Como pessoas trans já foram retratadas no Oscar, de 'Meninos não choram' a 'Emilia Pérez'

Filme protagonizado por Karla Sofía Gascón é o oitavo da premiação a ter uma personagem trans em destaque. Veja como pessoas trans já foram representadas no Oscar
Estorvo para a campanha do filme "Emília Perez", Karla Sofía Gascón já havia deixado marcas nesta edição do Oscar muito antes de ser acusada de racismo, xenofobia e islamofobia. Sua nomeação ao prêmio fez história porque, pela primeira vez, uma pessoa transgênero foi indicada à categoria de melhor atriz.
Ironicamente, "Emília Perez" recebeu críticas pela maneira como retrata a transsexualidade. No filme, Karla interpreta Manitas, um traficante de drogas mexicano que faz uma cirurgia de resignação de sexo para virar Emilia.
Há quem diga que a história reforça estereótipos negativos sobre a comunidade LGBT+ e que sua protagonista foi criada à base de clichês. Isso porque é raro encontrar filmes nos quais personagens trans vivam dilemas desconectados de sua transsexualidade. O Oscar mesmo já indicou (e premiou) longas desse estilo.
Antes de "Emilia Pérez", sete filmes com personagens trans receberam destaque no Oscar:
'Priscilla, a Rainha do Deserto' (1994) - Stephan Elliott
No prêmio: Venceu o troféu de melhor figurino
O filme: Clássico do cinema queer, o musical conta uma história fictícia, na qual acompanhamos duas drag queens e uma transsexual viajando a caminho de um show
'Tudo sobre Minha Mãe' (1999) - Pedro Almodóvar
No prêmio: Venceu o troféu de melhor filme em língua estrangeira
O filme: Um dos mais aclamados longas de Almodóvar, o filme conta a história de uma mulher que, após a morte de seu filho, decide reencontrar o pai do garoto. Pai que, agora, é travesti
'Meninos Não Choram' (1999) - Kimberly Peirce
No prêmio: Venceu o troféu de melhor atriz (Hilary Swank), e foi indicado ao de melhor atriz coadjuvante (Chloë Sevigny)
O filme: É baseado na história real de Brandon Teena, homem trans assassinado em 1993 nos Estados Unidos. No filme, vemos o protagonista enfrentar dilemas de sua identidade enquanto vive um romance e sofre violência
'Transamérica' (2005) - Duncan Tucker
No prêmio: Indicado aos troféus de melhor atriz (Felicity Huffman) e melhor canção original (“Travelin' Thru”, de Dolly Parton)
O filme: Bree está prestes a realizar uma cirurgia de resignação sexual quando descobre ter um filho adolescente. O fato acaba mudando seus planos e prioridades
'Clube de Compras Dallas' (2013) - Jean-Marc Vallée
No prêmio: Venceu os troféus de melhor ator (Matthew McConaughey), melhor ator coadjuvante (Jared Leto) e melhor maquiagem e penteado. Também foi indicado aos de melhor filme, melhor roteiro original e melhor montagem
O filme: Cinebiográfico, o longa gira em torno de Ron Woodroof, americano que criou um clube de vendas para tratamento da Aids nos anos 1980. No filme, um dos frequentadores é uma mulher trans amiga de Ron. Ela é o papel de Jared Leto.
'A Garota Dinamarquesa' (2015) - Tom Hooper
No prêmio: Venceu o troféu de melhor atriz coadjuvante (Alicia Vikander). Também foi indicado aos de melhor ator (Eddie Redmayne), melhor design de produção e melhor figurino.
O filme: É uma cinebiografia de Lili Elbe, artista que foi uma das primeiras pessoas do mundo a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual.
'Uma Mulher Fantástica' (2017) - Sebastián Lelio
No prêmio: Venceu o troféu de melhor filme estrangeiro
O filme: Marina é uma jovem trans que vê a vida mudar completamente após a morte de seu namorado, Orlando, cuja família é explicitamente transfóbica.
Cenas de filmes com personagens trans que tiveram destaque no Oscar
Reprodução
Há outros longas, mas seus personagens trans ou a temática trans têm pouco espaço na trama. Por exemplo, nos filmes "Um Dia de Cão" (1975) e "Traídos pelo Desejo" (1992), a transexualidade é tratada como um recurso narrativo para gerar suspense.
"Traídos pelo Desejo" (1992) teve uma campanha liderada por Harvey Weinstein, que pediu para que ninguém desse spoiler sobre o "final surpreendente" da história. Deu certo. O longa ganhou o Oscar de roteiro original — e foi indicado a outras cinco categorias, incluindo a de melhor filme.
Quem fica em frente às câmeras?
Dos sete personagens trans a receber destaque no Oscar, seis foram interpretados por atores cisgêneros — nome dado a quem não é trans. A única exceção é "Uma mulher fantástica", protagonizado pela chilena Daniela Vega. O drama ganhou o Oscar de melhor filme internacional em 2018.
Dois anos antes, a academia tinha sido bastante criticada por nomear "A Garota Dinamarquesa" (para as categorias de melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor design de produção e melhor figurino). Dirigida por Tom Hooper, a cinebiografia tem o ator Eddie Redmayne no papel de Lili Elbe, artista que foi uma das primeiras pessoas do mundo a tentar uma cirurgia de resignação sexual — no caso, para trocar seu pênis por vulva.
Eddie Redmayne em cena de 'A Garota Dinamarquesa'
Reprodução
Para se defender das críticas que recebeu na época, o diretor Hooper argumentou que enxergava "algo feminino" no ator. E disse que as opções de artistas trans no cinema eram limitadas.
Em 2021, Redmayne se mostrou arrependido pelo trabalho. "Eu não faria isso hoje. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro", disse ele ao jornal britânico "The Sunday Times".
A interpretação de personagens trans por atores cis tem sido chamada de "transfake". O termo é uma crítica à prática, que também esteve em outros filmes do Oscar, como "Clube de Compras Dallas" — com Jared Leto no papel de Raymond Rayon — e "Meninos Não Choram", com Hilary Swank como Brandon Teena.
Hilary Swank em cena de 'Meninos Não Choram'
Reprodução
‘And the Oscar goes to…’
Apesar das controversas envolvendo "A Garota Dinamarquesa", o Oscar 2018 também premiou "Strong Island" — com a estatueta de melhor documentário. Essa foi a primeira vez que a premiação celebrou um filme dirigido por alguém trans. Seu cineasta, Yance Ford, se tornou o primeiro homem trans a ganhar uma estatueta do Oscar.
