Ou pior, ganhar em Euro e gastar tudo em periféricos superfaturados.
Você está na frente de muita gente.
Conheço pessoas físicas que ganham euros pela internet e ainda assim não tem UM SATS sequer.
Se Deus não existe, quem me impediu de nascer no rio de janeiro? 🤨
Australopithecus no cio 🦧
#BlogdoJama
## [Blog] Não faz sentido - RaspberryPi

Nos anos 80 e 90, foram o momento de ouro dos computadores pessoais caseiros como Commodore 64, MSX, Amiga, BBC Micro, ZX Spectrum e Apple II. Embora eram limitados com pouca memória e processadores lentos e para obter um programa para realizar tarefas específicas era necessário criar um algoritmo de baixo nível. Ainda assim, foi o mesmo período que a linguagem de programação BASIC estava em seu auge pela facilidade de programar e interpretar os algoritmos, fazendo vários jovens, movidos pela curiosidade e inspirados pela magia por trás dos sistemas, a explorar e aprender a modificar, criar jogos e softwares, ganhando conhecimento e eficiência no mundo da programação. Surgindo jogos incríveis como Tetris, Doom, Snake, Nibbles e vários outros.
No entanto, conforme o tempo for passando e novas tecnologias foram surgindo, ficava cada vez mais complexos, fechados e voltados para consumo, reduzindo a curiosidade de explorar e curva de aprendizado.
Até que em 2000, quando um professor da ciência da computação na Universidade de Cambridge, Eben Upton, percebeu que os seus alunos estavam desinteressados nas suas aulas. Pois, não tinham dinheiro para comprar um computador para colocar "a mão na massa", assim como foi da época do MSDOS e PC caseiros.
Então, para solucionar esse problema, decide criar um computador com System On the Chip (SOC) de baixo custo, que consome pouca energia e extremamente pequeno e acessível (30$ dólares) dedicado para ciências da computação. Surgindo o primeiro modelo Raspberry Pi e ser um sucesso de vendas na Inglaterra ao ponto de faltar estoque em questão de dias. Logo, vendo uma nova oportunidade de atender uma demanda, decide fundar a empresa chamado RaspberryPiFoundation e passando anos trazendo inovações e inúmeras mudanças para evoluir o sistema de ensino da programação.
Primeiro protótipo da ideia do computador de baixo custo
Primeiro modelo a ser comercializado
Mas, se esse aparelho feito para programadores e engenheiros com todas essas qualidades possíveis, porque o título está afirmando que não faz mais sentido?
Bom, tudo estava indo bem, até quando a pandemia chegou e então as coisas mudaram para sempre.
Me lembro quando comprei um Kit do Raspberry PI e vinha um case, fonte de alimentação, cartão de memória, Raspberry Pi 4 1GB, caneta touch, display LCD e os dissipadores. Custando 400 reais no Aliexpress e acreditava que estava caro naquele período. Mas que o Jama não sabia, era o tamanho da loucura que estava por vir.
Após anos depois do fim da pandemia. Além dos produtos não terem abaixado os preços dos produtos, desvalorização do real em frente do dólar e a inflação enrabando o poder de compra do bostileiro médio, decidiram implementar taxas de importação de produtos (remessa conforme). O que antes custava 400 bonobos por um kit, aumentou para 1k janjas pelo mesmo kit 🤡. Obliterando a proposta de um "computador acessível para estudantes e entusiastas", sendo necessário buscar outras alternativas para realizar as mesmas funções.
Irei citar três tópicos de como podermos substituir o RaspberryPi:
- Computador Pessoal.
- Servidor.
- Kit de Desenvolvimento.
## PC (Computador Pessoal):
O Raspberry PI além de ser usado para área de ciências da computação, também era possível transformar um PC para realizar tarefas simples e fins educacionais. Contudo, há diversas resoluções de substituir e interessantes:
- Tv Box: Embora esse aparelho possuí a função de conventer uma Tv em uma smart e acessar diversos canais, você consegue transformar em um computador usando sistemas operacionais baseados em arquitetura ARM. Custando muito menos (por volta de 100 a 400 reais dependendo da config) para fazer a mesma coisa.
- Notebook: você pode reutilizar o seu laptop velho acumulado poeira e colocar alguma distro Linux para transformar em uma máquina.
(Irei abordar futuramente no outro blog)
- Celular ou Tablet: o seu smartphone com adaptador para entrada HDMI, com periféricos como Mouse e Teclado. Transformando um computador ou laptop pessoal improvisado.
