Avatar
Fabio Akita
82550cfaa6f893e4fb1fdc5a851e61e99176934147041871717a641773a619b1
📽 YouTuber @ http://akitando.com 🤓 Geek Pro: Tech/Games/Movies/Anime 😎 X.com/Instagran/LinkedIn: @akitaonrails 👷‍♂️ Nostr: akitaonrails@satoshi.ceo

Muita gente gostou da discussão sobre a chuva no deserto do Saara, mas alguns já vieram me chamar de "negacionista" 😅

Vamos lá, "entenda" (contém sarcasmo), eu não tenho nenhum problema com a hipótese de mudanças climáticas como consequência da industrialização. Tem altas probabilidades de estarmos sofrendo um pouco disso mesmo.

Meu problema são com as "soluções" propostas e com a cultura de medo e alarmismo. E, pior ainda, a cultura de achar que pequenas coisas fazem alguma diferença. Canudo de papel faz ZERO diferença. É perda de tempo

Mesmo se trocar todos os carros da Terra, hoje, por elétricos. Ainda assim não faz quase diferença. Faria mais diferença eliminar todos os jatos particulares antes. Seria menos caro, menos sofrido pra população. Também faria pouca diferença, mas entre uma opção que prejudica todo mundo no planeta vs uma opção que prejudica todo multi-milionario, não deveria ser nem uma dúvida.

Não faz sentido forçar energia solar ou eólica em todo lugar. Depende do lugar. Na prática, energia nuclear quase sempre é a melhor alternativa. Mas não dá pra levar a sério falar em "salvar o planeta" e desconsiderar nuclear.

Não faz sentido ativista anti-petróleo ficar emburrado pichando museu, jogando tinta em quadro, cimentando as mãos pra parar o trânsito. No Ocidente. O maior poluidor do mundo são as indústrias da Ásia, em particular da China. Primeiro façam protestos lá. Se lá não mudar drasticamente, mesmo se o Ocidente inteiro parar de usar petróleo, faz quase nenhuma diferença.

Mais, a ideia é jogar fora trilhões e trilhões de dólares, literalmente o equivalente ao PIB de diversos países menores. Pra, talvez, baixar 1 grau? 2 graus? No fim do século?

Em vez disso era melhor acelerar a fase de industrialização "suja" da Ásia, Africa, ajudar a eliminar a pobreza extrema, a fome extrema, doenças que já deveriam ter sido erradicadas. Quando isso acontecer, naturalmente todos migram pra fases menos "sujas" de civilização.

Eu acredito que seria um dinheiro melhor gasto - e é suficiente - pra acabar com extrema pobreza do mundo, antes. E depois entrar num processo de reciclagem e se preocupar com mudanças climáticas.

Mas o alarmista faz parecer que o mundo vai acabar "amanhã" se não gastar tudo "hoje". Essa é a grande mentira. Só barra países pobres de evoluírem em nome de países ricos estarem "incomodados" com 1 ou 2 graus a mais.

Depois leiam/assistam as pesquisas de Copenhagen, representados pelo Bjorn Lomborg abaixo, os livros e palestras dele são bons resumos dessa linha de raciocínio.

Repetindo, eu não sou negacionista de mudanças climáticas. Eu acredito nelas. Eu só sou a favor de priorizar e solucionar coisas como diminuir mortalidade infantil em países pobres primeiro.

nostr:note1jq5xylwejtqv9erdh2neyg5hevf58j0p4accft7vecpkf3zwqxgs02s8qv

É muito difícil. Olha o nível das fanfics. Quando jornalista coloca "entenda" sempre vem merda. Pqp.

Porr jornaleiro, pára de ser emocionado com tudo!! 🤦

https://olhardigital.com.br/2024/09/12/pro/ia-teria-encontrado-forma-de-nao-ser-controlada-por-humanos-entenda/

a única forma de preservação é a pirataria. não fosse isso já teríamos perdido pra sempre metade de tudo que já foi produzido na história.

