Avatar
Artur Coelho
2034077a1699335d351cba3557d563c1f610c11feda9130dc100ec9cb22ad471
Cliente habitual da A8, pessoa que faz umas cenas e blogger à antiga no https://intergalacticrobot.blogspot.com/.

Quão incompetente pode ser uma organização internacional que marca uma reunião exclusvamente com portugueses, mas cria a reunião no fuso horário espanhol e não indica essa informação? Resultado, perdi a reunião porque cheguei à hora marcada...

Claramente, este é um projeto que terei de me desvincular. A partir do momento em que a Codeweek passou a ser gerida por uma organização "sem fins lucrativos" mas que nos quer a vender os seus cursos, é óbvio que o projeto aberto e inclussivo morreu.

Naquela habitual confusão do final de aula, uma das minhas pequeninas de 5º ano aproxima-se e diz-me "sabe, professor, as suas aulas foram muito importantes para os meus irmãos, aprenderam muito, e agora estão a estudar computadores". Traduzindo da linguagem de uma criança de 10 anos, estudam engenharia informática.

Caiu-me tudo. Estes momentos fazem valer as dores de cabeça, chatices, e é isto que faz valer a pena as lutas.

Coisas que se lêem noutras redes em discussão sobre inteligência artificial: "a operação é complexa, tão complexa que vai para além da nossa compreensão como seres humanos". Fiquei abismado! Quer dizer que os investigadores que desenvolvem os algoritmos de IA são tipo alienígenas? Seres para lá do humano? Super-inteligências biológicas que mimetizam o aspeto humano?

Faz lembrar a frase de Clarke sobre tecnologias indistinguiveis da magia.

Milagre papal: vir ao mercado asiático do Martim Moniz e... ter lugar à escolha para me sentar. Aliás, dado o silêncio de Lisboa, suspeito que muitos já cá não põem os pés, e outros estejam em fuga para evitar os magotes aduladores do papa.