Está abandonado e ninguém usar essa API então tem baita mérito de está divulgando e falando sobre quem saber agora realmente funciona
O Hedgehog um novo protocolo para pagamentos #Bitcoin assíncronos L2 Ao contrário da LN , as partes não precisam estar online simultaneamente. O Hedgehog aproveitamento de conectores revogáveis no script Bitcoin. Os pagamentos podem ser enviados offline por qualquer meio de comunicação e são revogáveis dentro de um prazo definido.
O #Bitcoin não serve para aumentar seu patrimônio líquido fiduciário, mas para fazer as transações que eles dizem que você não pode fazer - SamouraiWallet
Verdade seria uma boa pode está no Dtails.
Como instalar o RoninDojo em um PC (Intel/AMD-x86_64)
#Bitcoin 🥷🏻🏴☠️
https://estudiobitcoin.com/how-to-install-ronindojo-pc-intel-amd-x86_64/
Não vejo nenhum projetos relacionados ao #Bitcoin que estão se preparando para quaisquer eventos regulatórios ou outros. Só Samurai wallet que está descentralizando tudo 👊🌀
A vitória na guerra depende da capacidade de antever o movimento do inimigo. - Sun Tzu, A Arte da Guerra.
O PayNym BIP47 é uma implementação que visa aprimorar a privacidade das transações de Bitcoin, criando códigos de pagamento reutilizáveis que começam com "PM8T". Esses códigos permitem que os usuários compartilhem identificadores publicamente sem revelar seus endereços ou saldos de Bitcoin. Os PayNyms oferecem diversas funcionalidades incríveis, como receber doações, comprar Bitcoin peer-to-peer, receber recompensas de mineração, fazer login com Paynym/Auth47 e realizar transações com Stowaway/Payjoin, que proporcionam um nível adicional de privacidade ao criar um mini coinjoin. Essas são algumas das contribuições mais significativas para a privacidade do Bitcoin. Embora o BIP47 tenha sido criado em 2015, a maioria das carteiras de Bitcoin ainda não o implementou, com exceção de algumas, como Samourai Wallet, Sparrow Wallet e Bluewallet, que atualmente oferecem suporte apenas para recebimento.
O PayNym é um código de pagamento reutilizável que proporciona segurança ao ser compartilhado publicamente. Cada carteira compatível com BIP47 lê o código secreto no PayNymID e gera um novo endereço público válido exclusivo para cada par de usuários. A chave pública estendida escondida no PayNymID, combinada com o código secreto único para cada par de usuários, impede que terceiros rastreiem as chaves públicas dos usuários. Os pagamentos não são enviados diretamente para o código de pagamento do usuário, mas para endereços Bitcoin públicos únicos gerados pelo segredo compartilhado da carteira e pelo código de pagamento reutilizável do destinatário. Estes endereços públicos são gerados quando é feito o primeiro Tx para o PayNymID, garantindo privacidade desde o início da transação. Isso é feito criando um Tx especial que é enviado com os dados da saída OP_RETURN para um endereço de notificação obtido do código de pagamento do destinatário. Este Bitcoin Tx, que é enviado para um endereço de observação/notificação, não é um pagamento real. É uma saída OP_RETURN de 80 bytes com os dados necessários para criar novos endereços públicos derivados de algoritmos com base nas informações de chave pública estendida. Uma vez estabelecido o canal direto entre os usuários, o Tx restante para PayNym segue o mesmo processo que qualquer outra transação Bitcoin. A privacidade é mantida ao compartilhar o PayNym, já que não são divulgados os endereços BTC públicos, apenas o código de pagamento reutilizável BIP47. A premissa do protocolo BIP-47 é que não se pode espionar o que não se pode ver, garantindo assim a privacidade das transações. O PayNym oferece uma maneira relativamente privada de realizar transações, mesmo que isso exija mais esforço e taxas mais elevadas.
O PayNymID incorpora a chave pública estendida do proprietário do PayNym, uma informação codificada que a carteira BIP47 interpreta para criar novos endereços Bitcoin públicos. Esses novos endereços são derivados dos endereços originais controlados pelo proprietário das chaves privadas.
Como a carteira é individual e independente e depende da frase-semente mantida pelo proprietário do PayNym e da carteira, cada carteira BIP47 que lê o código secreto gerará endereços BTC públicos válidos. Esses endereços são exclusivos para cada par de usuários, diferentemente dos gerados por outra carteira que lê o mesmo PayNym, criando canais de pagamento com endereços Bitcoin únicos para cada dupla de usuários.
Para efetuar pagamentos para um PayNymID, é necessário primeiro abrir um canal de pagamento seguro. Isso é feito criando uma transação especial que inclui os dados da saída OP_RETURN e é enviada para um endereço de notificação obtido do código de pagamento do destinatário.