Antes de Ford, duas artistas trans passaram pela premiação, e ambas na categoria de melhor canção original. Angela Morley concorreu ao troféu duas vezes: primeiro, por "O pequeno príncipe" (1974), e depois por "O sapatinho e a rosa: A história de Cinderela" (1976). Já Anohni disputou a estatueta por "A corrida contra a extinção" (2015).
Elliot Page, de "Juno", e as irmãs Lilly e Lana Wachowski, da trilogia "Matrix", são artistas que hoje se declaram transgêneros e fazem parte da história do Oscar, mas, quando foram indicados à premiação, não se diziam trans.
Yance Ford, o primeiro diretor trans a vencer um prêmio do Oscar
Phil McCarten/AP
Prêmio neutro
Diferentemente de Ford, Morley e Anohni, a estrela trans de "Emília Perez" foi indicada nominalmente, o que por si só já é um marco na história da premiação. Mas mais do que isso, a indicação de Gascón chama a atenção por se tratar de uma categoria que, no Oscar, é dividida por gênero.
Nas entrelinhas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood está defendendo a ideia de que pessoas nascidas com pênis podem ser mulheres e que as nascidas com vulva podem ser homens.
Nos últimos anos, inclusive, a Academia tem discutido internamente a nomeação de artistas que se declaram não binários, ou seja, que não se encaixam estritamente nas categorias masculinas e femininas (melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante).
Em 2024, Bill Kramer, CEO da Academia, disse ao site americano "Variety" que ele e outros membros estão avaliando a possibilidade de prêmios neutros para atuação. A possibilidade da mudança, porém, é contestável diante da disparidade de gênero existente em categorias que já são neutras, como direção (na qual apenas três mulheres foram vencedoras).
Emília Perez: entre o clichê e a ruptura da mesmice
"No mundo ideal, os prêmios não teriam divisão de gênero, mas a gente não vive no mundo ideal. Só que, realmente, onde vão colocar as pessoas não binárias?", diz o cineasta trans Cássio Kelm, em entrevista ao g1. "A verdade é que, se realmente quiserem encontrar uma alternativa, vão encontrar, mas não querem."
Diretor do longa-metragem "Mães do Derick", Kelm afirma que as mudanças no Oscar costumam acontecer "a conta-gotas" e, por isso, suas expectativas são baixas quanto à representação trans na premiação.
"O Oscar tem muitos filmes com discursos problemáticos", diz o cineasta. "Os personagens trans sempre estão simbolizando alguma coisa. Alguns, a liberdade. Outros, o exótico ou a perseguição, como em 'Meninos Não Choram'. E tem aqueles com o estereótipo de ódio ao corpo, como 'A Garota Dinamarquesa'."
"Ou santificam, ou matam os personagens trans. Nos tratam como se não fôssemos humanos."
Para Kelm, "Emília Pérez" foge dessa mesmice ao pôr nas telonas uma protagonista trans que, antes de tudo, é líder narcotraficante. Por outro lado, o filme pecaria ao mostrar a transsexualidade de maneira superficial. Como exemplo, ele cita o número musical em que a advogada Rita (Zoe Saldaña) canta sobre vaginoplastia — a letra dá a entender que esse é o único de jeito de se tornar uma mulher trans.
Emília Perez
Diretora trans e crítica de cinema queer, Drew Burnett Gregory descreve "Emília Perez" como um retrocesso "na conversa sobre a representação trans" nas telonas.
"O que parecia único e até emocionante sobre 'Emilia Pérez' é que era um grande musical cheio de ação. Mas ele ainda se enquadra nos mesmos padrões de outros filmes que, pelo menos na superfície, são menos interessantes", ela diz ao g1 por e-mail.
Assim como Kelm, Gregory, acredita que o maior problema da trajetória trans no Oscar é a desumanização dos personagens.
"Os personagens trans têm sido suporte para personagens cis em suas jornadas emocionais, almas torturadas que morrerem ou as duas coisas. Por exemplo, 'A Garota Dinamarquesa' se concentra na pré-transição de Lili, nos estágios iniciais da transição e em sua morte, que está relacionada à transição. O filme foca em sua dor enquanto apaga o que tornou sua vida tão interessante e vibrante."
Bloco do Urso 2025: Ritmos que Embalam o Melhor Carnaval de Minas Gerais

Line-up diversificado e estrutura completa garantem a experiência única da folia em Santa Rita do Sapucaí Crédito: Divulgação
O Bloco do Urso 2025 está prestes a começar e promete levar os foliões a uma experiência inesquecível com um line-up repleto de grandes nomes da música nacional. Durante quatro dias de festa, o evento reunirá diferentes ritmos para agradar a todos os gostos, consolidando-se mais uma vez como o maior e melhor Carnaval de Minas Gerais.
A cada edição, o Bloco do Urso se reinventa, trazendo para os foliões uma programação musical que valoriza a diversidade e mantém a energia contagiante do Carnaval. Do axé ao eletrônico, do sertanejo ao funk, passando pelo pagode e hits do momento, o evento se destaca por oferecer um ambiente em que cada dia tem uma identidade própria.
“A diversidade musical é um dos pontos fortes do Bloco do Urso. A cada noite, criamos uma atmosfera única para que todos possam curtir ao máximo, independentemente do estilo musical preferido. Queremos proporcionar momentos inesquecíveis para os foliões”, afirma a organização do evento.
Estrutura e setores para todos os perfis de foliões
Além da programação de shows, a Cidade do Urso contará com uma estrutura completa para garantir o conforto e a segurança do público. Os foliões poderão escolher entre diferentes setores, como Área VIP, Camarote do Urso e Urso Prime, cada um com benefícios exclusivos para tornar a experiência ainda mais especial.
A Praça de Alimentação estará repleta de opções para atender a todos os gostos, além de bares estrategicamente distribuídos para garantir praticidade na hora de se refrescar. Com um espaço projetado para receber milhares de foliões, o Bloco do Urso mantém seu compromisso de oferecer um evento seguro e organizado.
Última semana para garantir o ingresso
Para quem ainda não garantiu presença, esta é a última semana para adquirir ingressos individuais! Os foliões podem escolher o dia preferido para curtir a festa. Já para aqueles que não querem perder nenhum momento do Bloco do Urso 2025, os pacotes para os quatro dias seguem disponíveis.
