OpenTI > Site
Fiz um pequeno upgrade na árvore de conteúdos do site. Agora é possível abrir uma pequena janela pop-up sobre o conteúdo clicado. Essa janela será muito útil para um upgrade futuro, no qual pretendo adicionar elementos como pequenas descrições e botões com links.
OpenTI > Linux
Pessoal, nos últimos dias estive desenvolvendo um projeto privado para um cliente. Esse projeto é uma aplicação desktop para Linux e, durante o processo, fiz algumas descobertas que ampliaram bastante meus horizontes quanto ao desenvolvimento para essa plataforma — em especial no que diz respeito ao empacotamento “.deb”. Acho que posso criar alguns conteúdos bem interessantes sobre isso no futuro. Linux é muito foda!
OpenTI > IA > Ollama
Pessoal, há um dia eu publiquei mais um vídeo sobre o Ollama. Recentemente avancei bastante no meu conhecimento sobre essa ferramenta; estou até usando o Ollama para integrar alguns modelos de IA ao meu VS Code, assim posso ter um assistente de IA local com total privacidade. No futuro, pretendo mostrar como vocês podem fazer isso também.
OpenTI > IA > Ollama
Pessoal, tive um pico de energia e gravei um vídeo sem planejamento para postar no canal do YouTube do projeto. Estou fazendo alguns testes com o Ollama e vou tentar compartilhar algumas coisas com vocês. A qualidade de produção vai ser bem básica, quase sem edição. Vou fazer e postar porque, se eu planejar demais, acaba nem saindo. Vou tentar fazer o mesmo para outros conteúdos que estão estagnados. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6YasARvRiQE
OpenTI > Personal note
Pessoal, estou meio off aqui no OpenTI por que estou realizando um serviço particular que está demandando muito do meu tempo. Infelizmente, não estou conseguindo dar continuidade a quase nada por aqui, mas em breve devo retornar à rotina de produção de alguns conteúdos e ao desenvolvimento dos subprojetos.
OpenTI > YouTube Channel
Novo vídeo sobre as últimas novidades do OpenTI lançado no nosso canal no YouTube.
OpenTI > Linux > Distribuições > Tails
É até um pouco tarde pra fazer esse aviso, mas desde a última vez que falei sobre uma nova atualização do Tails com vocês, ele teve duas novas versões lançadas — e a penúltima trouxe algumas modificações bem relevantes. Então, quem ainda não verificou isso, eu recomendo dar uma olhada e atualizar seus pendrives.
OpenTI > Bitcoin > Bitcoin Ecosystem
Pessoal, quero fazer uma atualização sobre o Nó Bitcoin rodando no Umbrel. Por conta de umas correrias pessoais e do foco no Open Protocols Hub, eu meio que deixei o Nó Bitcoin um pouco de lado.
Hoje fui iniciar ele e não estava conseguindo acessar a interface web do sistema. Após alguns testes, descobri que se tratava de um problema relacionado ao espaço livre no disco, que estava afetando o Docker.
O que acontece é que, após a sincronização do Nó, ficaram disponíveis pouco menos de 100 GB, e eu resolvi instalar o Electrs e o Mempool. Porém, o Electrs também consome muita memória para indexar os dados do Nó, o que acabou utilizando todo o espaço livre restante — e o Docker precisa de algum espaço em disco para iniciar.
Então, o sistema meio que ficou acessível apenas pelo terminal. Tive que remover manualmente os diretórios do Electrs e do Mempool para liberar espaço em disco. O espaço total dele é de 909 GB e, após remover ambos os diretórios, consegui liberar cerca de 9% (aproximadamente 88 GB).
Depois disso, reiniciei o Docker e tudo voltou a funcionar.
Por ora, terei de deixar apenas o Bitcoin Knots rodando nessa VM. Posteriormente, tentarei comprar um HD de 2 TB para migrar o sistema e poder instalar outros softwares do ecossistema Bitcoin.
1 TB até dá pra usar pra sincronizar um Nó Bitcoin, mas fica meio limitado a isso… sad
OpenTI > Projects > Open Protocols Hub: Pessoal, acabei de publicar o código-fonte do Open Protocols Hub na conta do OpenTI no GitHub. Já deixei o código público e agora é só deixar o projeto crescer. Infelizmente, eu adicionei uma licença que criei com o auxílio do ChatGPT. Eu estava pensando em usar a Apache 2.0, mas não entendi muito bem todos os aspectos dela, então, por hora, deixei algo um pouco mais restrito ao meu controle. Como esse é o meu primeiro projeto open source, quero ir com calma, mas a intenção é que, no futuro, ele seja totalmente livre.
O projeto está no link a seguir: https://github.com/org-openti/open-protocols-hub
OpenTI > Open Protocols Hub: Estou organizando algumas coisas do código-fonte do Open Protocols Hub para tentar publicá-lo ainda esta semana. Hoje criei um README.md que quase me fez suar pelos olhos (kkkk). Esse projeto reflete de verdade alguns princípios em que eu acredito e que me fazem ser quem eu sou, então tenho muito carinho por ele.
OpenTI: Hoje, finalmente, criei uma conta para o OpenTI no GitHub. Acredito que ainda esta semana devo enviar o Open Protocols Hub para lá e, em seguida, abrir o código do projeto. Esse será meu primeiro projeto open source e estou bem entusiasmado — espero que ele cresça e se torne uma ferramenta fantástica, como é na minha imaginação.