A transação de notificação especial é executada apenas uma vez do remetente para o destinatário. Uma vez aberto, o restante das transações enviadas ao PayNym será como qualquer outra transação Bitcoin.
Esta primeira transação especial tem um custo de 15.000 satoshis mais a taxa de rede na carteira Samourai. É individual para cada canal de pagamento seguro que você deseja abrir com qualquer PayNymID. Ou seja, cada PayNym requer uma única transação especial para abrir cada canal de pagamento.
Uma vez estabelecido o canal de pagamento para o PayNym, você pode realizar transações de forma privada e segura, sem expor seu saldo ou histórico de transações. Da mesma forma, qualquer pessoa que queira fazer um pagamento para o seu PayNym precisará seguir o mesmo procedimento de abrir um canal de pagamento seguro com sua própria carteira.
Essa abordagem permite criar uma rede de contatos seguros, onde você pode conduzir transações de maneira totalmente privada, sem o risco de divulgar informações confidenciais, como seu histórico de transações ou saldo da carteira.
Free Open Source Software (FOSS) #samouraiwallet
https://code.samourai.io/explore
Samourai Wallet- FOSS GPLv3.
https://code.samourai.io/wallet/samourai-wallet-android
Sentinel Watch Only - FOSS GPLv3.
https://code.samourai.io/wallet/sentinel-android
https://github.com/Samourai-Wallet/samourai-wallet-android/blob/master/LICENSE
Whirlpool protocol - FOSS GPLv3
https://code.samourai.io/diverter_again/whirlpool-protocol
Whirlpool Clients - FOSS GPLv3.
https://github.com/straylight-orbit/whirlpool-client-rs
whirlpool Coordinator - FOSS GPLv3
https://code.samourai.io/whirlpool/whirlpool-server
Dojo self hosted wallet server - FOSS GPLv3.
https://code.samourai.io/ronindojo/samourai-dojo
Samourai Soroban - FOSS GPLv3
https://code.samourai.io/wallet/samourai-soroban
Soroban Tor Communications Client (Java) - FOSS GPLv3.
https://code.samourai.io/wallet/soroban-client-java
JoinBot - FOSS GPLv3.
https://code.samourai.io/wallet/saas
RoninDojo - FOSS GPLv3
https://code.samourai.io/ronindojo/RoninDojo
troca xmr-btc - FOSS GPLv3
https://code.samourai.io/wallet/xmr-btc-swap
comit-swaps-java - FOSS GPLv3
https://code.samourai.io/wallet/comit-swaps-java
https://code.samourai.io/wallet/comit-swaps-java/-/blob/master/docs/BUY_XMR.md
"Cypherpunks write code. We know that someone has to write software to defend privacy, and since we can't get privacy unless we all do, we're going to write it. We publish our code so that our fellow Cypherpunks may practice and play with it."
Eric Hughes.
Utilizar mensageiros que possuam criptografia ponta a ponta (E2EE) é crucial para proteger a privacidade e a segurança das comunicações. Embora aplicativos como Twitter, Telegram e WhatsApp ofereçam alguns níveis de segurança, eles não garantem a privacidade completa das mensagens, já que as chaves de criptografia são controladas pelos provedores de serviço. Isso significa que terceiros, como governos ou hackers, podem potencialmente acessar ou interceptar as mensagens.
Optar por aplicativos que adotam a E2EE, como SimpleXchat, Cwtch , element , Session, assegura que apenas os remetentes e destinatários das mensagens tenham acesso ao seu conteúdo. Isso impede que os provedores de serviços ou qualquer outra entidade possam ler ou manipular as mensagens, garantindo uma comunicação verdadeiramente privada e segura.
Sim a melhor carteira até fiz um tutorial sobre esse setup dois celulares.
Utilizar O PGP (Pretty Good Privacy) em conversas oferece segurança e privacidade, algo não garantido por plataformas como WhatsApp, Telegram, Instagram e Twitter. Com o PGP, as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, garantindo que apenas o remetente e o destinatário possam acessar o conteúdo. Isso protege contra bisbilhoteiros, hackers e até mesmo contra as próprias plataformas que podem acessar as mensagens. Enquanto as plataformas mencionadas podem oferecer criptografia, elas também têm acesso às chaves de criptografia e podem ser suscetíveis a vazamentos de dados ou acessos não autorizados. Usar o PGP em conversas garante a privacidade e a segurança das comunicações.
O PGP é um sistema de criptografia de chave pública que funciona da seguinte forma:
1. Chaves públicas e privadas: Cada usuário possui um par de chaves: uma pública e uma privada. A chave pública é compartilhada para criptografar mensagens, enquanto a chave privada é mantida em segredo e usada para descriptografar mensagens recebidas.
2. Criptografia assimétrica: O PGP utiliza um algoritmo de criptografia assimétrica, onde a chave usada para criptografar é diferente da chave usada para descriptografar, garantindo que apenas o destinatário possa ler a mensagem.