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do Bloco do Urso e nos pontos de venda autorizados. Não perca essa chance de fazer parte do maior Carnaval de Minas Gerais!
Projeto que proíbe investimento público no Carnaval é rejeitado na Câmara de Cuiabá

Proposta apresentada foi baseada no decreto de calamidade financeira publicado pelo prefeito Abilio Brunini (PL). Câmara Municipal de Cuiabá
Secom/Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou o projeto de lei que proíbe o uso de recursos públicos da Prefeitura de Cuiabá para investimentos em festas de Carnaval, durante sessão nesta terça-feira (25). A lei é de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL), que colocou a proposta em votação em caráter de urgência após reunir 19 assinaturas.
O projeto foi rejeitado com 9 votos contra, 5 votos a favor e duas abstenções.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O texto determina a proibição de financiamento, patrocínio ou qualquer outra forma de repasse de verbas para a organização e realização do Carnaval na capital. A proposta se baseia no decreto de calamidade financeira publicado pelo prefeito Abilio Brunini (PL), no terceiro dia de gestão.
O projeto pretendia vetar:
repasses de recursos financeiros, diretos ou indiretos, para entidades públicas ou privadas que organizam eventos de carnaval;
concessão de ajuda, subvenção ou patrocínio a blocos, escolas de samba, associações ou outras organizações carnavalescas.
O projeto estabelecia ainda que os recursos públicos destinados ao Carnaval deveriam ser direcionados para investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social, com o objetivo de promover a recuperação econômica e garantir a estabilidade financeira do município.
Na sexta-feira (21), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel) emitiu uma nota manifestando discordância com os pontos apontados pelo vereador e, disse que a não destinação de verbas para estes eventos pode resultar em prejuízos consideráveis para a economia local e para a cultura dos cuiabanos.
LEIA MAIS:
Abilio decreta calamidade financeira no 3º dia de gestão em Cuiabá
Projetos apresentados na Câmara de Cuiabá querem proibir músicas com 'palavrões' e menores em parada LGBTQIA+
Outros projetos polêmicos
Rafael Beal Ranalli (PL)
ALMT
No começo de fevereito, três projetos de lei protocolados na Câmara Municipal de Cuiabá pelo vereador Rafael Beal Ranalli (PL), propõem a restrição da participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+, a proibição de músicas que fazem apologia ao crime e sexo biológico como critério único para a participação de competidores em esportes.
Projeto N° 11 /2025
Visa restringir a participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+ na capital mato-grossense.
Projeto N° 12 /2025
Visa o sexo biológico como critério único para a participação de competidores em esportes. Em entrevista à TV Centro América, o parlamentar enfatizou que acredita que mulheres transexuais devem competir nos esportes com homens.
Projeto N° 13 /2025
Proíbe o uso de dinheiro público para contratar artistas ou financiar shows que incentivem o crime, o tráfico de drogas, o uso de entorpecentes ou a sexualização inadequada. O vereador afirma que canções são inapropriadas e usou o gênero funk como exemplo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Pagamento da quinta parcela do IPTU 2024 de São Luís vence na sexta-feira (28)

As guias para pagamento estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Sede da Secretaria Municipal da Fazenda de São Luís (Semfaz)
Divulgação/Prefeitura de São Luís
Vence nesta sexta-feira (28), o prazo para pagamento da quinta parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 de São Luís. As guias para pagamento estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O prazo para pagamento é para quem optou pelo parcelamento. As guias também podem ser emitidas diretamente na Central de Atendimento do IPTU, via WhatsApp, pelo número: (98) 99114-9142 ou pelo e-mail centraldeiptu2024@semfaz.saoluis.ma.gov.br.
O contribuinte que perdeu o prazo para pagamento das parcelas anteriores, pode reemitir os boletos no portal da Semfaz, com multa e juros acrescidos ao valor.
Emissão do boleto
Para emitir o boleto, basta acessar o site da Semfaz com o número de inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF cadastrado no sistema.
Ao acessar o portal, deve buscar o item ‘IPTU’, clicar nele, depois em ‘Emissão de carnê’ ou ‘Emissão IPTU’, digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em ‘Consultar débitos de IPTU’.
Uma barra azul com o endereço do imóvel aparecerá e após clicar nela, todos os débitos aparecerão na tela, então, basta selecionar a parcela desejada, escolher a data do pagamento e emitir a guia.
Postos de atendimento
As guias do IPTU também podem ser emitidas presencialmente em cinco postos de atendimento em São Luís. Os postos funcionam em horário estendido e também aos finais de semana. Veja, abaixo, os postos de atendimento:
Atendimento – Semfaz (Rua do Egito, n° 283, Centro) – De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h;
Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h;
Viva Cidadão (Golden Shopping) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h;
Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h;
Viva Cidadão (São Luís Shopping) – De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h.
Carnaval 2025: veja como ficam os horários para quem quer doar sangue em MS

Durante os dias de folia as doações diminuem e a demanda aumenta, devido ao maior movimento das rodovias; saiba o que é preciso para doar. Horários de funcionamento do Hemosul no feriado de Carnaval foram divulgados.
Hemosul/Divulgação
O Hemosul do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) divulgou os horários de funcionamento durante o feriado de Carnaval deste ano. Com os dias de folia, é esperado que as doações de sangue diminuam e a demanda aumente, devido ao maior movimento nas rodovias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Os interessados em doar devem estar com documento de identidade e estar em boas condições de saúde. Confira abaixo os horários de funcionamento das unidades do estado:
Hemosul de Dourados
01/03 (sábado): 7h às 12h
03/03 (segunda-feira): fechado
04/03 (terça-feira): fechado
05/03 (quarta-feira): 13h às 17h
A unidade de atendimento do Hemosul de Dourados fica localizada na rua Oliveira Marques, número 2535, no bairro Jardim Tropical.
Hemosul de Três Lagoas
01/03 (sábado): 7h às 14h
03/03 (segunda-feira): fechado
04/03 (terça-feira): fechado
05/03 (quarta-feira): fechado
A unidade de atendimento do Hemosul de Três Lagoas fica na rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, no bairro Colinos.
Hemosul de Campo Grande
01/03 (sábado): 7h às 17h
03/03 (segunda-feira): 7h às 17h
04/03 (terça-feira): fechado
05/03 (quarta-feira): 13h às 17h
A unidade de atendimento do Hemosul Coordenador fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1304, na região central.