## Servidores:
Caso queira montar um servidor de streaming, jogos ou um node de #bitcoin. Você usando um PC, Notebook, Smartphone usando modificações ou programas dedicados.
## Kit de Desenvolvimento:
Você pode transformar o seu teblet ou celular velho em aparelho para projetos com Arduíno.
(Irei abordar isso futuramente no outro blog)
## Conclusão:
Podermos concluir que, caso precise um computador necessário para projetos específicos, o RaspberryPi pode atender a sua demanda, mas se for para algo mais casual e simples, qualquer outro aparelho poderá resolver o problema.
Espero que tenha gostado do meu blog. Gostou? Não gostou? Comente aqui nos comentários e dê feedback ou sugestões para os próximos blogs.
Caso queria ler mais acesse o #BlogdoJama
E obrigado por ler; vejo você no meu próximo blog.
~ Câmbio desligo
Referências Bibliográficas:
Esse juiz parece o Renato38tao.
"Mas rapaz, esse PC me parece cabalístico satânico né isso ou não né porra? Hein? Han?"

nostr:nprofile1qqsx5rzeds2gf6hzaqf35qc0y6v5fys72fsec8w3gwszn3jw5mxewvgpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchszrnhwden5te0dehhxtnvdakz7qgswaehxw309ahx7um5wghx6mmd9u5c2kxa escapou por pouco de levar uma surra de uma gangue de trombadinhas. 😹 https://video.nostr.build/e1e060575496051497bde75a673545ede8ede1bdf2aee0943834a3929437b06c.mp4
#bullishbounty #meme #zap #nostrbrasil
Após a luta épica do nostr:nprofile1qqsx5rzeds2gf6hzaqf35qc0y6v5fys72fsec8w3gwszn3jw5mxewvgpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchszrnhwden5te0dehhxtnvdakz7qgswaehxw309ahx7um5wghx6mmd9u5c2kxa contra o nostr:nprofile1qqs06kvfmhadm8327m8t3d3eg257xxehxelgnytex8k78vh2w6pr7yqpz4mhxue69uhkummnw3ezuvtnv96zummjvuhsz8rhwden5te0dehhxarjv4kxz7fw09jkw6rjduh8x6t5v5hszrmhwden5te009jhxarj9ekk2tc6nuqvu, O nosso herói consegue sair vitorioso do confronto e, finalmente, conseguiu resgatar a sua amada esposa, Doll. No entanto, Makomichi, frustrado e irritado pelo seu plano ter sido um fracasso, chama os cães guardas-costas da facção Dogpill e manda-os perseguir e matar os dois. O nosso protagonista pega a sua amada e foge deste local, iniciando uma tentativa de fuga para sair do palácio, com vários capangas da Dogpill atrás dele.
Vendo que aos poucos estavam sendo encurralados pelos inimigos. nostr:nprofile1qqsx5rzeds2gf6hzaqf35qc0y6v5fys72fsec8w3gwszn3jw5mxewvgpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchszrnhwden5te0dehhxtnvdakz7qgswaehxw309ahx7um5wghx6mmd9u5c2kxa Decidiu entrar em uma obra abandonada para se esconder e esperar o momento certo. Quando viu que não tinha nenhum inimigo o perseguindo, aproveitou a oportunidade e finalmente conseguiu escapar vivo com a ajuda de nostr:nprofile1qqsr4nf8qlxezme8tzl9vg4gf2rde5f795wx959padwc52p589grnnqpzpmhxue69uhkummnw3ezumt0d5hsz9thwden5te0wfjkccte9ejxzmt4wvhxjme0qywhwumn8ghj7mn0wd68ytnzd96xxmmfdejhytnnda3kjctv9urt0ktp. E assim, terminou a história do nosso protagonista nostr:nprofile1qqsx5rzeds2gf6hzaqf35qc0y6v5fys72fsec8w3gwszn3jw5mxewvgpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchszrnhwden5te0dehhxtnvdakz7qgswaehxw309ahx7um5wghx6mmd9u5c2kxa, que conseguiu ultrapassar suas dificuldades e resgatar sua esposa sequestrada pela facção.
