Avatar
Eli Vieira
035f494df237c41f9a313496282d88cf2056d8b57d2ce027c5671efc09c4622e
Jornalista e biólogo geneticista, autor de “Mais Iguais que Os Outros” (Avis Rara, 2025). Coautor das reportagens Twitter Files Brasil e Vaza Toga 2.

Está é a pior metáfora desde “comer tatu é bom, que pena que dá dor nas costas”. Já ilegalidade óbvia do STF embrulhada em juridiquês, tá liberado.

O ativista pró-censura Fábio de Sá e Silva, que leciona em Oklahoma na área acadêmica fake "Brazilian studies", mentiu para a DW que Elon Musk já planejava sair do Brasil porque seus negócios estavam indo mal aqui. Só com o ditador de toga congelando as contas da Starlink, calculei que deixaram de ganhar 8,2 milhões de dólares mensalmente em assinaturas no país.

https://m.primal.net/Kiwp.mp4

Discurso de Michael Shellenberger, jornalista e meu colaborador na série de reportagens Twitter Files Brasil junto com David Ágape, hoje na Paulista:

“Lula e Moraes dizem que devem bloquear o X para proteger a independência do Brasil. X é uma plataforma para palavras perigosas, falsas e odiosas, eles dizem, e muitas dessas palavras violam as leis e a Constituição do Brasil.

Mas sua censura vai muito além do que a constituição do Brasil permite. O governo exigiu que X e outras redes sociais censurassem e banissem pessoas individualmente, incluindo jornalistas e políticos. Essas proibições são imorais, ilegais e inconstitucionais. Elas constituem interferência eleitoral e minam a democracia ao impedir que os candidatos divulguem a palavra.

Concordo que mentir é errado, discurso de ódio é feio e há limites para a liberdade de expressão. Não devemos permitir que as pessoas usem palavras que resultem diretamente em violência física.

Mas todo mundo mente, todo mundo se envolve em discurso de ódio e os limites para a liberdade de expressão nunca devem incluir eleições. Imagine o que aconteceria se fosse ilegal mentir. Todos deveriam ir para a prisão, começando pelos jornalistas e políticos. Quanto ao discurso de ódio, Lula expressou ódio quando elogiou Adolf Hitler? Ele não expressa ódio toda vez que fala de Elon Musk e Jair Bolsonaro?

As pessoas culpam discursos pelo caos de 6 de janeiro nos Estados Unidos e 8 de janeiro no Brasil. Mas os eventos daqueles dias foram resultado de segurança inadequada, não de algo que alguém disse online. E se o governo pode censurar informações eleitorais desfavoráveis, como alguém saberia se o governo roubou uma eleição?

A democracia e as eleições seguras dependem da liberdade de expressão. A ideia de que devemos censurar discursos para proteger a democracia está no mesmo nível de outras ideias orwellianas como "Guerra é paz" e "Escravidão é liberdade". Por milhares de anos, democracia e liberdade andam de mãos dadas, assim como censura e ditadura.

Todo mundo sabe em seu coração que censura é errado. Todos nós sabemos que somos imperfeitos e não sabemos tudo. Sabemos que dependemos dos outros para descobrir a verdade. Por que, então, tantas pessoas querem censura?

Parte do motivo é poder. Lula e seus aliados acreditam que ganharão uma vantagem se puderem impedir que seus inimigos políticos tenham permissão para falar.

Outra parte do motivo é intolerância. Lula e Moraes simplesmente não suportam que lhes digam que estão errados. Eles se comportam como se fossem deuses oniscientes, em vez de humanos imperfeitos e falíveis.

Outro motivo é o medo. Homens seguros com egos saudáveis ​​sabem quem são e não são ameaçados por críticas. Homens fracos com egos inseguros dependem para sua identidade de serem constantemente bajulados como crianças mimadas.

Uma das principais características do totalitarismo é a perseguição de hereges. Da Inquisição Espanhola ao Nazismo e ao Comunismo, os censores não querem apenas silenciar. Eles querem perseguir e punir.

É razoável perguntar se é tarde demais para salvar o Brasil e o mundo do totalitarismo. Muitos cidadãos querem censura. Eles querem silenciar seus vizinhos, até mesmo de falar uns com os outros.

Mas mais gente ainda quer liberdade. Falei com um jovem ontem que disse ser de esquerda e se opôs à proibição de X. Ele disse que não conhecia ninguém que concordasse com a proibição.

Assim, ao proibir o X, Lula e Moraes se revelaram ditadores. Eles violam algumas leis e inventam outras. Eles aplicam leis contra seus inimigos e nunca contra seus amigos. E são tão mesquinhos e vingativos quanto os tiranos do passado.

Não podemos controlar o que eles fazem. Se pudéssemos, não estaríamos aqui hoje. Só podemos controlar o que fazemos. E o que podemos fazer é expressar nosso amor pela liberdade, pelos direitos humanos e pela constituição.