Os Hemosul do Hospital Regional, da Santa Casa de Campo Grande, Ponta Porã e Paranaíba, trabalham até sexta e reabrem na quarta à tarde.
💉 O que é preciso para doar sangue:
É necessário levar documento oficial com foto;
Estar saudável, descansado e alimentado;
Ter entre 16 e 69 anos;
Adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar acompanhamento e autorização do responsável legal;
Pesar no mínimo 51 kg;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.
❌ Quem não pode doar sangue:
Quem teve Hepatite após 11 anos de idade;
Doença de Chagas, Câncer, Sífilis;
Pessoas infectadas pelo HIV e seus parceiros;
Homens e mulheres com parceiro(a) eventual ou múltiplos parceiros sexuais, que mantêm relações com ou sem o uso de preservativo;
Pessoas que compartilham seringas;
Pessoas que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas.
⏱️ Quem deve aguardar para doar sangue?
Quem fez transfusão de sangue (1 ano);
Tatuagem ou maquiagem definitiva (1 ano);
Piercing (1 ano);
Quem se submeteu a cirurgias ou o parceiro (será analisado);
Parto normal (3 meses);
Amamentação (parto ocorrido há mais de 1 ano);
Dengue clássica (1 mês após a cura);
Dengue grave (6 meses após a cura);
ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST (1 ano) – exceto sífilis;
Gripe – após o término dos sintomas (2 semanas);
Medicação (a critério médico);
Procedimentos endoscópicos – endoscopia/Colonoscopia (6 meses).
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Novas regras da Meta, dona do Instagram e do Facebook, devem afetar 97% da moderação contra discurso de ódio, diz estudo

Em janeiro, Meta anunciou que postagens com violações de menor gravidade deverão ser denunciadas pelos usuários para passarem por revisão. Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH) disse que mudança pode resultar em onda de 277 milhões de publicações com conteúdo prejudicial. Facebook e Instagram
AP Photo/Richard Drew
A nova política de moderação da Meta, dona do Instagram e do Facebook, deve afetar 97% das ações de revisores em áreas como discurso de ódio e incitação à violência, disse na segunda-feira (24) um estudo do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês).
O CCDH, organização não governamental que atua contra a desinformação na internet, afirmou que o fim da checagem de fatos nos Estados Unidos e dos sistemas de detecção de discurso de ódio pela Meta pode ajudar a aumentar a "desinformação e o conteúdo perigoso" nas redes da empresa.
Em 7 de janeiro, o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, disse que a checagem de fatos nos EUA seria substituída pelas "notas das comunidade", modelo usado no X em que os próprios usuários fazem as correções.
As novas regras definem ainda que os sistemas de detecção proativa devem agir somente em casos considerados pela empresa como violações legais e de alta gravidade. Os casos de menor gravidade dependerão de denúncias feitas por usuários.
Meta também liberou ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais
"Nossa análise mostra que, em todas as áreas de políticas onde a Meta poderia interromper a revisão proativa, mais de 97% das ações de revisão da Meta foram proativas no ano passado, com menos de 3% feitas em resposta a denúncias de usuários", diz o CCDH.
"Estimamos que a Meta tomou medidas proativas contra 277 milhões de postagens corretamente identificadas como prejudiciais no ano passado. Isso abrange áreas de políticas nas quais a Meta pode interromper a revisão proativa, como discurso de ódio".
A organização diz que a moderação da Meta também deve ser afrouxada em postagens ligadas a bullying e assédio, ódio organizado, suicídio e automutilação, e conteúdo violento e gráfico.
A mudança foi anunciada pela Meta dias antes da posse do presidente dos EUA, Donald Trump. Na ocasião, Zuckerberg disse acreditar que a eleição marcou um "ponto de inflexão cultural" que dá "prioridade à liberdade de expressão".
A empresa acrescentou que deseja "simplificar" suas regras e "abolir uma série de limites em questões como imigração e gênero, que não fazem mais parte do discurso dominante".
Na última quinta-feira (20), foi a vez do bilionário Elon Musk anunciar uma mudança de política em sua rede social X. Colaborador do governo Trump, Musk prometeu "consertar" um recurso que permite aos usuários rejeitar ou classificar publicações potencialmente falsas.
Para o chefe da CCDH, Imran Ahmed, ainda que as classificações da comunidade sejam "uma adição bem-vinda às medidas de segurança da plataforma", o modelo baseado na participação do usuário "não pode e nunca substituirá totalmente as equipes de moderação dedicadas e a detecção de inteligência artificial".
LEIA TAMBÉM:
'Não Me Perturbe' não funciona? Por que pessoas recebem ligações de telemarketing mesmo inscritas no serviço
Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las
Apple anuncia investimentos de US$ 500 bilhões nos EUA em 4 anos
Mark Zuckerberg anuncia que Meta vai encerrar sistema de checagem de fatos
VÍDEOS mais assistidos do g1 Rondônia
https://g1.globo.com/ro/rondonia/playlist/videos-mais-assistidos-do-g1-rondonia.ghtml
PF deflagra operação de combate a fraude em licitações e desvio de recursos de merenda escolar em Manaus
De acordo com a PF, empresa contratada não possuía capacidade operacional e foi favorecida em um processo irregular realizado em 2020, resultando em prejuízos milionários aos cofres públicos. Operação 'Sem Sabor' em Manaus
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a operação 'Sem Sabor' para desarticular um esquema de fraude na dispensa de licitação e desvio de recursos públicos destinados à aquisição de kits de merenda escolar em Manaus. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços da capital amazonense.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Conforme a PF, investigações iniciaram a partir de uma ação popular e auditorias do Ministério Público Federal (MPT) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontaram irregularidades na contratação da fornecedora de merenda para escolas de Manaus no ano de 2020.
Segundo as instituições, houve uso indevido da dispensa de licitação, superfaturamento e movimentações financeiras suspeitas entre empresas envolvidas no certame.
Ainda segundo o órgão policial, há indícios de que houve o direcionamento da contratação, uma vez que a empresa vencedora não possuía histórico de fornecimento de gêneros alimentícios para o setor público e tinha sede em local desconhecido.
A investigação também revelou que a empresa contratada não possuía capacidade operacional e foi favorecida em um processo irregular, resultando em prejuízos milionários aos cofres públicos.