OpenTI > Projects > Open Protocols Hub: Pessoal, passei os últimos dias em um hiperfoco hardcore fazendo uma grande mudança na estrutura do Open Protocols Hub. Troquei o gerenciador de pacotes — saí do npm e fui para o pnpm — e adaptei todo o projeto para uma estrutura monorepo.
Agora, os subprojetos que compõem o Open Protocols Hub ganharam mais independência, ao mesmo tempo em que estão bem mais integrados ao todo.
A principal dor de cabeça foi conseguir adequar o electron-builder para juntar as peças do quebra-cabeça dos arquivos compilados e gerar a aplicação final — mas eu consegui, e agora acredito que será bem mais fácil continuar o desenvolvimento do projeto.
OpenTI > Site: Removi alguns itens do menu de navegação do site. Agora a navegação será feita majoritariamente pela árvore de conteúdos, e o menu em si será usado para pontos que não se enquadram como conteúdo — como uma futura área contendo as redes sociais em que o projeto tem perfil, ou uma área sobre os projetos do OpenTI.
Personal note: "Ohh, Goth Water, fill my body with your darkness energy!" (I accept the consequences of addiction and side effects. ☕🖤)
OpenTI > Site: Adicionei uma seção sobre o protocolo Nostr na página de conteúdo “O que é o Nostr e como ele funciona”. Essa nova seção se chama “O Protocolo Nostr” e fala um pouco sobre os principais aspectos que o protocolo Nostr define, mas não de forma aprofundada — apenas de modo simples, para que leigos possam entender seu funcionamento. Essa página já conta com outra seção chamada “Descrição Geral”, que trata de maneira mais ampla da proposta do Nostr. Em breve pretendo adicionar mais seções para falar sobre outros temas relevantes do Nostr, como os relays, clients e o funcionamento da criptografia usada no Nostr, entre outros — mas farei uma coisa por vez. Após criar todas as seções que considero mais importantes, pretendo partir para páginas mais técnicas sobre esses mesmos aspectos; estas serão abordadas de forma muito mais profunda e voltadas para quem já usa o Nostr e quer conhecer melhor as possibilidades que o protocolo permite.
Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 100%, 876 GB usados (2025-09-25 10:24). Aumentar a memoria RAM da VM acelerou muito o processo de sincronização.
Eu estava pensando em só abrir o código do Open Protocols Hub quando o projeto tivesse um protótipo com todas as funções básicas implementadas, mas estou mudando de ideia. Acho que vou abrir o código em breve, pois quero publicar aqui algumas atualizações um pouco mais técnicas, que só podem acontecer se eu puder falar sobre os commits feitos. Então, muito em breve devo disponibilizar o código-fonte do projeto no GitHub. Aguardem!
Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 80.56%, 739 GB usados (2025-09-27 14:57)
Em aproximadamente uma hora ocorreu uma sincronização de 0,5%. Achei isso muito rápido em comparação com a velocidade que eu acreditava que a sincronização estava ocorrendo. Fiz um cálculo rápido e, considerando a última e a penúltima atualização que postei (Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 70,54%, 655 GB usados (2025-09-25 01:12) e Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 72,74%, 676 GB usados (2025-09-27 01:09)), se passaram quase exatos 2 dias e houve uma diferença de 2,2% no processo de sincronização. Isso dá algo em torno de 0,0458333333333% por hora. Ou seja, o processo estava muito mais lento. Então resolvi aumentar a quantidade de memória da VM para 24 GB de RAM e deixei a propriedade Cache Size do Bitcoin Knots no valor de 20480 (20 GB). Quero ver se muita memória realmente faz tanta diferença.
Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 72,74%, 676 GB usados (2025-09-27 01:09). Hoje fiz um upgrade de hardware na minha VM que roda o Umbrel e, consequentemente, o Bitcoin Knots. Agora ela dispõe de 8 núcleos de processamento e 16 GB de memória RAM. Com isso, fui nas configurações do Bitcoin Knots e alterei a propriedade Cache Size de 450 para 8192 (8 GB de memória). Segundo a própria descrição e uma rápida consulta a uma IA, essa propriedade ajuda a aumentar a velocidade de sincronização por permitir armazenar mais dados na RAM e reduzir acessos constantes ao HD. Agora é ver como a sincronização vai responder.
OpenTI > Site: Fiz uma nova atualização na sessão de conteúdos da página inicial do site, agora está esteticamente bem mais bonito e funcional.
Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 66.84%, 606 GB usados (2025-09-21 07:14)
Progresso da sincronização do nó Bitcoin: 54.78%, 485 GB usados - (2025-09-10 11:18)
Acabei esquecendo de registrar mas 7 dias atrás eu formatei uma máquina virtual que estava rodando o meu nó Bitcoin para poder trocar o Bitcoin Core pelo Bitcoin Knots, resolvi fazer essa troca pois acho que os princípios do Bitcoin Knots estão um pouco mais alinhados com os meus do que o Bitcoin Core, mas em fim, eu deveria ter anotado o progresso da validação da blockchain dia a dia mas só lembrei de fazer isso hoje quando ela está em 26%, diariamente vou fazer um post para registrar o progresso até os 100%. (Somente para complementar a minha vc tem a disposição 4 núcleos de processamento e 6gb de RAM e está ligada 24hrs por dia desde a sua formatação)