O mundo inteiro está observando o que está acontecendo aqui. Até mesmo as pessoas que apoiam a censura acreditam que o Brasil foi longe demais. Nos últimos dias, o Washington Post, o Economist e a Bloomberg denunciaram a proibição do X.

Lula e Moraes colocaram a liberdade e a prosperidade do Brasil em perigo. Como alguém pode se sentir seguro investindo em um país que congela ilegal e arbitrariamente as contas bancárias das empresas? Como os líderes brasileiros podem se sentir seguros viajando para os Estados Unidos agora? Eles não se preocupam que suas contas bancárias possam ser congeladas? Eles deveriam se preocupar.

O Brasil é realmente tão frágil que um ato tão radical de censura é necessário? Os cidadãos adultos do Brasil são como crianças cujos pais devem tapar os ouvidos para que não ouçam palavras que possam incomodá-los? Acho que não. Se o Brasil quer ser respeitado pelo mundo, seus líderes devem começar a respeitar seu povo.

Muito obrigado a todos. Deus os abençoe e Deus abençoe o Brasil.”

Multidão na Avenida Paulista hoje contra Alexandre de Moraes. Dá para confirmar que é de hoje porque tem o "M" do candidato à prefeitura Pablo Marçal.

https://m.primal.net/Kikh.mp4

No Threads, o Twitter pirateado do Zuckerberg, a jornalista Vera Magalhães alegou que o "mais triste" do suposto assédio sexual do agora ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida à ministra da Igualdade Racial Anielle Franco “é a quantidade de racista ou machista, ou ambos, esfregando as mãozinhas com o prejuízo que isso vai trazer para dois movimentos tão fundamentais”.

Isso me lembra um piada do falecido humorista Norm Macdonald a respeito das denúncias de estupro contra o humorista Bill Cosby.

“Meu amigo disse que a pior parte a respeito do Cosby é que ele é um hipócrita. Eu disse que não acho que é a pior parte. Acho que a pior parte é o estupro, bem no topo, e em segundo lugar drogar as mulheres. Em terceiro, o planejamento. A hipocrisia estaria bem no fim da lista, na quarta página talvez. Não sou especialista, mas provavelmente todos os estupradores são hipócritas. Imagina alguém dizer 'gosto de estuprar, não me importo', e responderem 'pelo menos ele não é um hipócrita'."

Pablo Marçal chegou na Paulista de surpresa.

Aparentemente, o carro com som que incomodou Bolsonaro no começo de seu discurso foi o de Marco Antônio Costa. Sem dizer o nome dele, Bolsonaro parece ter chamado o comentarista de "picareta", se voltou pro governador Tarcísio de Freitas e chamou pela censura do carro. Pediu que alguém sabotasse o carro puxando um fio. Não está pegando bem para uma manifestação pela liberdade de expressão.

“Alexandre de Moraes, esse ditador que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luiz Inácio Lula da Silva.”

— Jair Bolsonaro, na Paulista, agora.

Neste momento fala no trio elétrico de Malafaia o ex-presidente Bolsonaro. Se irritou com um carro que tentou abafar seu discurso, chorou falando da filha, criticou Moraes, negou que queria dar golpe de Estado. O trio elétrico acompanha tudo com sonografia (tipo um "bang" para indicar uma fala bombástica) e músicas acompanhando cada uma das emoções do político.

Compare a parada do 7 de Setembro de Lula com a manifestação pelo impeachment de Alexandre de Moraes.

https://m.primal.net/KiYC.mp4

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, fez um discurso genérico na Paulista agora, evitando tocar na pauta do impeachment de Alexandre de Moraes.

Cobertura ao vivo do protesto contra Alexandre de Moraes com meus colegas Paulo Polzonoff e Mariana Braga

https://www.youtube.com/watch?v=yMErLYE4JMY

🚨BREAKING NEWS: Lula demite Silvio Almeida após denúncias de suposto assédio sexual

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-demite-silvio-almeida-denuncias-suposto-assedio-sexual/

Oi, valeu por tentar. O zap do Julio chegou de boa. O problema então deve estar aí. elivieira@bipa.app

Abraço

Eu irritava o ministro comunista identitário de mão boba antes de ser modinha.

Hey Jack. Congrats for leaving Bluesky. I tried it. Couldn't stand the completely skewed distribution of political beliefs there.

Dedurando Xandão para os gringos: no jornal The Free Press de Bari Weiss (ex-editora de opinião do NYT que atuou nos Twitter Files EUA), corrigi a autora convidada da coluna semanal TGIF, Katie Herzog, porque ela disse que Elon Musk tinha razão moralmente, mas não legalmente. O jornal é na plataforma Substack, por isso no meu nome é mencionado meu Substack "Cartas". "BarPod" é o podcast da Katie com o jornalista Jesse Singal, "Blocked & Reported." O nome do podcast deles inspirou o meu Tôblock.