Conforme a PF, o esquema criminoso envolvia servidores públicos, empresários e intermediários, que manipularam o processo licitatório para beneficiar a empresa contratada.
Após levantamento da movimentação financeira da empresa pela PF, foi observado que parte dos valores pagos pela Prefeitura de Manaus foi imediatamente repassada a uma das empresas concorrentes
Os investigados podem responder por fraude à licitação, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
LEIA TAMBÉM: PF e CNJ fazem buscas no gabinete de juiz e desembargador do AM suspeitos de fraude envolvendo quase R$ 150 milhões da Eletrobras
PF e CNJ fazem buscas no gabinete de juiz e desembargador do AM suspeitos de fraude
Estrutura elétrica do DAE é alvo de incêndio em Várzea Grande (MT); veja lista de bairros afetados
"/> Departamento informou que estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento dos bairros. Por causa do ocorrido, alguns bairros da região metropolitana podem ser afetados.
Divulgação
Uma estrutura elétrica do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) foi alvo de um incêndio, nessa segunda-feira (24), e deixou seis bairros com o abastecimento comprometido (veja lista de bairros afetados abaixo).
Segundo o DAE, o problema foi detectado no Booster do Parque São João e agora as equipes investigam as causas do incêndio para restabelecer o funcionamento do equipamento.
O booster é essencial para garantir a distribuição de água para os seguintes bairros:
Dom Diego
Engordador
Jardim das Oliveiras
Ipanema
São João
Unipark
Durante a manutenção, o departamento informou que estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento dos bairros afetados. No entanto, ainda não foi informado quando o sistema deverá ser normalizado.
A Guarda Municipal também intensificou as rondas em pontos do sistema de abastecimento.
LEIA MAIS:
Desvio de água, 'supercola' e pedra nos canos: atos de vandalismo impedem o abastecimento em Várzea Grande (MT)
Sequência de vandalismo
Atos de vandalismo são registrados nas estações de abastecimento de água em Várzea Grande
Em janeiro, uma sequência de atos de vandalismo registrados também comprometeram o abastecimento de água para vários bairros de Várzea Grande. Entre os casos registrados estavam o desvio de água, destruição de canos usados na distribuição e até 'supercola' nos cadeados das estações para impedir a entrada de funcionários.
Na época, o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) informou que os crimes foram denunciados à Polícia Civil para investigação e identificação dos autores.
No dia 16 e de janeiro, criminosos invadiram o reservatório de água localizado no Loteamento Santa Bárbara, no Bairro Parque do Lago. Na primeira invasão, os tubos e conexões do reservatório foram quebrados, resultando no vazamento completo da água armazenada.
Após a primeira ocorrência, o DAE realizou a instalação de um registro no reservatório para impedir vazamentos em caso de novas invasões. Durante o segundo incidente, os vândalos arrombaram a porta do local, quebraram os canos novamente, interrompendo novamente o abastecimento.
Na noite do dia 22 de janeiro, o DAE realizou uma manobra para abastecer o Bairro Costa Verde. No entanto, no dia seguinte, constatou-se que a água estava muito fraca e não estava chegando até as casas. Após inspeção, foi identificado que o Bairro Santa Cecília também estava recebendo a água direcionada devido a uma manobra irregular de desvio feita por terceiros.
Operação contra quadrilha ligada à facção criminosa tem mais de 70 prisões em Juiz de Fora e região

Além das prisões, drogas, dinheiro e veículos foram apreendidos na manhã desta terça-feira (25). Ministério Público e PM realizam operação contra facção criminosa na Zona da Mata
Mais de 90 mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos nesta terça-feira (25) em Juiz de Fora, Ubá e Visconde do Rio Branco pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O alvo da operação "Shenzi", segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi uma organização criminosa vinculada à facção Comando Vermelho, do estado do Rio de Janeiro, suspeitos de tráfico de drogas e outros crimes violentos, incluindo homicídios.
Em balanço divulgado no início da tarde, foram realizadas mais de 70 prisões, além da apreensão de drogas, veículos e dinheiro. Veja a descrição abaixo:
45 prisões temporárias e 30 em flagrante;
46 mandados de busca e apreensão cumpridos;
17 armas de fogo, 208 munições e uma grana apreendidas;
Oito veículos e R$ 24.230,50 em dinheiro apreendidos;
584 pinos de cocaína, 116 pedras de crack, 41 porções de maconha e quatro tabletes da mesma substância, além de rádios comunicadores, balanças de precisão, coldres, coletes balísticos, bandoleiras e simulacros de arma de fogo apreendidos.
MPMG e PMMG cumprem mais de 90 mandados de prisão e busca e apreensão em cidades da Zona da Mata
MPMG/Divulgação
A idade e sexo dos presos, além dos bairros onde os mandados foram cumpridos não foram informados.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Homem é preso com drogas após denúncias de que ele estaria traficando em condomínio
"/> Uma equipe da PM fazia patrulhamento pelo Bairro Industrial, em Pirapora, quando se deparou com o suspeito, de 32 anos. Durante busca pessoal, foram encontrados R$ 459 e duas porções de maconha na pochete dele. Mais entorpecentes foram encontrados no apartamento dele.
Materiais apreendidos pela PM
Polícia Militar
Um homem foi preso com drogas após denúncias de que ele estaria traficando em um condomínio, em Pirapora, nessa segunda-feira (24).
Uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento pelo Bairro Industrial, quando se deparou com o suspeito, de 32 anos. Durante busca pessoal, foram encontrados R$ 459 e duas porções de maconha na pochete dele.
Ao ser questionado se tinha mais algo ilícito no local onde morava, o homem falou que tinha mais drogas para seu consumo em seu quarto. No apartamento dele, em uma cômoda, os policiais apreenderam porções de maconha e haxixe, além de uma balança e materiais usados para embalar entorpecentes.
Ao ser novamente perguntado sobre a propriedade das drogas, o homem reafirmou que era usuário e disse também que estava vendendo para pessoas conhecidas com o objetivo de aumentar sua renda.
A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Resultado final do concurso público da Prefeitura de Viçosa é divulgado

Mais de 150 vagas foram abertas, com salários entrem R$ 1.412 e R$ 3.714,64. Concurso contou com etapa única para alguns cargos e duas etapas para outros
Freepik/Divulgação
A Copeve divulgou, nesta terça-feira (25), o resultado final do concurso público para a Prefeitura de Viçosa, no interior de Alagoas. Mais de 150 vagas foram abertas, com salários entrem R$ 1.412 e R$ 3.714,64, além de benefícios.
