Avatar
Eli Vieira
035f494df237c41f9a313496282d88cf2056d8b57d2ce027c5671efc09c4622e
Jornalista e biólogo geneticista, autor de “Mais Iguais que Os Outros” (Avis Rara, 2025). Coautor das reportagens Twitter Files Brasil e Vaza Toga 2.

São de uma pessoa da minha família.

Meu colega Omar Godoy entrevistou o lutador que citou Hoppe:

Renato “Moicano”, o lutador libertário, antiglobalista e fã de Mises

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/renato-moicano-lutador-libertario-antiglobalista-mises/

Parabéns para Pablo Marçal, o político que se vende como o mais puro “de direita” (seja lá o que isso for), mas com suas ações obriga conservadores e liberais a defender o invasor de propriedades e radical socialista Guilherme Boulos. Essa “programação neurolinguística” é muito esperta, hein.

Começou o festival de desculparia, de veja-bens e não-é-bem-assins.

Estado do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará (Brasília), neste momento. #Queimadas

https://m.primal.net/LMId.mp4

https://m.primal.net/LMIe.mp4

Um sujeito que toca um site sobre Tolkien supostamente desde 2001 olhou esse trecho da minha resenha e comentou "E...?" Eu visitei o perfil dele e lá ele reclamava se as adaptações colocavam ou não asas nos Balrogs. Então asa do Balrog = importante, orcs desobedecendo e matando um Maia = irrelevante. É assim, senhoras e senhores, que diagnosticamos instantaneamente a ideologia da pessoa.

Sem paywall no momento:

“O primeiro episódio da segunda temporada de ‘Anéis de Poder’ retrata Sauron tendo de argumentar para persuadir orcs a segui-lo. Isso não é Tolkien.”

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/beijo-na-sogra-orcs-amaveis-referencia-a-matrix-aneis-de-poder-faz-escolhas-estranhas/

Eu não acho que as coisas são planejadas a este nível geopolítico. Pesquisas de opinião mostram que quantidades cada vez maiores de americanos, às vezes maiorias em grupos demográficos como mulheres que votam no Partido Democrata, acreditam que "discurso de ódio" já é crime por lei no país e não parte da liberdade de expressão. Até o vice na chapa da Kamala Harris, Tim Walz, pensa assim. A "esquerda" escolheu a censura como sua nova vaca sagrada. O resto é consequência disso.

O médico que assina o laudo postado por Pablo Marçal sobre suposto surto psicótico de Guilherme Boulos por uso de cocaína tem CRM inativo. Há quatro possibilidades: desistiu da prática médica, aposentou-se, tem pendências como falta de pagamento da anuidade, ou sofreu sanção disciplinar.

O Globo ouviu uma funcionária da clínica que negou que José Roberto de Souza tenha trabalhado lá.

O UOL diz que a assinatura no documento não bate com a de outro de autenticidade conhecida.

O Poder360 foi mais direto: Marçal usou o nome de um médico morto para campanha de última hora contra o adversário.

Frases da Semana no ar!

“Quero te pedir algo: tenha um encontro íntimo comigo nessa urna” – Pablo Marçal.

Comentário do Ari Fusevick: “Avisem ao Marçal que a eleição é para prefeito de SP, não para ministro dos Direitos Humanos.”

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/frases-semana-adoro-quando-homem-diz-posso-mandar-nele/

Resenhei:

Beijo na sogra, orcs amáveis, referência a Matrix: “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” faz escolhas estranhas

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/beijo-na-sogra-orcs-amaveis-referencia-a-matrix-aneis-de-poder-faz-escolhas-estranhas/

Essa estratégia ridícula de "vote em mim ou a democracia está ameaçada" é como flamenguistas dizerem que o Campeonato Brasileiro vai acabar se o Flamengo não ganhar. Vai que cola.

O lançamento do meu livro sobre identitarismo está previsto para março. Planejo organizar ao menos uma noite de lançamento em Brasília. O livro é dividido em duas partes: "Identitarismo: modo de preparo" (subdividida em "fontes intelectuais" e "fontes instintivas") e "A identidade e seus abusos". Não será muito longo, o tamanho atual está dentro da média para não-ficção, cerca de 200 páginas.

Eu improvisei um subdomínio e fiz meu próprio, mas deu algum problema.

Ana Kasparian, âncora do canal de esquerda The Young Turks, hoje se arrepende de ter sido woke (confira entrevista com Katie Herzog) e anda enfrentando a extrema esquerda no X.

O que o tirano Alexandre de Moraes privou milhões de verem. Bluesky ainda tem aspecto amador, além de ser muito associado a um grupo político — sem falar nas práticas de Twitter 1.0, como listas de bloqueio, eu fui posto numa com nome "dodóis" pela ativista pró-censura Cecília do Lago, quanta maturidade... —, e Threads parece um Twitter nu, com algoritmo de recomendação defeituoso e nenhuma opção de ver as coisas em ordem cronológica. Toda tentativa de substituir uma rede social pioneira como o Twitter até hoje falhou. Pois há um problema de ação coletiva aí. Nem mesmo semideuses de toga que criam leis na própria cabeça conseguem fazer milagre nisso.

Michael Shellenberger resume nossas descobertas:

Como Kamala Harris e Joe Biden estão financiando a censura no Brasil

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/como-kamala-harris-e-joe-biden-estao-financiando-a-censura-no-brasil/

Pouco tempo passou entre os ministros do STF ignorarem completamente a regra de falarem só nos autos, virando palpiteiros (às vezes anônimos) na imprensa, e o STF virar um BBB piorado.

“Adoro homem dizer que eu posso mandar nele”, diz Cármen Lúcia a Dino

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/adoro-homem-dizer-que-eu-posso-mandar-nele-diz-carmen-lucia-a-dino-durante-sessao-do-stf/

Pouco tempo passou entre os ministros do STF ignorarem completamente a regra de falarem só nos autos, virando palpiteiros (às vezes anônimos) na imprensa, e o STF virar um BBB piorado.

“Adoro homem dizer que eu posso mandar nele”, diz Cármen Lúcia a Dino

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/adoro-homem-dizer-que-eu-posso-mandar-nele-diz-carmen-lucia-a-dino-durante-sessao-do-stf/