritismo ensina que todas as almas são criadas simples e ignorantes e tem que evoluir espiritualmente até atingirem a perfeição passando por provas e/ou expiações. Ou seja ninguém é melhor do que ninguém por causa de posição social como prega o sistema de castas indiano
Vamos lá ai começamos a pensar em como certas sociedades têm espíritos mais avançados do que outras e podemos levar esse raciocínio a diante
Sim, pois esses espíritos já conquistaram sua evolução, do mesmo jeito que os espíritos mais atrasados um também irão
"[…] o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na Criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, faz com que desapareçam, naturalmente, todas as distinções estabelecidas entre os homens, conforme as vantagens corporais e mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou as castas e os estúpidos preconceitos de cor." (Revista Espírita,1861,p. 432.)
"Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade." (A Gênese, cap. I, item 36, p. 42-43. Vide também Revista Espírita,1867, p. 373.)
Pera se não houve um povo eles vão reencarnar em outro. Os preconceitos não desaparecem vão dizer que certos corpos de raça são inferiores a outros