Clique aqui para conferir o resultado
O concurso contou com duas modalidades. Uma etapa única, constituída por uma prova objetiva, foi realizada para os cargos de contador, controlador interno, enfermeiro plantonista, fiscal de tributos, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de endemias, auxiliar de consultório dentário, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico em raio-x, tratorista, auxiliar de eletricista, auxiliar de serviços educacionais (limpeza e merenda), carpinteiro, cozinheiro, eletricista, gari, marceneiro, motorista escolar, operador de máquinas, pedreiro, pintor, servente e vigilante escolar.
Já para os cargos de professor de ciências biológicas, professor de educação especial/ sala de recursos, professor de educação física, professor de matemática, professor de música, professor formador (libras), professor de educação infantil, professor ensino fundamental (alfabetização jovens e adultos 1° segmento) e professor ensino fundamental (anos iniciais 1º 5ºano), o concurso teve duas etapas, sendo a primeira de prova objetiva e a segunda de prova de títulos, de caráter apenas classificatório.
Vagas, jornadas de trabalho e salários
Concurso Público de Viçosa - AL
VÍDEO: veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adolescente que desapareceu após sair de casa em Itapetininga é encontrada em Botucatu
Menina de 16 anos foi encontrada em uma entidade assistencial de Botucatu (SP). Ela desapareceu no dia 15 de fevereiro. A menina de 16 anos que desapareceu após sair de casa na Vila Paulo Ayres, em Itapetininga (SP), foi encontrada, na tarde desta terça-feira (24), em uma entidade assistencial na Vila Jahu, em Botucatu (SP), cidade a quase 130 km de distância.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo o boletim de ocorrência, a adolescente tentou passar a noite no local mas, por ser menor de idade, foi impedida pela equipe. A Guarda Municipal foi acionada e descobriu que havia um boletim de ocorrência de desaparecimento registrado em Itapetininga (SP) pela família da menina.
A corporação entrou em contato com o Conselho Tutelar, que informou a família da adolescente a respeito de seu paradeiro. Ela foi encaminhada para a Casa Transitória até que a família possa buscá-la.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bloco 'Se Parar eu Caio' completa 10 anos e vai às ruas de Natal nesta terça-feira (25)
"/> Cantora Márcia Freire é principal atração da prévia. Noite também terá Pedro Luccas e DJ PL, além da orquestra Frevo do Xico. Márcia Freire se apresenta em bloco carnavalesco em Natal
O "Se Parar Eu Caio", mais tradicional bloco do pré-carnaval de Natal, completa uma década de folia pelas ruas de Tirol e Petrópolis nesta terça-feira (25). A cantora Márcia Freire, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, comemora os 40 anos do axé music e vai fazer o show no palco montado no encerramento do percurso, na Rua Maxaranguape (estacionamento do Seminário São Pedro).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Este ano o bloco vai homenagear o historiador e folclorista Deífilo Gurgel.
A concentração começa às 17h, no Severina Gastrobar, com animação da orquestra do Frevo do Xico, que esse ano vai sair em um pranchão pela Avenida Campos Sales, a partir das 19h.
No fim do percurso, além de Márcia Freire, a festa terá DJ PL e Pedro Luccas.
Márcia Freire anima bloco 'Se Parar Eu Caio' em Natal
Divulgação
A venda de camisas para o Se Parar Eu Caio é feita pelo site Bilheteria Digital e na loja da Aerotur Viagens, em Tirol.
Violonista Yamandu Costa percorre o Brasil em março com António Zambujo para promover o álbum ‘Prenda minha’

O violonista gaúcho Yamandu Costa (à esquerda) e o cantor português António Zambujo fazem show em 11 cidades do Brasil em março
Kenton Thatcher / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Vasta e plural, a discografia do violonista gaúcho Yamandu Costa inclui álbuns gravados com artistas de diversas nacionalidades. Tanto que, nem bem lançou em 31 de janeiro disco feito com o bandoneonista argentino Martín Sued, Saga, o músico brasileiro se prepara para sair em turnê pelo Brasil com o cantor português António Zambujo, de quem é amigo desde 2008.
Entre 14 e 30 de março, os artistas percorrerão 11 cidades do Brasil com a turnê nacional do show António Zambujo & Yamandu Costa, cujo roteiro está baseado no álbum Prenda minha, gravado pelo violonista com o cantor e lançado em abril de 2024.
Homônima do tradicional tema do folclore gaúcho, a música-título do álbum Prenda minha é composição de Yamandu com letra de Paulo César Pinheiro.
Quase um ano depois do álbum, Yamandu e Zambujo se reencontram no palco em show de voz e violão (de sete cordas) – já apresentado no Rio de Janeiro (RJ) em janeiro de 2024, antes da edição do disco – para dar vida a músicas como Falando de amor (Antonio Carlos Jobim, 1979), Gente humilde (Garoto, 1945, com letra posterior de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, 1969), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira, 1922), Nervos de aço (1947) – samba-canção de Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974), um dos mais importantes compositores gaúchos – e Valsinha (Chico Buarque e Vinicius de Moraes, 1971).
De abrangência intercontinental, o repertório do show António Zambujo & Yamandu Costa também abarca temas da música portuguesa e do cancioneiro latino-americano de língua hispânica.
♪ Eis a rota da turnê nacional do show António Zambujo & Yamandu Costa:
♩ 14 de março – Teatro Guaíra, Curitiba (PR)
♩ 16 de março – Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (DF)
♩ 19 de março – Sesc Franca, Franca (SP)
♩ 20 de março – Theatro Pedro II, Ribeirão Preto (SP)
♩ 21 de março – Sesc Guarulhos, Guarulhos (SP))
♩ 22 de março – Sesc Palladium, Belo Horizonte (MG)
♩ 25 de março – Tokio Marine Hall, São Paulo (SP)
♩ 26 de março – Teatro Oficina, Campinas (SP)
♩ 28 de março – Circo Voador, Rio de Janeiro (RJ)
♩ 29 de março – Teatro Rio Mar, Fortaleza (CE)
♩ 30 de março – Teatro Guararapes, Olinda (PE)
Capa do álbum ‘Prenda minha’, de António Zambujo e Yamandu Costa
Divulgação
É #FAKE que vídeo mostre panelaço contra Lula em 24 de fevereiro de 2025; gravação original é de 2020

Registro usado em publicações desta segunda-feira está em post de cinco anos atrás, quando o presidente era Jair Bolsonaro. É #FAKE que vídeo mostra panelaço contra Lula; conteúdo foi compartilhado em 2020
Reprodução
Circulam nas redes sociais publicações com um vídeo que supostamente teria sido gravado durante um panelaço contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (24). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que dizem as publicações falsas? Veja dois exemplos de legendas de publiações de 24 de fevereiro de 2025:
"PANELAÇO (24/02/25)- Brasileiros em diversas cidades do país se manifestam durante a fala do Lula. - O povo não aguenta mais!!!".
