Dinheiro de mentira e o Bitcoin
Nunca na história da humanidade houve tantas moedas de mentira circulando ao mesmo tempo.
Com menos de 100 anos entre o fim do lastro em ouro e o momento atual, temos aproximadamente 180 moedas fiduciárias rodando pelo mundo todo.
180 moedas que são geradas a partir de uma impressora infinita de dinheiro.
E o que isso quer dizer? Por que isso é importante?
Porque o mundo vai contra sua própria evolução. Estamos evoluindo tecnologicamente, onde as coisas já não necessitam mais de tantos materiais para serem feitas; as tecnologias estão cada vez menores e cada vez melhores. Isso não significa que elas deveriam ficar mais baratas? E não mais caras?
Teoricamente, sim.
Mas não há preço de produto no mundo que resista a uma impressão desenfreada de dinheiro.
A pobreza é fabricada pela máquina de impressão de dinheiro no mundo todo.
Isso significa que, não importa o quanto você trabalhe e o quanto junte de dinheiro durante sua vida, se seu dinheiro for estatal — seja ele qual for — ele está diariamente perdendo valor, fazendo com que seu dinheiro compre cada vez menos coisas com o passar dos dias, semanas e anos.
Uma rápida comparação de preços seria o preço do café: há três anos, encontrávamos café por aproximadamente R$16 nas prateleiras do mercado; em satoshis, nessa mesma época, isso equivalia a 8.000 satoshis. Hoje, esse mesmo café custa R$30, e em satoshis, aproximadamente 7.500 sats.
Percebe como há uma discrepância absurda entre a desvalorização de uma moeda — somada à inflação do produto — e a valorização de um ativo escasso e imutável?
Isso acontece porque o Bitcoin possui um supply fixo. Existem apenas 21 milhões de bitcoins e nada mais. Durante os próximos anos, estaremos transacionando apenas o que existe dentro desses 21 milhões de bitcoins.
Isso significa que o Bitcoin fará um caminho diferente das moedas fiduciárias tradicionais, abandonando a impressão desenfreada, abraçando a escassez e preservando seu poder de compra frente a literalmente qualquer moeda fiduciária.
O dinheiro que você ganha é uma função do seu tempo e energia. Dado que você não pode mudar nenhuma dessas duas entradas — aliás, o recurso mais escasso do mundo é o tempo — qualquer manipulação do seu dinheiro é um ataque ao seu próprio ser.
O dinheiro deve ser tão puro e fundamental quanto o tempo e a energia. Manipulá-lo é manipular o seu tempo e a sua energia.
- RICARDO SENDAS
#bitcoin
O dinheiro que você ganha, é uma função do seu tempo e energia. Dado que você não pode mudar nenhuma dessas duas entradas. Aliás, o recurso mais escasso do mundo é o tempo, qualquer manipulação do seu dinheiro é um ataque ao seu próprio ser. O dinheiro deve ser tão puro e fundamental quanto o tempo e a energia, manipula-lo é manipular o seu tempo e a sua energia. 