3. Assinaturas digitais: Além de criptografar mensagens, o PGP permite assinar digitalmente comunicações, garantindo autenticação e integridade.
4. Web of Trust (Rede de Confiança): O PGP inclui um conceito chamado "Web of Trust", onde os usuários podem verificar e validar as chaves públicas uns dos outros, estabelecendo confiança na autenticidade das chaves e na identidade dos usuários.
O PGP protege as comunicações digitais garantindo confidencialidade, autenticidade e integridade das mensagens.
OpenKeychain
PGP
Por que escrevi PGP.
Essa documentação é um verdadeiro Mini curso sobre PGP.
https://medium.com/@alexemidio/como-funciona-pgp-9247f89e3c8e
Vídeo sobre PGP OpenKeychain com bitdov.
Eu conseguir boa parte só falar comigo se for simplexchat.
Nós somos ativistas da privacidade que dedicaram nossas vidas a desenvolver um software que o Vale do Silício nunca criará, os reguladores nunca permitirão e os investidores de capital de risco nunca investirão. Construímos o software que o #Bitcoin merece.
E isso que quero dizer se a pessoa utilizar o padrão da electrum. Se você utilizar o padrão da Sparrow abrir em todas as carteiras diferimente da electrum maioria não saber disso.
Utilizar O PGP (Pretty Good Privacy) em conversas oferece segurança e privacidade, algo não garantido por plataformas como WhatsApp, Telegram, Instagram e Twitter. Com o PGP, as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, garantindo que apenas o remetente e o destinatário possam acessar o conteúdo. Isso protege contra bisbilhoteiros, hackers e até mesmo contra as próprias plataformas que podem acessar as mensagens. Enquanto as plataformas mencionadas podem oferecer criptografia, elas também têm acesso às chaves de criptografia e podem ser suscetíveis a vazamentos de dados ou acessos não autorizados. Usar o PGP em conversas garante a privacidade e a segurança das comunicações.
O PGP é um sistema de criptografia de chave pública que funciona da seguinte forma:
1. Chaves públicas e privadas: Cada usuário possui um par de chaves: uma pública e uma privada. A chave pública é compartilhada para criptografar mensagens, enquanto a chave privada é mantida em segredo e usada para descriptografar mensagens recebidas.
2. Criptografia assimétrica: O PGP utiliza um algoritmo de criptografia assimétrica, onde a chave usada para criptografar é diferente da chave usada para descriptografar, garantindo que apenas o destinatário possa ler a mensagem.
3. Assinaturas digitais: Além de criptografar mensagens, o PGP permite assinar digitalmente comunicações, garantindo autenticação e integridade.
4. Web of Trust (Rede de Confiança): O PGP inclui um conceito chamado "Web of Trust", onde os usuários podem verificar e validar as chaves públicas uns dos outros, estabelecendo confiança na autenticidade das chaves e na identidade dos usuários.
O PGP protege as comunicações digitais garantindo confidencialidade, autenticidade e integridade das mensagens.
OpenKeychain
PGP
Por que escrevi PGP.
Essa documentação é um verdadeiro Mini curso sobre PGP.
https://medium.com/@alexemidio/como-funciona-pgp-9247f89e3c8e
Vídeo sobre PGP OpenKeychain com bitdov.
Até aonde sei não tem LN na Sparrow Wallet não.
Pra quem está perguntando como instalar o Sparrow no Tails, tem um vídeo espanhola explicando tudo.
https://youtu.be/ZrstzrR3oAA?si=S6GBGhrieL1G4rYu
Sparrow > Electrum
E melhor carteira #Bitcoin Pra Desktop Sparrow Wallet.
porque não adicionar uma ferramenta de privacidade no #Tails ? #SparrowWallet tem vários recursos avançados de gastos com privacidade Whirlpool CoinJoin , Stonewall , StonewallX2, Stowawy , PayNym é uma baita ferramenta de privacidade.
observação importante: ao contrário do Electrum, a Sparrow Wallet não pode ser salva de forma persistente, já que não é um aplicativo nativo do Tails. Isso significa que não poderemos manter os dados da carteira que criarmos, como fazemos com o Electrum. uma alternativa é manter um bloco de notas criptografado com Kleopatra/PGP contendo o Xpub e a derivação m/84'/0'/0'/0'/0, no volume persistente. Isso nos permitirá restaurar a carteira sempre que iniciarmos o Tails."
https://youtube.com/playlist?list=PLgcVYwONyxmgzSsWI3mU5RYfd9L40JD4-&si=lApedPNLF15-FUn9
Sim daria de boa pra esse processo.
Pra mim ficar bem claro a diferença ainda mais que a electrum se você criar a seed com passphase na Electrum você não conseguir abrir em outras carteira..