"Vamos ensinar à esquerda como é que se faz um panelaço de impeachment igual fizemos para a Dilma, mas agora para o Lula/Janja. #ForaLula".
🚫 O que mostra o vídeo usado na publicação? A filmagem noturna é feita de um ponto alto e exibe diversos prédios e algumas janelas com luzes acesas. É possível ouvir o barulho de um panelaço, gritos e assovios. A pessoa que filma diz: "Esquerdinha, panelaço é assim, ó".
📌 Quando apareceram as publicações enganosas? Logo após o pronunciamento de Lula veiculado em rede nacional às 20h30 de 24 de fevereiro de 2025.
📋 Lula discursou sobre o quê? Ele falou sobre o pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia e a gratuidade dos remédios do Novo Farmácia Popular.
⚠️ Por que o conteúdo que circulou depois é falso? O vídeo mencionado nas publicações falsas não é atual e pode ser encontrado em um post de 18 de março de 2020, no X. Na época, o presidente do Brasil era Jair Bolsonaro.
O dono do perfil escreveu um comentário alegando ser o próprio autor do vídeo. Na legenda, escreveu: "Ensinando à esquerda como se faz um panelaço. 😌🇧🇷".
Em um comentário no mesmo post, ele publicou um print da tela do telefone indicando que o vídeo havia sido produzindo às 21h da noite anterior (17 de março de 2020), em Jacarepaguá, no Rio.
No entanto, não há qualquer menção ao contexto daquela gravação.
Alguns comentários feitos por outros usuários já em 2020 afirmam que o vídeo mostra, na verdade, uma panelaço contra Jair Bolsonaro, então presidente do Brasil.
📝 O que aconteceu em 17 de março de 2020?
Naquele dia, o Brasil registrou mais de 300 casos Covid-19 e a a confirmação da primeira morte por coronavírus no país.
Na mesma data, em entrevista à rádio Tupi, Bolsonaro voltou a falar em "histeria" em relação à doença e criticou medidas para evitar aglomerações adotadas por governadores.
Também naquele 17 de março, o governo federal informou que faria um pedido ao Congresso Nacional para reconhecimento de estado de calamidade pública por conta da pandemia.
À noite, as cidades São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife e Brasília registraram panelaços contra o então presidente. Além de bater panelas, as pessoas gritavam "fora, Bolsonaro".
▶️ Como foi feita a checagem? Para procurar a origem do vídeo na internet, o Fato ou Fake seguiu os seguintes passos:
Primeiro, foi necessário submeter o conteúdo ao InVid, uma ferramenta que consegue fragmentar vídeos em frames (imagens estáticas).
Depois, um desses frames foi utilizado para fazer uma busca reversa no Google Lens, que permite buscar a origem da imagem.
O registro mais antigo encontrado é de 18 de março de 2020.
Veja também
É #FATO: vídeo viral mostra treinamento militar nos Estados Unidos
É #FATO: vídeo viral mostra treinamento militar nos Estados Unidos
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Refém israelense relembra cativeiro do Hamas na ONU: 'Não conseguia me mover, respirar. Estar aqui hoje é um milagre'

Noa Argamani, resgatada pelas forças de Israel em junho do ano passado, fez um apelo para que o cessar-fogo em Gaza continue. O namorado dela, levado pelos terroristas em rave, segue como refém. Noa Argamani, de vermelho
REUTERS/Brian Snyder
Uma das reféns israelenses libertada após ser sequestrada pelo Hamas falou sobre o que passou durante seu período em cativeiro no Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta terça-feira (25).
Noa Argamani, resgatada pelas forças de Israel em junho do ano passado, oito meses depois que ela e seu parceiro foram levados por terroristas da rave invadida pelo Hamas, contou que não achava que sairia viva e relembrou tudo que passou:
"Eu não conseguia me mover, não conseguia respirar. Pensei que seriam os últimos segundos da minha vida. Estar aqui com vocês hoje é um milagre".
Com a segunda fase do acordo de cessar-fogo incerta, Noa também fez um apelo pela continuação da trégua na Faixa de Gaza. O parceiro dela, Avinatan Or, ainda é refém do Hamas.
Prisioneiros palestinos não foram libertados
O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu adiou a libertação dos prisioneiros palestinos que estava prevista para este domingo (23) e disse que quer garantias de próxima entrega de reféns do grupo terrorista Hamas.
A libertação de 602 prisioneiros palestinos estava prevista para acontecer neste domingo. O acordo faz parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 19 de janeiro deste ano.
Benjamin Netanyahu em 6 de fevereiro de 2025.
Reuters/Kent Nishimura
Neste sábado (22), Israel recebeu os últimos 6 reféns vivos da primeira fase do cessar-fogo. A entrega dos israelenses pelo Hamas à Cruz Vermelha ocorreu em três momentos distintos do dia.
Os dois primeiros reféns entregues foram Tal Shoham e Avera Mengisto, em Rafah, cidade ao sul de Gaza, por volta das 5h deste sábado, no horário de Brasília.
Horas depois, Omer Shem, Eliya Cohen e Omer Wenkert foram entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha em Nuseirat, na região central de Gaza.
O último refém israelense, Hisham Al-Sayed, foi entregue à Cruz Vermelha pouco antes das 10h no horário de Brasília, informaram as Forças de Defesa de Israel (FDI).
Israel recebe últimos 6 reféns vivos previstos na primeira fase do cessar-fogo
Aos 64 anos, estudante de Engenharia Elétrica conquista estágio em RO
Sidnei Soares está no 7º período, prestes a se formar em sua primeira graduação. Estágio na melhor idade: Número de candidatos registra aumento nas empresas
Sidnei Soares acorda todos os dias mostrando que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos e vencer os desafios. Aos 64 anos, ele cursa o 7º período de Engenharia Elétrica e atualmente exerce uma função normalmente realizada por jovens: a de estagiário.