OpenAI lança o novo modelo O1 hoje, 12/09. O primeiro demo que ele apresenta nas redes sociais é o O1 conseguindo fazer um pequeno joguinho (muito, muito simples, coisa de um único arquivo com um único page down, não fiquem emocionados!)

No Dia do Programador? Coincidência? I think not! 😂

Preparem-se que todo jornalista tá super emocionado de novo. Eu fiz pequenos testes preliminares e vou dizer que não senti tanta mudança assim comparado com o 4o anterior. Sim, parece que ele gasta mais tempo em passos intermediários, tentando quebrar problemas complexos em problemas menores, pra ver se consegue uma solução melhor. É o que chamam de "chain-of-thought". E de fato, pra certos tipos de problemas, parece melhor mesmo.

A idéia do nome "O1" parece ser um "soft-reset". Não vai mais chamar "ChatGPT 4" ou "ChatGPT 5", vai recomeçar do "OpenAI O1", então vez o próximo seja "OpenAI O2"?

Minha teoria da conspiração pessoal (coloquem chapéu de alumínio), é que eles entendem o "peso" que seria lançar "ChatGPT 5". Eu venho falando isso faz tempo: uma versão 5 teria que ser ordens de grandeza superior ao 4, de uma forma que qualquer pessoa comum consiga ver a diferença.

Se falharem em lançar um "5" superior, eles arriscam explodir a bolha de I.A. Por isso eu sinto essa "relutância". Notem que eles travaram no 4. Tentaram sair com "4o" e agora "O1", mas nada de "5". Não querem se comprometer, mas também não podem deixar todo mundo esperando pra sempre.

É uma saída de marketing. O O1 parece mesmo superior ao 4o, mas benchmarks não servem pra nada. Você pode simplesmente enviesar o treinamento pra fazer passar melhor em testes de benchmark. O lance são testes reais.

E em testes de código, eu não senti tanta diferença em relação ao 4o. Lógico, tem que testar mais tempo, com problemas mais diversos, por enquanto é só uma anedota. Mas de novo, não senti nenhuma grande diferença pra justificar jornalista falando "isso vai mudar o mundo!!" e toda essa emoção.

Até peguei um textão de um jornalista e passei pelo O1 pra ver o que ele acha. Alguns trechos que achei engraçados:

O1: "Check OpenAI's official channels to confirm the release of "OpenAI-01" or "o1" and gather accurate details about its capabilities."

OpenAI precisa começar a treinar os modelos pra saberem seus próprios nomes e características pelo menos. Eles nunca sabem!

O1: "Benchmark Results: Re-examine the reported benchmark performances, such as the 83% score on the International Mathematics Olympiad (IMO) and the Elo rating of 1807 in coding competitions. Ensure these figures are accurate and sourced from credible evaluations.

Comparisons with Human Experts: While it's notable if the model performs similarly to PhD students on challenging tasks, it's important to contextualize this achievement and acknowledge any limitations."

O próprio O1 manda tomar cuidado quando se fala de benchmarks e não assumir "uau, é mais inteligente que um PhD do MIT"

O1: "AGI Timeline: Exercise caution when predicting the arrival of Artificial General Intelligence (AGI) by 2025. Acknowledge the speculative nature of such predictions and the ongoing debates within the AI community."

Obviamente, jornalista emocionado de novo falando "AGI está perto" e o próprio O1 pelo menos tem bom senso de falar pra baixar o tom.

O1: "Avoid Hyperbole: Statements like "It will change the world" and "It's a day to celebrate" may come across as overly enthusiastic. Strive for a neutral tone that presents facts and lets readers form their own opinions.

Balanced Viewpoint: Acknowledge any limitations, ethical considerations, or areas where further development is needed."

Achei super legal que o O1 avaliou o tom do jornalista como entusiástico demais, pra ser mais neutro e pra explicar também as limitações e áreas de melhoria. Até a porr de uma GenAI tem mais bom senso que um jornalista médio. Tá foda.