## TERMINANDO A HISTÓRIA: AS AVENTURAS DO nostr:nprofile1qqsx5rzeds2gf6hzaqf35qc0y6v5fys72fsec8w3gwszn3jw5mxewvgpz4mhxue69uhkummnw3ezummcw3ezuer9wchszrnhwden5te0dehhxtnvdakz7qgswaehxw309ahx7um5wghx6mmd9u5c2kxa
Cena pós-credito:
Alguns dias se passaram depois da invasão, e aparece uma cena de um local desconhecido: uma sala escura com uma mesa grande no centro, onde havia várias entidades desconhecidas discutindo e debatendo sobre o acontecimento. Até que entra na sala uma entidade e explica que não está tudo perdido; possui um plano obscuro capaz de dominar todo o universo de Andrômeda do Nostr e obter todo o Leite Ninho que a Via Láctea possui disponível para monopolizar o mercado de leite. Quando foi questionado sobre esse plano, simplesmente responde: 'Deixa de macaquice.'
#BlogdoJama
## Não faz sentido - Chromebook

Não faz sentido - Chromebook
É um fato que a maior big tech, o Google, trouxe inúmeras tecnologias e conceitos novos, impactando de forma direta e indireta nossas vidas, tanto de maneira positiva quanto negativa. Mecanismos de busca, sistemas operacionais mobile, ferramentas digitais, entre outros. E entre eles, surge uma nova proposta que promete ser uma alternativa mais econômica e prática no mundo dos notebooks, chamada de "Chromebooks", com o objetivo de realizar tarefas simples do dia a dia. Nos últimos anos, os Chromebooks ganharam uma certa popularidade, principalmente em escolas e empresas, sendo uma boa ideia na teoria até ser aplicada na prática e receber um balde de água fria.
Hardware limitado a preço novo.
Pesquisando nas lojas virtuais, você irá notar que os modelos de entrada geralmente vêm equipados com processadores fracos e defasados, pouca memória RAM e ROM soldados diretamente na placa-mãe, sem oferecer nenhuma capacidade de upgrades futuros ou manutenções para reparar peças danificadas. A ideia por trás disso é que tudo rode na nuvem, mas a realidade é que, mesmo para um sistema baseado na web, esses dispositivos deixam muito a desejar. Sem contar o elefante na sala: muitas vezes, você paga mais de R$ 2 mil por um Chromebook que tem especificações inferiores a um notebook antigo que você tem jogado em algum canto da gaveta pegando poeira.
Substituição por notebooks velhos:
Embora a proposta do Chromebook ofereça um sistema leve para tarefas simples e produtividade online, por que não simplesmente pegar o seu aparelho velho e instalar uma distro Linux? O Linux é capaz de transformar aquele laptop de uma década em uma máquina.
Além de dar uma sobrevida ao seu equipamento eletrônico, você possui mais controle, capacidade de rodar programas offline, sem depender dos serviços do Google, e expansão de armazenamento e memória RAM.
Um tablet pode ser uma alternativa melhor. Outro ponto importante: um tablet pode suprir suas necessidades básicas e oferecer mais praticidade e qualidade em comparação aos Chromebooks. Mesmo sendo Android ou iOS, você tem um melhor desempenho em aplicativos móveis, variabilidade de aplicativos e melhor suporte e longevidade do aparelho. Usando um teclado Bluetooth e uma função para ativar o modo de interface gráfica de PC, como o DEX da Samsung, você é capaz de transformar um tablet em um notebook improvisado.
O futuro incerto dos Chromebooks:
O Google já mostra que não tem medo de abandonar projetos por inúmeras razões e você consegue encontrar todas as listas de produtos mortos causados pela própria empresa.
Fonte : https://killedbygoogle.com/
E o chromebooks não estão imune a isso.
Conclusão:
Caso queira uma alternativa interessante e acessível, pode reutilizar um notebook velho com distro Linux como Linux Mint, PopOS, Fedora e Debian, ou optando por um tablet, que há diversas alternativas que oferecem melhor custo benéfico e maior flexibilidade de uso.
Portanto, pense duas vezes e olhe para essas opções antes de cogitar a comprar o Chromebook.
Espero que tenha gostado do meu blog. Gostou? Não gostou? Comente aqui nos comentários e dê feedback ou sugestões para os próximos blogs.
Caso queria ler mais acesse o #BlogdoJama
E obrigado por ler; vejo você no meu próximo blog.
~ Câmbio desligo
Não faço mineração. Pois simplesmente não compensa fazer todo trabalho para ganhar centavos de shitcoin.
Em vez disso, tente criar formas de ganhar mais #btc .
## FALTA POUCO PARA ALCANÇAR 200 SEGUIDORES 😱

Pague a foda por 15 janjas e ganhe HIV de brinde 🥰