A idade é só um número, nada mais. Tudo depende de você encarar seus medos, pois os sonhos não são somente para sonhar, são para ser realizados", diz Sidnei.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Em entrevista à Rede Amazônica, exibida nesta segunda-feira (25), Sidnei contou que não conseguiu iniciar a graduação quando era mais jovem, pois as condições financeiras na época não o permitiram. Apesar disso, ele buscou estudar por conta própria e começou a trabalhar com reparos de eletrônicos.
"O que me motiva é a minha curiosidade, isso me ajudou muito no passado a seguir estudando e trabalhando na área, já faz 40 anos". comenta o estudante.
Depois de se formar, Sidnei pretende se especializar para aumentar suas chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Uma pós-graduação em mecatrônica e prestar consultorias estão entre seus planos de carreira.
"As pessoas precisam entender que elas podem aprender qualquer coisa que elas quiserem em qualquer fase da vida", conclui o o estudante.
LEIA TAMBÉM:
Ministério Público descarta crime em queda de avião que matou pai e filho em RO
Ônibus escolares colidem e deixam feridos na zona rural de Porto Velho
Granito: prefeito anuncia obras na saúde, no esporte e promete fomentar a economia e o turismo

As afirmações foram feitas em entrevista ao GR1 desta terça-feira (25). George de Sidney (PT), de 32 anos, assumiu o mandato no dia 1º de janeiro de 2025. George de Sidney, prefeito de Granito
Emerson Rocha / g1 Petrolina
O prefeito de Granito, George de Sidney (PT), falou sobre as ações para a gestão do novo mandato, de 2025 a 2028. Nesta terça-feira (25), em entrevista ao GR1, ele anunciou obras na saúde, esporte e incentivo ao turismo e à economia através da produção leiteira.
Leia também
Ouricuri: prefeito destaca propostas para a cultura, abastecimento de água, infraestrutura e educação
O prefeito começou falando sobre economia e afirmou que pretende colocar a cidade no topo, como a maior em produção de leite.
“Sou pecuarista também e lá a gente tem muitas queijeiras, a produção de leite é altíssima. E eu como prefeito tenho uma responsabilidade, que eu quero tornar Granito na região de Araripe, a número um em produção de leite. Demanda tempo, mas existe um planejamento. Eu tenho um planejamento para todos os agricultores, as queijeiras, para que Granito seja referência na região do Araripe em Pernambuco”, disse o prefeito.
Sobre o turismo, George destacou o Rio Brígida como um local importante para fomentar essa atividade no município, e disse que tem políticas públicas e programas para que Granito seja um dos pontos do turismo em Pernambuco. Já em relação ao desabastecimento de água, ele afirmou que está buscando, junto ao Governo do Estado garantir recursos para o canal de Negreiros, e, dessa forma, minimizar a falta de água no município.
Na saúde, o prefeito falou que já dispõe de recursos para a realização da reforma do Hospital Municipal Maria Senhorinha da Silva, prometida durante campanha, e em breve vai dar continuidade ao serviço. Também prometeu criar uma Policlínica no município.
Para o esporte, o gestor afirmou que uma emenda será destinada ao município, através do Governo Federal, para colocar gramado no Estádio Municipal. Além disso, prometeu criar escolinhas de futebol.
“Vou criar escolinhas é um programa que a próxima semana já estarei lançando nas escolas, vou criar escola de futebol, toda adequada com educador físico, toda uma preparação e esses jovens que mais se destacam, vou levar eles para fazer teste aqui em Petrolina, em Salgueiro, porque precisa do apoio do poder público”.
A entrevista com o prefeito George de Sidney, faz parte de uma série produzida pela TV Grande Rio, com os 23 prefeitos da nossa área de cobertura, empossados no dia 1º de janeiro deste ano.
O município de Granito, localizado no Sertão de Pernambuco, tem 6.967 habitantes, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem 13,35 habitantes por km² e uma média de 3,08 moradores por residência.
Assista a entrevista no GR1:
Prefeito George de Sidney fala dos projetos e desafios na gestão de Granito
Quem é George de Sidney
George de Sidney tem 32 anos, é casado e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem ensino superior completo, ocupação de vereador e patrimônio de R$ 542.118,28.
Vídeos: Mais assistidos do Sertão de PE
Suspeito de matar homem a facadas durante discussão é preso após tentar comprar passagem de ônibus em rodoviária
"/> Crime aconteceu em Palmeirante após uma discussão sobre uma bomba de água, segundo investigação da polícia. Já o suspeito foi preso em Guaraí. Viaturas da Polícia Civil do Tocantins
Reprodução/SSP-TO
Um jovem de 19 anos foi preso enquanto tentava comprar uma passagem de ônibus na rodoviária de Guaraí, região central do Tocantins. Ele é suspeito de matar Antônio Cardoso da Silva, 52 anos, após uma discussão na zona rural de Palmeirante. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi identificado após o sistema de emissão de passagens apontar que ele tinha um mandado de prisão em aberto.
O nome do jovem não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Colinas do Tocantins. A Polícia Rodoviária Federal foi chamada no local e deu voz de prisão ao suspeito. Ele foi levado para a 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Guaraí e depois encaminhado à Unidade Penal da cidade.
LEIA TAMBÉM
Corpo de mulher é encontrado em estrada com marcas de facadas e polícia procura por ex-marido
Motorista de caminhão vai responder por homicídio culposo no trânsito após acidente que matou motociclista
Acusado de participar de assassinato dentro de restaurante em Palmas é condenado a 12 anos de prisão
A prisão aconteceu no último sábado (22). Já o crime foi registrado no dia 12 de agosto de 2024 no assentamento Alegria, que fica na zona rural de Palmeirante.
Investigações realizadas pela equipe da delegacia de Colinas do Tocantins apontaram que o assassinato aconteceu após uma discussão entre o jovem e a vítima sobre uma bomba de água. No dia do crime, Antônio foi golpeado com uma faca e morreu no local. O jovem fugiu e era procurado pela polícia desde então.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o inquérito policial será finalizado depois que o suspeito prestar depoimento. Após a conclusão e indiciamento, o procedimento será encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.