Testem vocês mesmos e me digam o que acharam: sentiram muita diferença em relação ao 4o?

https://openai.com/o1/

OpenAI lançou um novo modelo, "O1". Segundo o pouco que eu li, ele faz algum tipo de "chain-of-thought" e "pensa" mais antes de responder. Alguém já testou?

https://openai.com/index/introducing-openai-o1-preview/

Replying to Avatar Fabio Akita

Tava assistindo este vídeo do canal How Money Works sobre "The Rise and Fall of the Tech Bro" e fiquei relembrando alguns vídeos meus também..

https://youtu.be/kh8g92rn7bQ?si=t7zLpY3H44s4ILv-

Neste meu primeiro vídeo sobre IA, de 1 ano atrás, eu falo sobre como é exagerado que "IA vai acabar com seus empregos", no caso, de programadores.

https://youtu.be/O68y0yRZL1Y?si=vzAc-KxOqa1AeMED

Mas eu falei de um jeito muito otimista. Eu estava pensando em programadores como eu, pessoas que realmente gostam de programar e não acham que ficar estudando pra sempre é um problema.

O problema é que o mundo mudou. Desde o começo da bolha das startups a partir de 2010 a "maioria dos programadores" começou a ser constituído de pessoas que não gostam tanto de programar, não gostam de estudar, não querem ter que ficar evoluindo. Eu explico isso no meu vídeo de "Programação não é Fácil"

https://youtu.be/V7oUDL7E1g4?si=UeQPx9h8thQfaL04

Especialmente até 2021, a prática dos "Tech Bro" era de "Blitzscaling" ou Blitzkrieg Hiring, que era de contratar muito mais do que era necessário pra não perder pra competição. Isso gerou uma horda, dezenas de milhares de "programadores" contratados pra não fazer quase nada. Teve vários que faziam canais no YouTube ou TikTok mostrando como era o dia a dia de ganhar bem e não trabalhar nada.

E isso retro-alimentou ainda mais o interesse dos piores tipos de pessoas possíveis: os que acham que merecem ganhar muito sem fazer nada.

Nesse caso, depois do estouro da bolha de startups em 2022 e layoffs em massa, sim, I.A. é o prego no caixão pra expurgar essa massa inútil de pseudo-programadores. Até uma GenAI é capaz de facilmente substituir todo mundo que achava que programar era seguir meia dúzia de tutoriais e já era.

Continuo reiterando que GenAI será incapaz de fazer sistemas complexos do zero e substituir todos os programadores. Mas considerando que a régua tava super baixa, sim, como preto no caixão funciona super bem.

E como faz pra não ser desse grupo? Pra isso eu fiz meu canal inteiro. Comece por vídeos como este, de Aprendendo a Aprender e assista pelo menos a playlist de carreira.

https://youtu.be/oUPaJxk6TZ0?si=rvQNs4T6PX1I-xJo

porr auto correct, era "prego no caixão"!!

maus

Replying to Avatar Jeferson Quadros

Olá, nostr:npub1r7zegf4f053gz85cdar0azam5rxanydg024xt5sa5nn4h9v3z7rqrjknz4, sim.

Eu mesmo ainda não me achei definitivamente em nenhum cliente. Já usei diversos, tanto no mobile quanto no desktop... e está tudo lá. Basta entrar com a tua nsec que vai estar tudo igual.

Importante, pelo que entendi, é a lista de relays de cada cliente. Tendo 1 ou mais iguais entre os clientes, ele acha suas atividades e dados.

"Bem feito". Povo tem que parar de acreditar em shit-coin.

https://blocktrends.com.br/nubank-encerra-negociacao-nucoins/

Tava assistindo este vídeo do canal How Money Works sobre "The Rise and Fall of the Tech Bro" e fiquei relembrando alguns vídeos meus também..

https://youtu.be/kh8g92rn7bQ?si=t7zLpY3H44s4ILv-

Neste meu primeiro vídeo sobre IA, de 1 ano atrás, eu falo sobre como é exagerado que "IA vai acabar com seus empregos", no caso, de programadores.

https://youtu.be/O68y0yRZL1Y?si=vzAc-KxOqa1AeMED

Mas eu falei de um jeito muito otimista. Eu estava pensando em programadores como eu, pessoas que realmente gostam de programar e não acham que ficar estudando pra sempre é um problema.

O problema é que o mundo mudou. Desde o começo da bolha das startups a partir de 2010 a "maioria dos programadores" começou a ser constituído de pessoas que não gostam tanto de programar, não gostam de estudar, não querem ter que ficar evoluindo. Eu explico isso no meu vídeo de "Programação não é Fácil"

https://youtu.be/V7oUDL7E1g4?si=UeQPx9h8thQfaL04

Especialmente até 2021, a prática dos "Tech Bro" era de "Blitzscaling" ou Blitzkrieg Hiring, que era de contratar muito mais do que era necessário pra não perder pra competição. Isso gerou uma horda, dezenas de milhares de "programadores" contratados pra não fazer quase nada. Teve vários que faziam canais no YouTube ou TikTok mostrando como era o dia a dia de ganhar bem e não trabalhar nada.

E isso retro-alimentou ainda mais o interesse dos piores tipos de pessoas possíveis: os que acham que merecem ganhar muito sem fazer nada.

Nesse caso, depois do estouro da bolha de startups em 2022 e layoffs em massa, sim, I.A. é o prego no caixão pra expurgar essa massa inútil de pseudo-programadores. Até uma GenAI é capaz de facilmente substituir todo mundo que achava que programar era seguir meia dúzia de tutoriais e já era.

Continuo reiterando que GenAI será incapaz de fazer sistemas complexos do zero e substituir todos os programadores. Mas considerando que a régua tava super baixa, sim, como preto no caixão funciona super bem.

E como faz pra não ser desse grupo? Pra isso eu fiz meu canal inteiro. Comece por vídeos como este, de Aprendendo a Aprender e assista pelo menos a playlist de carreira.

https://youtu.be/oUPaJxk6TZ0?si=rvQNs4T6PX1I-xJo

vc sabe que tá na Wikipedia né? Google encontra imediatamente

Não gosto da estratégia de cloud do ponto de vista de preservação. É um serviço, os jogos saem do ar, você nunca é dono do jogo. Povo está trocando a praticidade temporária de jogar barato hoje, pra perder acesso amanhã.

Jogos como Forza Horizon não tem como republicar, nem como remaster ou algo assim. Só a quantidade de músicas licenciadas já impede isso. As licenças já todas venceram e não vale a pena o trampo de re-licenciar tudo de novo.

E justamente é o problema de não ter mais mídia física. Eu que comprei o jogo na época não vou mais poder jogar se o jogo exige ativação online. Puta saco.

No caso específico do Forza Horizon 3, de vc tinha comprado na época do Xbox One, ainda dá pra jogar no Series X. Consegui instalar aqui, mas os 1 e 2 são lost média mesmo.

Forza Motorsport 4 pra baixo também, não tem retro-compatibilidade mas pelo menos se você tem a mídia física, ainda dá pra jogar num Xbox 360.

A discussão de PS5 Pro na Digital Foundry tá interessante. Acho que o ponto chave é que a Sony está sem competição. Microsoft anda falhando muito com falta de bons jogos exclusivos que atraiam mais gente, Switch 2 da Nintendo ainda não foi anunciado.

Teoricamente a Sony pode fazer o que quiser, todo mundo vai pagar. Com certeza vai ser um produto de nicho, mas realmente parece que a Sony está tentando empurrar o teto mais pra cima pra ver até onde o público engole.

Se povo engolir USD 700 (€800!!!) e não ter mais mídia física, eu temo pelo futuro dos games. Preservação vai ficar ainda mais difícil.

Por outro lado, se ajudar a empurrar mais gente pra PC, seria um bom contraponto.

Se parar pra pensar que iPhones da vida já batem USD 1000, não é que ninguém vai comprar.

Curioso pra ver onde isso vai dar. Pra mim PS5 é basicamente pra jogar Gran Turismo 7. Não tem mais nada que me faça ficar voltando. Tenho gasto mais tempo em PC/Steam ou em retro-games.

https://youtu.be/W2wOn8zS8dU?si=5e_xo0H6Zlyph-q5

kkkk sou eu mesmo. postado no X, LinkedIn e Instagram pra ter certeza